Labrador e Golden retriever


Apesar das características físicas bastante distintas, como a extensão e a cor dos pelos, são as semelhanças entre o labrador e o golden retriever que fazem destes cães verdadeiros companheiros.

Ambos os cães possuem um comportamento extremamente dócil, sendo muito desejados por aqueles que procuram um cão de grande porte como animal de estimação. Por serem muito inteligentes e possuírem grandes habilidades, também podem ser cães de resgate e guias de pessoas com necessidades especiais.

Vale destacar que as duas raças possuem “retriever” no nome. O termo vem do inglês retrieve, que em português significa “recuperar”. Neste sentido, é fácil deduzir que são cães pensados para recuperarem algo ou alguém, principalmente se levados em consideração os períodos que as duas espécies se desenvolveram.

Labrador retrieverGolden retriever
Altura

Entre 54 e 59 centímetros.

As fêmeas são um pouco menores.

Entre 51 e 61 centímetros.

As fêmeas são um pouco menores.

Peso

Entre 27 e 40 quilos.

As fêmeas pesam um pouco menos.

Entre 27 e 37 quilos.

As fêmeas pesam um pouco menos.

Estrutura corporalCorpo robusto e ágil.Esguio e rápido.
Principal diferençaPelos curtos e brilhantes entre as cores preto, marrom chocolate e amarelo (com variações que se aproximam do branco ou do vermelho).Pelos longos, finos e sedosos em variados tons de dourado.

Características do Labrador

Acredita-se que o labrador retriever tenha surgido no Canadá no século XVI. A região em que o cão apareceu como uma raça se chama Labrador, assim ganhou o nome.

Mas apesar de terem surgido nesta região, ela não reflete sua ascendência. A raça teria sido o resultado do cruzamento entre cães originários de Portugal e das ilhas britânicas.

Considerado um cão de grande porte, um labrador macho tem um peso que varia entre 27 e 40 quilos, sendo um pouco menos para as fêmeas. Com relação à altura, podem ir de 54 a 59 centímetros. As fêmeas são menores, mas ainda assim chegam quase ao mesmo tamanho dos machos.

Labrador retriever
Dois labradores

Talvez a maior diferença entre um labrador e um golden retriever está na pelagem. O labrador tem o pelo curto, grosso e brilhante.

A pelagem pode ser de três cores: preto, marrom chocolate e amarelo, sendo esta última passível de diversas variações, quase se aproximando do branco ou do vermelho em determinados indivíduos da espécie.

Muito sociável, é um cachorro equilibrado no temperamento, o que o torna um ótimo animal de estimação, uma vez que cria laços fortes de amizade com os membros da família.

Não são considerados bons cães de proteção por terem uma agressividade muito baixa (ou quase nenhuma agressividade), mas são ótimos cães de serviço.

Isto quer dizer que estão prontos a ajudar, seja para guiar um deficiente visual ou resgatar alguém em apuros. É considerado um dos cães mais inteligentes do mundo e é amigável com qualquer pessoa, ainda que sejam estranhos.

Características do Golden retriever

Desenvolvido para ser um cão de caça, o golden retriever surgiu na Escócia por volta de 1850. Na época, era comum que os homens saíssem à caça de pássaros.

Para isso, criaram um cão com habilidades específicas para a prática a partir do cruzamento de diversas raças de cão spaniel. Isto deu origem à principal diferença entre o golden retriever e o labrador: a pelagem.

Em variados tons de dourado, os pelos de um golden retriever são finos e sedosos. No entanto, o mesmo animal conta com dois tipos de pelo para protegê-lo das variações na temperatura das estações do ano.

Os pelos na superfície são longos. Os que ficam abaixo desta camada são curtos. Isto serve para proteger o animal do frio no inverno e oferecer isolamento térmico em dias quentes de verão.

Os golden retrievers são mais altos que os labradores, mas a sua pelagem cria uma ilusão de ótica que os fazem parecer menores.

Vale citar que o labrador é mais robusto que um golden retriever, que tem um corpo mais esguio e fino. O golden retriever macho tem entre 51 e 61 centímetros de altura e o peso varia entre 27 e 37 quilos. As fêmeas são um pouco menores e mais leves.

Golden retriever
Um golden retriever

Extremamente inteligente, considerado até mesmo mais inteligente que um labrador, o golden retriever é um cão sociável e muito amável. Por isso, são considerados excelentes cães de companhia e pets. Como o labrador, cria laços fortes com os donos e são capazes de aprender muitas habilidades.

Em resumo, pode-se dizer que ambos os cães possuem diferenças morfológicas claras: pelagem, tamanho, peso e estrutura corporal.

No entanto, são as semelhanças que mais cativam quem quer um destes cães como pet: são inteligentes, dóceis, sociáveis, companheiros e muito inteligentes.

Ambos são ótimos cães de trabalho, capacitados com habilidades de resgate, olfatos apurados que podem detectar explosivos e drogas. Também são bons companheiros para pessoas que necessitam de assistência e muito amáveis quando animais de estimação, alegres e carinhosos.

Veja também a diferença entre: