Receita e despesa


A receita é referente à entrada de capital, futuro ou imediato. Já a despesa é o oposto, refere-se aos gastos operacionais de uma pessoa, empresa ou entidade pública.

Ambos são temas centrais da contabilidade. Para garantir a saúde financeira de um empreendimento, a soma das receitas deve ser sempre superior ao montante das despesas. Do contrário, o empreendimento encontra-se em déficit e tende ao endividamento.

As receitas têm como origem à venda de produtos ou serviços, enquanto as despesas são os pagamentos relativos à compra de produtos e a contratação de prestadores de serviços com o objetivo de garantir as receitas.

Receita Despesa
O que é Capital recebido através da venda de produtos e serviços. Pagamentos, compras e saídas de recursos através dos gastos para a manutenção de um empreendimento.
Exemplos

Venda de produtos
Serviços realizados
Rendimentos de investimentos
Dividendos de ações
Rendimentos fixos

Folhas de pagamentos de salários
Contratações de serviços
Impostos
Contas de consumo (água, luz, telefone, gás, etc.)
Compra de produtos
Pagamentos de empréstimos e financiamentos

Pertence aos Ativos Passivos

O que é receita?

Receita é a entrada de capital, é um dinheiro a ser recebido imediatamente ou no futuro. A receita faz parte dos ativos no balanço de contabilidade de uma empresa ou empreendimento.

No caso de uma pessoa física, a receita é o que ela tem para receber no período (salário, aposentadoria, pagamento pela venda de algum bem ou serviço, retorno de um investimento, etc.).

A receita tem um impacto positivo sobre o balanço contábil, quanto maior a receita, maior a possibilidade de lucrar. De maneira geral, o lucro representa as receitas menos as despesas.

Assim, uma grande receita possibilita que após todas as despesas ainda haja alguma sobra, podendo ser poupada ou reinvestida para gerar mais receita.

  • Receitas maiores que as despesas = Lucro (superávit)
  • Despesas maiores que as receitas = Prejuízo (déficit)

O que é despesa?

Despesa é o gasto com a compra de um bem ou produto, folhas de pagamentos, impostos, parcelas de financiamentos, cobranças por consumo, aluguel ou outras taxas que visem a manutenção ou operacionalização de um projeto.

Em outras palavras, despesa representa a saída de capital de uma pessoa ou empreendimento durante um ciclo financeiro (anual, trimestral, mensal, etc.) de um projeto já em curso.

O conceito de despesa diferencia-se do conceito de custos porque não está diretamente relacionado com a atividade-fim e não incide diretamente sobre o preço final do produto.

Para a contabilidade, enquanto a receita aumenta o ativo nos balanços, a despesa aumenta o passivo. Assim, o objetivo de todo empreendimento é reduzir as despesas para maximizar os lucros.

Veja também a diferença entre:

Atualizado em