Rottweiler alemão e americano


Pode-se dizer que a principal diferença entre um rottweiler alemão e um americano seria o tamanho, sendo o dos EUA maior e mais robusto que o original alemão, que é menor e seria menos ágil.

No entanto, a distinção entre raças de rottweiler envolve controvérsia, pois muitos acreditam que não há variações entre um cão e outro além da localização em que nascem.

Rottweiler alemãoRottweiler americano
AlturaEntre 61 e 68 centímetros para os machos; entre 52 e 62 centímetros para as fêmeas.Tem uma média de 69 centímetros, mas há registros de espécimes ainda maiores.
PesoPeso ideal de 50 quilos para os machos e 43 quilos para as fêmeas.Pode chegar a 80 quilos.
Estrutura corporalRobusto e musculoso, mas compacto. Focinho mais curto e cauda longa.Robusto e com músculos proeminentes. Focinho largo e cauda curta, resultado de mutilação, prática proibida na Alemanha e diversos países.

Rottweiler puro

A raça do cão rottweiler começou a ser aperfeiçoada no século 19, passando por grandes transformações até chegar à variante que se conhece hoje em dia.

Era pensado para ser um cão pastor ou de proteção, sendo conhecidos por suas mandíbulas ferozes, corpos musculosos, velocidade e agilidade. Isto o tornou famoso durante a 2ª Guerra Mundial, quando eram utilizados como cães policiais.

Ainda assim, são cães que criam laços muito fortes com os donos e membros da família, sendo de fácil adestramento. Mas vale citar que, como todo cão, o treinamento é fator crucial para que um animal deste porte se torne violento ou não.

No entanto, de modo geral, as características entre os espécimes da raça se baseiam na pelagem curta e negra, com leves tons de marrom avermelhado em algumas partes do corpo.

Mas a controvérsia começa aqui: as diferenças entre um rottweiler alemão são extremamente sutis se comparadas ao seu homônimo americano.

Características do rottweiler alemão

Na Alemanha, existe uma associação que atesta a pureza de um rottweiler. Chamada de Allgemeiner Deutscher Rottweiler Klub (ADRK), algo como Clube Alemão Geral do Rottweiler em português, fundado em 1921 para atestar se um cão desta raça é realmente puro.

Para garantir a pureza da raça alemã, a associação só permite o cruzamento entre rottweilers em que a árvore genealógica do canino tenha sido estudada em detalhes. Isto evitaria que as características do animal passassem por modificações com o passar de gerações. É uma forma bastante restrita de controle.

De maneira geral, as características principais de um rottweiler alemão são:

  • Altura: entre 61 e 68 centímetros para os machos; entre 52 e 62 para as fêmeas.
  • Peso: machos teriam um peso ideal de 50 quilos; fêmeas devem pesar 43 quilos.
  • Corpo: robusto e musculoso, mas compacto.

Outra característica importante dos cães alemães da raça são a cauda longa e o focinho mais curto, que se distingue da variante americana.

Um rottweiler alemão

Portanto, um rottweiler só é considerado um alemão “puro” se estiver dentro destes padrões delimitados pela ADKR. Porém, os espécimes americanos superariam o tamanho dos alemães, o que já inicia a controvérsia sobre a raça.

Características do rottweiler americano

Nos Estados Unidos, não uma associação que estude em pormenor a árvore genealógica do rottweiler no país. Por isso, não há garantias de que o cão não tenha passado por cruzamento com outras espécies.

No entanto, a maior controvérsia é a de que não existiria uma variante americana do animal, uma vez que seriam da mesma família. Mas algumas características são distintas entre os animais originados na Alemanha e aqueles nascidos na América.

Além de superar em tamanho o rottweiler alemão, chegando aos 69 centímetros de altura, o rottweiler americano também poderia atingir 80 quilos. É um peso muito acima do ideal para o padrão alemão, que não passaria de 50.

Além disso, os focinhos são mais largos e as caudas curtas, que, no entanto, seriam resultado de mutilação - proibida na Alemanha e em diversos países europeus.

Há quem diga que o porte maior do espécime americano se dá através da seleção artificial dos criadores. Isto porque escolheriam os maiores exemplares da espécie para se reproduzirem entre si, o que daria origem a animais quase com o dobro do porte do homônimo alemão.

Um rottweiler americano

De maneira geral, um rottweiler americano teria as seguintes características:

  • Altura: maior que o alemão, que não ultrapassaria os 68 centímetros. A média de altura para um rottweiler americano é 69 centímetros, podendo ser ainda maior.
  • Peso: os rottweilers americanos podem chegar a 80 quilos, ou seja, 30 a mais que o espécime alemão.
  • Corpo: robusto e com músculos proeminentes.

Existem mesmo duas raças de rottweiler?

Muitos especialistas alegam que a única diferença entre um rottweiler alemão e um americano é o local de nascimento. No entanto, na Alemanha, há a ADKR que estuda cuidadosamente a árvore genealógica da espécie, evitando variação nas gerações.

Como nos Estados Unidos não é feito um controle parecido, pode ter havido cruzamento entre espécimes distintos para chegar ao rottweiler que se tem no continente americano hoje em dia. Logo, com exceção do tamanho, peso e o porte do corpo, é difícil concluir que existem duas espécies distintas de rottweiler.

Talvez, as diferenças tenham base na forma de criação destes animais, uma vez que os cães americanos podem participar de competições e precisam estar mais preparados para tais eventos. Por isso, podem ser mais ágeis e agressivos.

Porém, a variante alemã, apesar de ser muito independente e dócil, conta com um instinto protetor que pode torná-lo agressivo se necessário. Logo, o treinamento e a seleção de cães para a reprodução pode ter sido o fator mais importante para as diferenças sutis que vemos entre o rottweiler alemão e o americano.

Veja também a diferença entre: