Animais silvestres e animais domésticos


Os animais silvestres são os animais selvagens, aqueles encontrados na natureza, sem a influência ou sem o hábito do convívio com os seres humanos. Já os animais domésticos são aqueles que, ao longo da história, foram condicionados e acostumados a viver entre os seres humanos.

Animais silvestres Animais domésticos
Significado Animais selvagens, criados na natureza, sem intervenção e não habituados ao convívio humano. Animais habituados ao convívio humano, seja como animais de estimação, seja como criação para o consumo.
Características Vivem toda a sua vida na natureza, comportamento hostil ou arisco, alimentação diversa de acordo com sua caça ou coleta, dificuldades de reprodução em cativeiro. Habituados à criação assistida pelo ser humano, comportamento dócil, capazes de uma alimentação única, dificuldade ou impossibilidade de viver na natureza.
Exemplos Araras, capivaras, jacarés, leões, focas, elefantes, onças, etc. Cães, gatos, hamsters, cavalos, galinhas, porcos, bois, vacas, ovelhas, cabras, bodes, etc.
Legislação

Lei de Crimes Ambientais - Lei 9605/98

Decreto 6514/08

Lei de Crimes Ambientais - Lei 9605/98

Animais de estimação e de companhia também são abrigados pelo direito de propriedade (Constituição Federal - Art. 5º, XXII e Art. 170, II)

Impedir o dono e seu animal de circular livremente, desde que em respeito às regras, é considerado constrangimento ilegal (Art. 146 do Decreto-lei Nº 2.848/40)

O que são animais silvestres?

Os animais silvestres ou animais selvagens são considerados todos aqueles que vivem naturalmente em liberdade, sem o convívio com os seres humanos.

Esses animais podem oferecer riscos às pessoas e/ou podem sofrer danos causados por sua manutenção em criações, ou cativeiros.

Uma pequena lista de animais silvestres brasileiros:

  • Aves: arara, papagaio, tucano, canário, gavião, etc.
  • Mamíferos: mico, macaco, sagui, onça, anta, capivara, furão, etc.
  • Répteis: jacaré, cobra, iguana, tartaruga, jabuti, cágado, lagarto, etc.
  • Outros animais: peixes, insetos, aracnídeos, etc.

A Lei de Crimes Ambientais - Lei 9605/98 adverte:

Dos Crimes contra a Fauna

Art. 29. Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida:

Pena - detenção de seis meses a um ano, e multa.

Assim, esses animais não podem ser criados em cativeiro ou residências, exceto sob autorização da autoridade competente.

No Brasil, o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) é o órgão responsável pela fiscalização e autorização sobre a comercialização ou criação de animais silvestres.

caçamba de pick-up cheia de jabutis apreendidos
O tráfico de animais silvestres coloca em risco diversas espécies

O tráfico de animais coloca em risco a integridade de muitas espécies, algumas em risco de extinção. As pessoas que têm interesse em possuir um animal silvestre deve procurar locais licenciados pelo IBAMA.

O que são os animais domésticos?

Os animais domésticos são as espécies que passaram por um processo histórico e tornaram-se habituadas ao convívio e interação com os seres humanos.

A convivência entre humanos e animais é datada da pré-história. Desde então, diversas espécies foram amansadas, docilizadas e domesticadas. Algumas cumprindo uma função alimentar através de sua criação, outras como animais de companhia.

cão e gato deitados juntos
Animais domésticos estão habituados à interação com os seres humanos

Lista com alguns exemplos de animais domésticos:

  • De companhia - cães, gatos, cavalos, galinhas, etc.
  • Para alimentação - aves, suínos, bovinos, ovinos, caprinos, etc.

Veja também a diferença entre:

Atualizado em