Asno, jumento, jegue, burro, mula e bardoto


Asno é o nome popular do burro e do jumento, enquanto jegue é outro nome para o mesmo animal. O jumento faz parte da espécie asinina.

O burro e a mula são espécimes muares, resultado do cruzamento entre equinos (égua) e asininos (jumento). O bardoto é originado pela reprodução entre um cavalo (equino) e uma jumenta (asinino).

AnimalDefinição
AsnoNome popular para o burro e o jumento.
Jumento / JumentaPertence à família dos asininos, parte do gênero dos Equídeos (assim como o cavalo e a égua, que pertencem à família dos equinos).
Jegue

Nome popular para o jumento.

BurroResultado do cruzamento entre uma égua e um jumento.
MulaResultado do cruzamento entre uma égua e um jumento.
BardotoResultado do cruzamento entre um cavalo e uma jumenta.

Com exceção do jumento, todos estes são animais híbridos, resultado do cruzamento entre um equino e um asinino. Estas crias são estéreis, pois o número de cromossomos em equinos é maior do que em jumentos e jumentas.

Enquanto um equino possui 64 cromossomos, o asinino tem 62. O resultado deste cruzamento gera animais com 63 cromossomos. A parte biológica responsável pela reprodução em espécimes com números de cromossomos ímpares não funciona como deveria e, por isso, são animais que não se reproduzem.

Características

Antes das características dos asininos (jumento, jumenta) e dos muares (burro, mula, bardoto), é importante citar os equinos (cavalo, égua).

Estes são animais de médio e grande porte, sendo o cavalo e a zebra os maiores exemplos da espécie. Possuem pescoços longos cobertos por uma crina. A pelagem é curta e a cauda é comprida e fina, geralmente terminada em um tufo de fios soltos.

Os asininos são de pequeno e médio porte. A pelagem é acinzentada ou amarronzada e as orelhas são compridas. O pescoço dos asininos são grossos, as patas são finas e apresentam boa velocidade de locomoção.

Um jumento solitário
Jumento ou jumenta

Os muares são de pequeno porte, com patas mais finas e pelagem acinzentada, com uma "cruz" desenhada na base da crina. No entanto, estes animais se diferenciam das suas espécies de origem (equinos e asininos) por serem dóceis e pela sua inteligência, adaptabilidade e resistência.

São animais utilizados para diversas finalidades. No Brasil Colônia, por exemplo, os muares moviam engenhos e transportavam suplementos, o que ainda fazem hoje em diversas regiões do mundo, sendo muito importantes em áreas rurais.

Um burro no curral
Um burro ou mula é o resultado do cruzamento entre uma égua e um jumento

Apesar das diferenças e de pertencerem a espécies distintas, tanto os equinos quanto os asininos são animais da família Equidae, sendo parte do gênero dos Equídeos (Equus). Os muares, por sua vez, são muitas vezes considerados o fim da linha biológica dos equídeos devido à sua esterilidade.

Veja também as diferenças entre: