Crocodilo e jacaré


As diferenças entre crocodilo e jacaré vão muito além das características físicas, pois são répteis que pertencem a famílias distintas.

Enquanto os crocodilos são da família Crocodylidae, os jacarés são parte da família Alligatoridae. Ambas pertencem à ordem Crocodylia.

CrocodiloJacaré
OrdemCrocodyliaCrocodylia
FamíliaCrocodylidaeAlligatoridae

Onde são encontrados

Predominantes na África, América Central, Índia, sudeste asiático e norte da Austrália.São comuns nas três Américas, mas predominantes no sul. Também são encontrados no leste da China.
TamanhoDepende da espécie, mas varia de 2 a 7 metros de cumprimento.Varia de 1,5 a 4,5 metros, dependendo da espécie.
PesoDiferente de uma espécie para outra, mas de maneira geral o peso varia entre 40 quilos e 1 tonelada.Difere de uma espécie para outra, mas de maneira geral pesam entre 35 e 230 quilos.
Principais característicasOs cascos dos crocodilos são extremamente duros e resistentes. Além disso, o dente inferior canino fica exposto para fora da boca fechada, sendo que os 80 dentes colaboram para uma das mordidas mais poderosas da Terra.Cabeças curtas e largas, quarto dente inferior, de ambos os lados boca, são recolhidos para buracos na mandíbula superior. Contam com membrana natatória entre os dedos das patas traseiras.
Exemplos
  • Crocodilo-de-água-salgada;
  • Crocodilo-americano;
  • Crocodilo-do-nilo;
  • Crocodilo-cubano;
  • Crocodilo-persa.
  • Jacaré-açu;
  • Jacaré-da-china;
  • Jacaré-americano;
  • Jacaré-de-papo amarelo;
  • Jacaré-do-pantanal.

Estes animais são semelhantes fisicamente, mas contam com diferenças que auxiliam na identificação.

O jacaré tem a cabeça mais curta e larga do que os crocodilos, se distinguindo também pelo quarto dente inferior de ambos os lados, que nos crocodilos ficam visíveis para fora da boca. Nos jacarés, esse dente se encaixa em um furo presente na mandíbula superior.

Juntamente com as aves, os membros da família Crocodylia são considerados os parentes mais próximos dos dinossauros e os primeiros animais surgiram há aproximadamente 80 milhões de anos.

Características do crocodilo

Os crocodilos pertencem à família dos Crocodylidae e são encontrados em quase todos os continentes. São equipados pela evolução com uma das mandíbulas mais poderosas da Terra, contendo 80 dentes e uma força que pode passar de 1 tonelada.

Ainda sobre a dentição, uma das características distintas entre crocodilos e jacarés é que, no primeiro, o quarto dente canino fica exposto para fora da boca, enquanto no segundo esse dente é recolhido para dentro de um buraco na parte superior.

Estes répteis podem variar de tamanho, medindo entre 2 e 7 metros, dependendo da espécie. O peso de um crocodilo também difere em cada espécie. Entre todas, podem pesar entre 40 quilos e 1 tonelada.

Os crocodilos são predominantes na África, América Central, Índia, sudeste asiático e norte da Austrália e se encontram no topo da cadeia alimentar. Isto quer dizer que não possuem predadores naturais, sendo os humanos o principal fator para a diminuição do número de espécimes.

Isto porque são animais apreciados desde a antiguidade. A pele era utilizada para diversos fins, bem como a carne e os ovos, que  eram e ainda são usados na culinária em algumas regiões.

O termo “crocodilo” vem da junção em grego das palavras kroké e drilos, que significam pedra e verme, respectivamente. Os gregos passaram a chamar estes animais assim depois de os observarem tomando sol imóveis sobre bancos de areia.

Exemplos de crocodilos

Crocodilo-de-água-salgada
Crocodilo-de-água-salgada
Crocodilo-americano (Foto: Tomás Castelazo / Wikimedia)
Crocodilo-americano (Foto: Tomás Castelazo / Wikimedia)
Crocodilo-do-nilo (Foto: Bernard Gagnon / Wikimedia)
Crocodilo-do-nilo (Foto: Bernard Gagnon / Wikimedia)

Características do jacaré

Os jacarés são parte da família Alligatoridae e são parecidos com os crocodilos, com exceção da cabeça mais curta e larga, membrana natatória entre os dedos das patas traseiras e o quarto dente canino da mandíbula inferior, que se encaixa em um furo na mandíbula superior.

No entanto, os jacarés se alimentam também de plantas e frutas, além de carne e peixe. Esta é outra diferença entre estes répteis e os crocodilos, que têm uma dieta inteiramente carnívora.

De acordo com a espécie do jacaré, estes répteis podem medir entre 1,5 e 4,5 metros. Porém, vale citar, já foram encontrados jacarés no Brasil que chegavam aos 5,5 metros de comprimento.

Os jacarés também variam no peso dependendo da espécie, indo de 35 a 230 quilos. Já foram encontrados, entretanto, exemplares de jacaré-açu com meia tonelada.

Estes animais são comuns nas Américas, predominantemente no sul, onde ganharam o nome, que vem do tupi îakaré, que significa “aquele que olha de lado”. Entretanto, também são encontrados no leste da China.

O jacaré também é conhecido como aligátor, palavra derivada do termo em inglês alligator (que pode ter surgido da anglicanização do espanhol el lagarto). Também é chamado de caimão, termo originado da língua dos tainos, um povo pré-colombiano que viveu em várias ilhas do Caribe.

Exemplos de jacarés

Jacaré-açu
Jacaré-açu (Foto: Mateus Simões / Wikimedia)
Jacaré-da-china
Jacaré-da-china (Foto: J. Patrick Fischer / Wikimedia)
Jacaré-americano (Foto: Fritz Geller-Grimm / Wikimedia)
Jacaré-americano (Foto: Fritz Geller-Grimm / Wikimedia)

Veja também a diferença entre: