Raça e Etnia


Juliana Bezerra
Revisão por Juliana Bezerra • Professora de História
Escrito por Emerson Machado

A diferença entre raça e etnia é que “etnia” determina as características de um grupo por seus aspectos socioculturais. Já a “raça” seria definida por critérios físicos ou biológicos para diferenciar os indivíduos.

Neste sentido, a raça se referiria às características físicas de uma pessoa, como estrutura óssea, cor da pele, do cabelo ou dos olhos. Enquanto isso, a etnia refere-se à fatores sociais e culturais, como tradições e linguagem.

Apesar de o termo raça ser utilizado no senso comum, é incorreto afirmar que a espécie humana possui diferentes raças, uma vez que o DNA entre pessoas com diferentes características físicas varia em menos de 0,1%. Para a Ciência, isto não justifica a criação de subespécies ou subcategorias de seres humanos.

RaçaEtnia
FatorBiológico.Sociológico.
DefiniçãoO termo raça refere-se à divisão de seres vivos em grupos de acordo com suas características físicas. Apesar do uso popular referindo-se a seres humanos, é incorreto afirmar que existem diferentes raças humanas.Um grupo étnico é um grupo cujos membros se identificam com base em seus aspectos culturais, como seus costumes ou suas tradições artísticas.
Divisão

A raça seria definida por meio das características biológicas ou genéticas em comum, mas é aplicado a animais, como cães e gatos.

A etnia diz respeito aos traços culturais ou história compartilhada entre determinado grupo. Alguns grupos étnicos também compartilham traços linguísticos ou religiosos.

GenealogiaApesar de diferenças fenotípicas (na aparência física), a genética entre um ser humano e outro difere em apenas 0,1%.

A etnia é definida em termos de genealogia, costumes e tradições compartilhadas, seja real ou afirmada.

Fatores de distinçãoAs raças seriam distinguidas pelas características fenotípicas, como cor da pele, do cabelo e dos olhos. Mas há contradição, pois o termo também é utilizado, erroneamente, muitas vezes para distinguir diferenças culturais.A distinção de grupos étnicos é feito pelas características sociais e culturais de determinado grupo. Estas características podem variar entre períodos de tempo.
ClassificaçãoExiste apenas a raça humana.Há vários tipos de etnia. Alguns exemplos são brancos, negros, indígenas (que são classificados também em etnias menores), etc.
ExemploAté que uma raça alienígena superior seja encontrada, a raça humana apresenta a maior inteligência em todo o Universo.Kauê cresceu em uma comunidade indígena e fala guarani. Ele é de etnia guarani.

O que é raça?

A raça é uma categoria de seres vivos com características em comum, ou seja, são da mesma espécie. No entanto, é popularmente utilizada a palavra “raça” para se referir grupos étnicos distintos, como brancos, negros e asiáticos e até mesmo povos de religiões e cultura própria.

Porém, tendo em consideração a genética dos seres humanos e o consenso científico de que só existe a raça humana, é incorreto afirmar que uma pessoa branca e uma negra, por exemplo, seriam de raças diferentes. Isto porque fatores genéticos quase não diferem entre um indivíduo e outro.

Em vários momentos da história e erroneamente nos dias atuais, o termo “raça” é utilizado para distinguir um grupo de pessoas que teria características físicas em comum, ou seja, seriam semelhantes e, por isso, da mesma “raça”. Estas características envolveriam a cor da pele, dos olhos, o tipo de cabelo, etc.

Mas a aparência de uma pessoa não a define como sendo de uma raça diferente, pois estudos genéticos mostram o contrário. Por exemplo, a cor da pele de um indivíduo pode mudar drasticamente em apenas 100 gerações (cerca de 2.500 anos) como resultado de influências ambientais.

Desta maneira, o consenso é de que a raça humana deveria ser classificada apenas por etnias, uma vez que, neste caso, fatores sociológicos são considerados mais relevantes que fatores genéticos. Ainda que indivíduos apresentem diferenças fenotípicas (na aparência física).

Logo, o conceito de raça na biologia não é aplicado a seres humanos, somente a animais, como cães e gatos.

O que é etnia?

A palavra etnia vem do grego ethnos, que deriva da palavra ethos, que significa costume. Ou seja, representa uma população que possui uma origem em comum, as mesmas tradições, língua, cultura, religião. Neste sentido, pessoas que compõem um grupo sociologicamente homogêneo.

Assim sendo, a palavra etnia não é considerada um sinônimo de raça, uma vez que esta última seria definida por diferenças genéticas.

Vale relembrar que os seres humanos são pertencentes a uma única raça, a humana. Entretanto, fatores socioculturais são considerados relevantes e, por isso, etnia é o termo correto para identificar diferentes grupos de pessoas.

Apesar de não ser consenso na comunidade científica, as diferenças fenotípicas (na aparência física) também seriam consideradas fatores étnicos.

Desta forma, pode-se citar como exemplo descendentes de japoneses nascidos no Brasil, que podem ter olhos puxados e cabelos pretos. Estes podem se considerar do grupo étnico japonês enquanto se desenvolvem socialmente. No entanto, etnia engloba principalmente costumes, tradições, religião, entre outros fatores.

Raça x Etnia

O conceito de raças diferentes de seres humanos foi abortado pela comunidade científica na segunda metade do século XX, pois fatores genéticos não seriam relevantes para a diversificação da raça humana em subcategorias. Por isso, o termo reforça o preconceito e o racismo.

O racismo é a crença de que há “raças humanas”, mesmo que isto não seja aceito cientificamente. Isto leva a ideia de que existiriam raças de seres humanos superiores a outras. Apesar de a “raça” ser ligada a fatores biológicos, muitas vezes o termo é usado para designar grupos de culturas diferentes, o que gera contradição.

Portanto, reafirma-se, etnia é o termo correto para identificar grupos de seres humanos com diferentes características socioculturais ou até mesmo físicas. A palavra “raça” deve ser usada apenas em seu conceito biológico, que se aplica a subgrupos de uma espécie.

Como a raça humana não possui subgrupos, não existem raças de seres humanos.

Veja também a diferença entre:

Juliana Bezerra
Revisão por Juliana Bezerra
Bacharelada e Licenciada em História, pela PUC-RJ. Especialista em Relações Internacionais, pelo Unilasalle-RJ. Mestre em História da América Latina e União Europeia pela Universidade de Alcalá, Espanha.