Raça e Etnia


Pedro Menezes
Pedro Menezes
Professor de Filosofia, Mestre em Ciências da Educação

"Etnia" determina as características de um grupo por seus aspectos socioculturais, principalmente ligado a um território (um lugar).

Já a “raça” é um conceito mais complexo. Definido inicialmente por critérios físicos ou biológicos para diferenciar os indivíduos, foi ressignificado por movimentos sociais para explicitar as desigualdades (raciais) existentes na sociedade.

O conceito de raça surgiu para explicar as características físicas de uma pessoa, como estrutura óssea, cor da pele, do cabelo ou dos olhos e sua relação com características psicológicas, intelectuais e morais. Com o avanço das ciências, essa definição foi abandonada por falta de evidências que sustentassem essa categorização.

Entretanto, as ciências sociais e, sobretudo, os movimentos raciais, reivindicam a raça como uma categoria baseada na história e em uma ancestralidade comum.

Enquanto isso, a etnia refere-se a fatores sociais e culturais, como tradições e linguagem em sua relação com um território específico.

Raça Etnia
Fator Sociológico (o fator biológico foi abandonado). Sociológico.
Definição O termo raça refere-se à divisão de grupos sociais construídos historicamente, baseados em sua ancestralidade comum e em sua organização na sociedade. Um grupo étnico é um grupo cujos membros se identificam com base em seus aspectos culturais, como seus costumes ou suas tradições artísticas, em geral, ligadas a um território.
Divisão

A raça é baseada em uma distinção racial existente na sociedade. Para os estudos nessa vertente, negar a existência da raça seria negar a desigualdade racial.

A etnia diz respeito aos traços culturais ou história compartilhada entre determinado grupo. Alguns grupos étnicos também compartilham traços linguísticos ou religiosos.

Genealogia A raça é definida por uma ancestralidade comum, a divisão de um passado histórico e o lugar ocupado na sociedade.

A etnia é definida como genealogia, costumes e tradições compartilhadas, seja real ou afirmada.

Fatores de distinção As raças seriam distinguidas pelas características fenotípicas, como cor da pele, do cabelo e dos olhos. Também pela etnia e o pertencimento a um grupo social. A distinção de grupos étnicos é feito pelas características sociais e culturais de determinado grupo e seu território original.
Classificação Negros, brancos, latinos, etc. Há vários tipos de etnia. Alguns exemplos são bantos, zulus, curdos, aborígenes, bascos, guaranis, bérberes, etc.
Exemplo O apartheid foi um sistema de segregação racial, que justificou a dominação dos brancos sobre os negros na África do Sul, de 1948 a 1994. Kauê cresceu em uma comunidade indígena e fala guarani. Ele é de etnia guarani.

O que é raça?

No início do século XX, algumas correntes científicas buscaram definir características psicológicas, cognitivas e morais para distinguir os indivíduos em função de seu fenótipo. A raça branca era compreendida como um padrão superior às demais. A ciência eugenista buscava um aprimoramento racial, compreendido como o branqueamento da espécie.

Entretanto, não houve comprovação científica desses estudos e o conceito de raça foi abandonado pelas ciências biológicas.

No entanto, os movimentos que reivindicavam a igualdade de direitos ressignificaram o uso da raça como conceito sociológico (e não biológico).

A função do conceito é expor as desigualdades, as discriminações, as segregações e as violências sofridas por grupos sociais em função de suas características físicas e posição social.

O que é etnia?

A palavra etnia vem do grego ethnos, que significa povo ou nação e deriva da palavra ethos, que significa costume.

Ou seja, representa uma população que possui uma origem em comum, pertencentes a um mesmo território, compartilhando as mesmas tradições, língua, cultura, religião. Neste sentido, pessoas que compõem um grupo sociologicamente homogêneo.

Assim sendo, a palavra etnia não é considerada um sinônimo de raça, mas, por sua proximidade, pode ser utilizada com segurança por não possuir relação com uma diferenciação biológica.

Apesar de não ser consenso na comunidade científica, as diferenças fenotípicas (na aparência física) também seriam consideradas fatores étnicos.

Raça x Etnia

A utilização do termo “raça” não é consensual. Alguns autores preferem o uso do termo “etnia” e consideram o termo “raça” como uma base para o racismo e a manutenção da ideia de uma distinção biológica.

Por outro lado, autores e autoras que utilizam “raça” reforçam a ideia de que essa categoria engloba também indivíduos de diferentes etnias, que possam ocupar o mesmo grupo social.

Por exemplo, no Brasil, com o apagamento da história negra, a maioria das pessoas negras não sabe suas origens étnicas. Poucos têm acesso a informações anteriores à diáspora africana e o tráfico de escravos durante a colonização.

Assim, indivíduos de diferentes etnias podem compartilhar um passado comum e uma mesma ancestralidade, agregados em um mesmo grupo social e identificados por sua raça.

O conceito de raças diferentes de seres humanos foi abortado pela comunidade científica na segunda metade do século XX, pois fatores genéticos não seriam relevantes para a diversificação da raça humana em subcategorias. Por isso, o termo reforça o preconceito e o racismo.

O racismo seria a crença de que há sub-raças humanas, mesmo sem comprovação científica. Isto leva à ideia de que existiriam raças de seres humanos superiores a outras.

Portanto, etnia é um termo largamente aceito para identificar grupos de seres humanos com diferentes características socioculturais ou até mesmo físicas. Enquanto “raça” é utilizado a partir de um posicionamento crítico frente às desigualdades raciais existentes na sociedade.

Veja também a diferença entre:

Pedro Menezes
Pedro Menezes
Licenciado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Mestre em Ciências da Educação pela Universidade do Porto (FPCEUP).