Raça e Etnia


A diferença entre raça e etnia é que etnia determina as caraterísticas de um grupo por seus aspectos culturais. Já a raça usa critérios biológicos para diferenciar os indivíduos.

Sendo assim, a raça irá se referir às características físicas de uma pessoa, como estrutura óssea, pele, cabelo ou cor dos olhos. Enquanto isso, a etnia refere-se à fatores culturais, como a cultura regional, tradições e linguagem.

Apesar do termo raça ser usado no senso comum, a espécie humana não possui subespécies ou subcategorias, e portanto não é correto afirmar que existam diferentes raças humanas.

RaçaEtnia
FatorBiológico.Sociológico.
DefiniçãoO termo raça refere-se à divisão de pessoas em grupos de acordo com suas características físicas. Apesar do uso popular, é incorreto afirmar que existem diferentes raças humanas.Um grupo étnico é um grupo cujos membros se identificam com base em seus aspectos culturais, como seus costumes ou suas tradições artísticas.
Divisão

A raça é definida por meio das características biológicas ou genéticas em comum, sejam reais ou afirmadas.

A etnia diz respeito aos traços culturais ou história compartilhada entre determinado grupo. Alguns grupos étnicos também compartilham traços linguísticos ou religiosos.

GenealogiaAs categorias raciais resultam de uma genealogia em comum devido ao isolamento geográfico. No mundo moderno, este isolamento já não existe de forma acentuada e os grupos raciais se misturaram.

A etnia é definida em termos de genealogia, costumes e tradições compartilhadas, seja real ou afirmada.

Fatores de distinçãoAs raças são distinguidas pelas características biológicas, como cor da pele, cabelo, cor dos olhos.A distinção de grupos étnicos é feito pelas características sociológicas de determinado grupo. Essas características podem variar entre períodos de tempo.
ClassificaçãoUma pessoa pode ter apenas uma raça.Uma pessoa pode ter mais de uma etnia.
ExemploJoão tem pele negra, então é considerado da raça negra.Kauê cresceu em uma comunidade indígena e fala tupi. Ele tem etnia indígena.

O que é etnia?

Etnia é o estado de pertencer a um grupo social que tem uma tradição histórica ou cultural comum.

Grupos étnicos podem ser interpretados de forma ampla ou restrita. Por exemplo, eles podem ser tão amplos quanto "Indígenas" ou específico quanto "Guaranis".

O que é raça?

Uma raça é um grupo de pessoas com tem características físicas em comum, como a cor da pele, tipo de cabelo e cor dos olhos. Embora existam milhares de etnias, o número de raças é muito menor.

Porém, embora os humanos sejam às vezes divididos em raças, a variação morfológica não é indicativa de grandes diferenças no DNA.

Por exemplo, estudos genéticos mostram que a cor da pele pode mudar drasticamente em apenas 100 gerações, cerca de 2.500 anos, como resultado de influências ambientais. Além disso, o DNA de dois seres humanos escolhidos aleatoriamente geralmente varia em menos de 0,1%.

Isso leva alguns cientistas a descrever todos os seres humanos como pertencentes à mesma raça - a raça humana.

Multirracial e Multicultural

Na maioria dos casos, a raça é unitária, ou seja, uma pessoa pertence a somente uma raça. Porém, ela pode reivindicar a filiação étnica em vários grupos.

Por exemplo, uma pessoa pode se identificar etnicamente como indígena e brasileira, afro-descendente e americana, caso ela compartilhe dos mesmos costumes de ambos os grupos étnicos.

Exemplo de raça e etnia

A raça caucasiana tem como características físicas a "pele e olhos claros, nariz estreito e lábios finos. Seus cabelos geralmente são retos ou ondulados". Então, um pessoa cuja aparência corresponde a essas características é considerada caucasiana.

Os caucasianos são encontrados em muitos países ao redor do mundo. Assim, enquanto uma pessoa caucasiana no Brasil pode compartilhar certas características raciais com uma pessoa caucasiana da França, as duas pessoas têm origens étnicas diferentes, pois vêm de costumes e tradições distintas.

Eles provavelmente falam línguas diferentes, têm tradições diferentes e podem até ter crenças religiosas distintas, influenciadas por suas culturas locais.

Veja também a diferença entre: