Nissei e sansei


Emerson Machado
Emerson Machado
Jornalista

Para entender as diferenças entre nissei e sansei, é preciso saber a origem destas palavras. Em japonês, sei significa “geração”, enquanto os vocábulos que incorporam o sufixo indicam o número de gerações passadas.

Como exemplo, podemos citar os primeiros japoneses que emigraram para o Brasil. Neste sentido, esses emigrantes foram chamados de issei.

Logo, issei é a primeira geração de emigrantes japoneses. A seguir vem a nissei, que significa segunda geração. Fica fácil deduzir que sansei seria a terceira.

TermoSignificado
SeiGeração
NikkeiImigrantes japoneses
IsseiPrimeira geração de imigrantes japoneses
NisseiSegunda geração (filhos dos isseis)
SanseiTerceira geração (netos de japoneses)
YonseiQuarta geração (bisnetos de japoneses)
GosseiQuinta geração (trinetos de japoneses)
RokusseiSexta geração (tetranetos de japoneses)
ShichisseiSétima geração (pentanetos de japoneses)

O que é nissei?

Em japonês, a palavra é usada para indicar os filhos de japoneses que nasceram fora do Japão. Ou seja, a segunda geração. O prefixo “ni” indica os filhos da primeira.

No caso, os primeiros japoneses (issei) que se instalaram no Brasil e em outros países, e tiveram filhos, deram origem à segunda geração. Ou seja, aos nisseis.

Nikkei: palavra semelhante, mas utilizada para indicar qualquer imigrante japonês.

O que é sansei?

O sansei é um filho da segunda geração de japoneses que migraram para outros países. Ou seja, a terceira geração após a primeira ter se mudado para um Estado estrangeiro. O numeral é destacado pelo prefixo "san".

Família de imigrantes japoneses

Gerações de imigrantes japoneses

Apesar de muitos generalizarem, os termos são utilizados porque há diferenças que podem ser marcantes de uma geração de japoneses para outra.

A vivência no exterior é um fator que pode influenciar a cultura japonesa aprendida pelos descendentes, que pode adquirir traços da cultura local.

Entretanto, estas são apenas duas determinações das gerações de emigrantes japoneses. Além de issei, nissei e sansei, há outros termos para diferenciar as gerações japonesas. Alguns deles são: yonsei (bisnetos de japoneses), gossei (trinetos), rokussei (tetranetos), shichissei (pentanetos) e assim por diante.

Veja também a diferença entre:

Emerson Machado
Emerson Machado
Escritor e jornalista, muito ligado a literatura e artes em geral. Trabalha com textos informativos e criativos desde que se lembra, tendo publicado seis livros e diversas reportagens, com direito a prêmios e tudo. É apaixonado por ciência e tecnologia e já escreveu para revistas, assessoria, jornal impresso e online. Vive no Porto, Portugal.