Genótipo e Fenótipo


O genótipo é o código genético das células de um organismo, são as instruções que influenciam as características de um indivíduo, como a cor dos olhos ou do cabelo. Já o fenótipo é o traço que nós podemos ver expresso nas pessoas, na forma de característica física ou comportamento.

O fenótipo depende do genótipo, mas também pode ser influenciado por fatores ambientais.

GenótipoFenótipo
DefiniçãoA composição genética de um indivíduo. Refere-se à informação contida nos dois alelos na célula.Expressão detectável do genótipo. Um traço expresso e observável, como por exemplo, a cor de cabelo.
Depende deA informação hereditária que foi dada a um indivíduo por seus pais.Do genótipo e a influência do meio ambiente.
HerançaHerdado parcialmente pelos filhos, quando um dos dois alelos é transmitido durante a reprodução.Não pode ser herdado.
ContémToda a informação hereditária de um indivíduo, mesmo que esses genes não sejam expressos.Apenas genes expressos.
Observador porTestes biológicos.Observação por meio dos sentidos, como visão ou tato.
ExemplosDNA, suscetibilidade à doenças.Cor do cabelo, cor dos olhos, peso, a capacidade de dobrar a língua.

Conceito de genótipo e fenótipo

Genótipo refere-se à composição genética de uma célula. Para cada característica individual, como forma do cabelo ou cor dos olhos, uma célula contém instruções sobre dois alelos, que são formas alternativas do gene obtidos da mãe e do pai. O genótipo de um indivíduo se refere à combinação desses dois alelos e pode ser homozigoto (onde os alelos são iguais) ou heterozigotos (quando os alelos são diferentes).

Já o fenótipo refere-se a um traço que pode ser observado, na forma de características físicas ou comportamento.

Identificação do genótipo e fenótipo

O genótipo pode ser determinado através da genotipagem, o uso de um ensaio biológico para descobrir quais genes estão em cada alelo.

O fenótipo pode ser determinado pela observação do indivíduo.

Informação Incluída

O genótipo de um indivíduo inclui suas informações hereditárias completas, mesmo que não sejam expressas no fenótipo. Esta informação é determinada pelos genes transmitidos pelos pais durante a concepção.

O fenótipo de um indivíduo inclui apenas os genes expressos. Por exemplo, se um indivíduo tem um alelo de “cabelo castanho” e um alelo de “cabelo loiro”, mas ele nasceu com cabelo castanho, o fenótipo inclui apenas o gene expresso "cabelo castanho".

O fenótipo de um indivíduo pode mudar durante sua vida útil, dependendo de quais genes são expressos e como o ambiente os afeta. Por exemplo, uma criança pequena com olhos verdes pode ficar com os olhos azuis depois de um tempo. 

Herança genética

O caminho hereditário normal seria o que os genomas são passados de geração em geração sem serem influenciados ou alterados pelo ambiente. Um organismo sexualmente reprodutor recebe dois alelos na concepção, compondo seu genótipo. Quando ele se reproduz, passa uma cópia idêntica de um desses alelos para seus descendentes.

No entanto, como os fenótipos são influenciados por fatores ambientais, eles não são diretamente herdados. Eles só são encontrados na próxima geração se a combinação certa de genótipo e de fatores ambientais ocorrer novamente.

E da mesma forma que muitos genótipos diferentes podem produzir o mesmo fenótipo, muitos fenótipos diferentes podem surgir do mesmo genótipo. Assim, embora gêmeos idênticos tenham o mesmo genótipo, eles podem ter diferentes fenótipos.

Fenotipo e meio ambiente