Ascendente e descendente


Emerson Machado
Emerson Machado
Jornalista

Os ascendentes são os nossos antepassados, enquanto os descendentes são os nossos sucessores. São palavras antônimas. Possuem significado contrário uma da outra. Ascendente e descendente são palavras utilizadas ao serem referidos graus de genealogia, mas também podem ser encontradas na arquitetura e na matemática.

AscendentesDescendentes
DefiniçãoUma progressão para cima, aumento, crescimento, que se eleva.Uma progressão para baixo, aqueles que descendem de uma família ou indivíduo.
UtilizaçãoUtilizada para se referir à linhagem de uma pessoa da qual descende. Também pode fazer referência ao signo da constelação contrária à posição do Sol no nascimento de um indivíduo.Refere-se àqueles originados a partir dos ascendentes.
GenealogiaPais, avós, bisavós, etc.Filhos, netos, bisnetos, etc.
Exemplos
  • Meus ascendentes não puderam ser reconhecidos no consulado porque todos os documentos foram perdidos.
  • Eu sou do signo de Libra com Lua em Áries, mas tenho mais as características do meu ascendente, que é Leão.
  • Meus descendentes serão brasileiros.
  • Os descendentes da minha melhor amiga poderiam poloneses por causa do pai, que nasceu no país.

O que é ascendente?

Quando alguém fala em ascendente, geralmente faz-se referindo aos nossos antepassados. Ou seja, nossos ancestrais. São os indivíduos que deram origem à nossa linhagem. Logo, os ascendentes são pais, avós, bisavós, etc.

Como a palavra indica, ascendente indica uma progressão para cima. Não é de surpreender que aqueles originados após os ascendentes são os descendentes.

Porém, a palavra ascendente também é o nome dado à constelação oposta à posição do Sol no momento do nascimento de uma pessoa.

Exemplos com ascendente

  • Meus ascendentes eram indígenas.
  • O último balanço mostra uma previsão de economia ascendente no trimestre.
  • Eu sou do signo de Leão, com Lua em Touro e ascendente em Virgem.

Mão de adulto e criança, ascendente e descendente

O que é descendente?

No caso de um filho, um neto, um bisneto, etc., todos são descendentes de ancestrais em comum. Ou seja, a palavra faz referência àqueles que descendem. São originados dos pais, avós, bisavós, etc. São os sucessores dos ascendentes.

Descendente indica uma progressão para baixo. A palavra também pode fazer referência a algo originado de certo local. Uma pessoa que também é seguidora de determinados ideais pode ser considerada descendente de dada ideologia.

Exemplos com descendente

  • Eu sou descendente de portugueses.
  • Meus descendentes poderão ser cidadãos europeus.
  • A economia tem mostrado um índice descendente nos últimos 12 meses.

Atualmente, a palavra ascendente é mais utilizada em referência ao zodíaco. Porém, é importante lembrar: representa uma progressão para cima. Já a palavra descendente faz referência a algo que descende, uma progressão para baixo.

Veja também as diferenças entre:

Emerson Machado
Emerson Machado
Escritor e jornalista, muito ligado a literatura e artes em geral. Trabalha com textos informativos e criativos desde que se lembra, tendo publicado seis livros e diversas reportagens, com direito a prêmios e tudo. É apaixonado por ciência e tecnologia e já escreveu para revistas, assessoria, jornal impresso e online. Vive no Porto, Portugal.