Migração, Imigração e Emigração


Imigração e emigração ocorrem quando uma pessoa ou grupo se muda de seu país para outro. O termo "imigração" é usado para a entrada de pessoas em um país estrangeiro, enquanto "emigração" significa o movimento de saída de pessoas de um país para morar em outro.

Já a migração também significa um movimento, mas pode ser utilizada para mudança entre regiões.

MigraçãoImigraçãoEmigração
DefiniçãoMovimento que uma pessoa, grupo ou animal realiza de um determinado local para outro.Entrada de uma pessoa em um país estrangeiro, para estabelecer nova residência. O indivíduo que imigra é chamado imigrante.Saída da pessoa de seu país de origem para viver em outro. O indivíduo que emigra é chamado emigrante.
NívelPaís ou região.País.País.
AplicaçãoPode se aplicar à pessoas ou animais.Pessoas.Pessoas.
TempoPermanente ou temporário.Permanente.Permanente.
OrigemDo latim migro, que significa "ir de um lugar para outro". Do latim “immigratus”, que significa “se mudar para".

Do latim “emigratus”, que significa  "se afastar".

Imigrar e emigrar são duas visões sobre um mesmo movimento. Por exemplo, se você nasceu no Brasil e foi viver nos Estados Unidos, isso quer dizer você emigrou do Brasil e imigrou paras o EUA.

O que é imigração?

Imigração é usando quando uma pessoa entra em um país estrangeiro para viver, deixando seu país de origem. Por exemplo, “Meus avós imigraram para o Chile na década de 1950”. Imigrar implica um movimento permanente e aplica-se apenas a pessoas. 

Embora existam leis específicas para imigração e emigração, a imigração costuma ser rigorosamente controlada pelas nações anfitriãs.

O que é emigração?

A emigração ocorre quando uma pessoa ou grupo deixa seu país para se instalar em outro. Por exemplo, “meus avós emigraram de Portugal”. A emigração implica um movimento permanente e também apenas se aplica à pessoas.

A emigração é consagrada na lei fundamental, do princípio nº 2 do artigo 13º da Declaração Universal dos Direitos do Homem: "Toda a pessoa tem o direito de abandonar o país em que se encontra, incluindo o seu, e o direito de regressar ao seu país."

Imigrar x Migrar

O termo “imigrar” geralmente se refere ao cruzamento de um limite político, como ir de um país para outro. Já “migrar” pode ser usado quando alguém se muda para uma nova região, não sendo necessário a ida para terras estrangeiras.

Por exemplo, “Muitas pessoas estão migrando do interior do país para as capitais”. Neste caso, as pessoas não estão se mudando para uma terra estrangeira, mas apenas migrando de uma região para outra.

Além disso, as migrações podem ser permanentes ou temporárias, por exemplo:

  • Muitos nordestinos migraram para São Paulo em busca de trabalho (movimento permanente).
  • Muitos trabalhadores migram para o norte para a época agrícola (realocação temporária).

Quando “migrar” se aplica a animais como pássaros, geralmente significa uma mudança sazonal ou temporária no habitat. Por exemplo, quando pássaros migram para o sul durante o inverno.