Texto literário e texto não-literário


Daniela Diana
Revisão por Daniela Diana
Professora licenciada em Letras

As principais diferenças entre os textos literários e não-literários estão no objetivo e no modo como são construídos.

Os textos literários são textos narrativos e/ou poéticos e sua principal função é entreter. Os textos não-literários são textos cujo principal objetivo é transmitir informações, e não contém os mesmos elementos narrativos e artísticos dos textos literários.

Texto literárioTexto não-literário
O que éTextos narrativos e/ou poéticos que possuem elementos artísticos e tendem a causar emoção.São textos informativos e objetivos.
FunçãoEstética. Destinam-se ao entretenimento, à arte e à ficção.Utilitária. Sua função é informar, convencer, explicar, comunicar.
LinguagemSubjetiva e conotativa.Objetiva e denotativa.
CaracterísticasUtiliza elementos como a musicalidade, figuras de linguagem, multissignificação e possuem liberdade na criação.Linguagem objetiva e clara.
Normas gramaticaisCostuma subverter a gramática normativa.Geralmente adota a gramática normativa.
Elemento de composiçãoFicção, baseada na imaginação do artista.Utiliza fatos e informações.
Análise

A leitura de um texto literário inclui a busca de metáforas e simbolismos.

Analisar um texto não-literário requer confirmação dos fatos, conhecimento, desenvolvimento de habilidades e realização de tarefas.

ExemplosPoesias, novelas, histórias e dramas.Diários pessoais, notícias, receitas, jornais e artigos.

O que é texto literário?

Os textos literários são baseados na imaginação do escritor/artista e, portanto, são subjetivos. Com a função de entreter o leitor, esse tipo de texto está intimamente relacionado com a arte. Por ser um texto artístico, não tem compromisso com a objetividade e com a transparência das ideias.

O texto literário possui carácter estético e não somente linguístico, cuja interpretação e significação variam de acordo com a subjetividade do leitor. É comum o uso de figuras de linguagem, assim como a subversão à gramática normativa.

Exemplos de textos literários

  • Novelas;
  • Contos;
  • Fábulas;
  • Dramas;
  • Poemas.

O que é texto não-literário?

Os textos não-literários são informativos. Sua composição utiliza fatos para comprovar um ponto e a escrita é feita de forma objetiva.

A informação nos textos não-literários deve ser passada de modo a facilitar a compreensão da mensagem. Por isso, o texto deve ser escrito de forma clara, de modo que o leitor não tenha dificuldades para compreender as informações.

Exemplos de textos não-literários

  • Documentos;
  • Receitas;
  • Livros didáticos;
  • Artigos acadêmicos;
  • Manuais de instrução.

Veja também a diferença entre:

Daniela Diana
Revisão por Daniela Diana
Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.