Notícia e Reportagem


Emerson Machado
Emerson Machado
Jornalista

Uma notícia é qualquer acontecimento considerado relevante para o conhecimento do público. A reportagem é o aprofundamento da notícia, trazendo detalhes significativos para os interessados em determinado assunto.

Ambos os conteúdos são produzidos por um profissional jornalista.

Notícia Reportagem
Textos Informativos, com união de terceira e primeira pessoa Informativos, com união de terceira e primeira pessoa
Publicação Publicado ou veiculado na mídia (falada ou escrita) Publicado ou veiculado na mídia (falada ou escrita)
Temas Fatos de relevância imediata Diversos, como políticos, sociais, econômicos, culturais, etc.
Linguagem Formal, simples, clara e objetiva Formal, clara e dinâmica
Conteúdo Fatos reais, atuais e cotidianos Interpretação dos fatos e dados narrados

O que é notícia?

A notícia é um fato considerado, por um determinado grupo de pessoas, relevante para o conhecimento geral da sociedade. Por isso, merecem publicação.

Como todo material informativo, a notícia merece apuração jornalística, fornecendo sempre a verdade da maneira mais imparcial possível.

As notícias devem ser feitas (escritas, gravadas ou filmadas) em um curto espaço de tempo, sendo algo que deve ser levado ao público quase que de forma imediata.

Estrutura da notícia

Por ser um trabalho feito em pouco tempo, para escrever, gravar ou filmar uma notícia, é necessário estar atento a uma estrutura básica, o que guia o público entre os fatos. Cada mídia tem seu próprio tipo de estrutura, mas todas seguem basicamente um padrão comum.

É necessário ter um título, que deve passar a ideia de imediatismo da questão. Ou seja, quem ler, ouvir ou ver uma notícia deve conseguir ter ideia pelo título do conteúdo de que é um fato realmente recente.

Após, é necessário abrir o texto com o que os jornalistas chamam de lide.

A palavra "lide" vem do inglês lead, que significa liderar em português. Em uma notícia, serve para que o leitor ou espectador tenha uma visão geral dos acontecimentos já no primeiro contato com o conteúdo.

Para um lide completo, o material precisa responder a seis perguntas:

  1. O quê?
  2. Quem? (Sujeito)
  3. Quando?
  4. Onde?
  5. Como?
  6. Por quê? (Se possível)

Assim, tudo o que for mais relevante é entregue ao público rapidamente, sem delongas e de forma direta.

Nos parágrafos ou minutos seguintes, o jornalista irá desenvolver sobre o que foi revelado no lide. Assim, traz informações adicionais, sendo necessário que os pontos mais importantes apareçam sempre na frente.

Os detalhes não tão relevantes, que não causam mudanças significativas nos acontecimentos relatados, são deixados para os últimos parágrafos ou minutos de uma notícia.

Dessa forma, a notícia seguirá a fórmula chamada de “pirâmide invertida”, em que a base do conteúdo está no topo.

Exemplo de notícia

Para entender na prática:

Incêndio atinge Instituto do Coração em São Paulo

Um incêndio atingiu na manhã de hoje (18) o Instituto do Coração (Incor) no complexo do Hospital das Clínicas, na zona oeste da capital paulista. De acordo com a assessoria do hospital, o fogo começou em uma torre de resfriamento externa ao prédio.

O Corpo de Bombeiros deslocou 18 viaturas para o local, mas as chamas, que duraram apenas 10 minutos, foram controladas pela própria brigada de incêndio da instituição.

Entretanto, devido a fumaça, parte dos pacientes teve que ser remanejada.

Fonte: Agência Brasil

Repare no lide: Um incêndio [o quê] atingiu na manhã de hoje (18) [quando] o Instituto do Coração (Incor) [quem / sujeito] no complexo do Hospital das Clínicas, na zona oeste da capital paulista [onde]. De acordo com a assessoria do hospital, o fogo começou em uma torre de resfriamento externa ao prédio [como e/ou por quê].

O que é reportagem?

Uma reportagem é um fato ou assunto desenvolvido de forma mais aprofundada. Ela conta com diversos elementos para oferecer ao leitor várias versões de um mesmo tema e interpretações dos dados e acontecimentos.

Por demandar mais horas de dedicação, a reportagem pode levar mais tempo para ser concluída, uma vez que trará muito mais informações do que a notícia.

Há vários tipos de notícia e reportagem, sendo ambas importantes gêneros textuais. No entanto, uma reportagem pode não ser considerada notícia, pois pode ser sobre diversos assuntos, não tendo o caráter imediatista da notícia.

No jornalismo, sendo a notícia a descrição de fatos relevantes para o público de determinada mídia, a reportagem se concentra no aprofundamento destes fatos.

Ela traz, além de descrição detalhada, dados, interpretações dos acontecimentos e diferentes versões dadas por aqueles que presenciaram o evento em questão.

Estrutura da reportagem

O objetivo de uma reportagem é apresentar diversas versões de um mesmo fato ou tema, garantindo ao leitor que forme e tenha a própria opinião sobre o assunto.

No entanto, por ser um conteúdo mais trabalhoso de ser feito, não há uma estrutura rígida para a reportagem, sendo baseada no bom senso do repórter.

Como todo material jornalístico, é crucial que haja um título.

O jornalista ou editor de um veículo de comunicação impresso pode optar também por um subtítulo. Este traz mais informações sobre o que consta na reportagem e serve para chamar a atenção do leitor, despertando curiosidade.

No restante, ao apresentar um lide respondendo às seis questões da notícia, o repórter irá se desdobrar em cada uma delas para apresentar várias versões do mesmo acontecimento.

Para isso, a apuração dos fatos é a mais cautelosa possível, muito mais profunda, uma vez que a reportagem pode criar uma opinião na mente do leitor.

Exemplo de reportagem

Assista a uma reportagem em vídeo para entender os pormenores do gênero:

Responsabilidade do jornalista

Apesar de não haver uma fórmula mágica de como escrever e produzir conteúdos jornalísticos, muitos veículos contam com manuais de redação para os funcionários. Porém, as características explicadas acima são a base da notícia e da reportagem.

Em veículos de comunicação que não contam com manuais, os profissionais do jornalismo devem seguir as diretrizes aprendidas durante o curso superior e do código de ética da profissão.

Lidar com informações é uma grande responsabilidade.

O tato na maneira de informar um acontecimento é fundamental. Isto para que o público não venha a ter opiniões erradas (ou construídas erroneamente) sobre assuntos que podem ser extremamente importantes para o desenvolvimento da sociedade.

Para finalizar, um exemplo lúdico do jornalista americano Charles Anderson Dana: se um cão morder um homem, não há notícia; se um homem morder um cão, há notícia. No caso, será divulgada logo após o acontecimento fatídico, com as informações principais.

Mas se você ler uma história verídica sobre um homem que mordeu um cão, descrita em detalhes, com depoimentos de testemunhas oculares e a interpretação dos fatos narrados e dados diversos, é uma reportagem.

Veja também a diferença entre:

Emerson Machado
Emerson Machado
Escritor e jornalista, muito ligado a literatura e artes em geral. Trabalha com textos informativos e criativos desde que se lembra, tendo publicado seis livros e diversas reportagens, com direito a prêmios e tudo. É apaixonado por ciência e tecnologia e já escreveu para revistas, assessoria, jornal impresso e online. Vive no Porto, Portugal.