Página e lauda


Página é cada um dos lados de uma folha de papel, não possuindo nenhuma forma pré-definida. Já a lauda representa uma página escrita e padronizada a partir de sua quantidade de caracteres.

Página é um termo mais geral, utilizado para se referir às folhas de um livro, caderno, trabalhos, etc. A lauda, na maioria das vezes, é utilizada como unidade de medida para trabalhos escritos, que devem obedecer a regras específicas, de acordo com o projeto.

Página Lauda
Significado Cada um dos lados de uma folha de papel. Página escrita, configurada a partir de determinados padrões (caracteres, espaçamentos, formatos e dimensões da página).
Quantidade de Caracteres Não definida.

1200, 1250, 1600, 2100, etc.

Utilidade Geral, para a definição da quantidade de folhas de um caderno, livro ou documento. Unidade de medida, para a especificação da quantidade de material escrito e para a definição do valor de um trabalho.

O que é uma página?

A página é simplesmente cada uma das faces de uma folha de papel, de qualquer formato, escrita ou não. Em documentos feitos no computador, representa uma unidade de medida em que o usuário inserir texto ou imagem, independentemente do tamanho da fonte utilizada ou da imagem.

Um caderno, por exemplo, pode possuir uma infinidade de formas, tamanhos e utilidades, ainda assim, cada uma das faces de cada folha é chamada de página.

O que é uma lauda?

As laudas são páginas definidas por padrões: formato, margem superior, inferior, direita, esquerda e quantidade de caracteres, também chamado de toques (relativo às teclas).

Não há um modelo único de lauda, seus padrões podem variar de acordo com seu contexto. Por exemplo, em trabalhos de revisão ou tradução, é comum que a lauda seja a unidade de medida básica para a definição do valor do projeto.

A quantidade de caracteres por lauda, em geral, variam de 1200 a 2100 caracteres. Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), uma lauda para elaboração de trabalhos acadêmicos consiste em:

  • Formato A4 (21 cm × 29,7 cm);
  • Margem esquerda e superior: 3 cm;
  • Margem direita e inferior: 2 cm;
  • Espaçamento de 1,5 entre as linhas.

Veja também:

Atualizado em