Resumo e resenha


Emerson Machado
Emerson Machado
Jornalista

Um resumo apresenta os principais aspectos de um texto original. A resenha tem o objetivo de construir as relações de propriedade do objeto analisado.

Neste sentido, o resumo trará os principais aspectos de outro texto, enquanto a resenha irá analisar, descrever e enumerar pontos relevantes do conteúdo em questão, podendo ser descritiva, opinativa ou científica.

ResumoResenha
DefiniçãoApresentação dos principais aspectos, ideias e conceitos de um texto original distribuídos por parágrafos construídos de forma lógica, cronológica, coesa e coerente.Apresentação dos principais aspectos de uma obra ou objeto, informações e argumentos detalhados e que podem acrescentar um juízo de valor sobre o conteúdo em questão.
Características

O resumo precisa ter título, nome do autor e o texto apresentando as ideias principais do conteúdo original. Deve ser organizado de acordo com uma construção lógica e cronológica. Diferente da resenha, o resumo não pode conter opiniões, a não ser que sejam do autor do texto original.

Apesar de contar com características do resumo, a resenha deve apresentar informações mais aprofundadas e, com a análise e a opinião pessoal do resenhador, indicar se é importante para o leitor entrar em contato com o material.
TiposAlém do resumo comum, há dois tipos de resumo no meio acadêmico: simples e expandido.As resenhas podem ser descritivas, opinativas/críticas ou científicas.

O que é resumo?

O resumo é a apresentação dos principais aspectos de um texto original. Assim, tem o objetivo de simplificar os pontos mais importantes do documento para que o leitor entenda o essencial do texto de origem de forma sucinta. Logo, será possível compreender o conteúdo da fonte sem demandar muito tempo.

O resumo não é baseado apenas em documentos escritos, mas para além de livros e artigos, também para filmes peças teatrais, entre outros.

Em algumas ocasiões, a palavra sinopse é utilizada como sinônimo de resumo.

Estrutura do resumo

De maneira geral, o resumo precisa ter título, nome do autor e o texto apresentando as ideias principais do conteúdo de origem. O texto deve ser organizado de acordo com uma construção lógica e cronológica.

Diferentemente da resenha, o resumo não pode conter a opinião do escritor, sendo que apenas a opinião do autor do texto original pode ser refletida, sem citações do documento de origem.

Cada um dos assuntos tratados no resumo deve estar inserido em parágrafos. O texto deve ser criado de forma concisa, com frases afirmativas.

No mundo acadêmico, podemos citar dois tipos de resumo: simples e expandido. O primeiro é um texto curto, contendo entre 300 e 500 palavras. O segundo pode ter entre 4 e 5 páginas, dependendo do tratamento dado ao documento original.

O que é resenha?

A resenha é uma análise de conteúdo que descreve e enumera aspectos considerados relevantes pelo resenhador. Assim, pode ser um texto descritivo ou crítico, contando com a opinião de quem escreve em comentários sobre o valor do que está sendo analisado.

Não há limites sobre o que pode ser resenhado, podendo ser livros, filmes, álbuns de música, peças teatrais, eventos esportivos, entre outros. Para isso, o resenhador deve apresentar um resumo dos aspectos principais do objeto analisado e informações cruciais sobre ele.

Com a resenha, o leitor poderá medir o grau de interesse que teria sobre determinado objeto ou assunto. No entanto, apesar de contar com características do resumo, a resenha deve apresentar informações mais aprofundadas.

Ao contar com a análise e a opinião pessoal do resenhador, o leitor poderá decidir se é ou não de seu interesse entrar em contato com o objeto em questão

Resenha científica

Assim como em outros tipos de resenha (descritiva ou opinativa), a resenha científica deve apresentar síntese e crítica sobre o trabalho científico no qual se baseia. Além do resumo com as principais informações e conceitos, deve opinar de forma clara e pertinente sobre o que foi elaborado no trabalho de origem.

Resenha opinativa / crítica

Muito utilizada no jornalismo, a resenha crítica apresenta o resumo das principais ideias de um conteúdo original (obras literárias, cinematográficas, etc.).

O resenhador precisa apresentar os aspectos mais importantes de forma minuciosa, analisando cada um deles e incluindo comentários de caráter pessoal que cria um juízo de valor sobre a obra resenhada.

Principais características da resenha

Uma resenha deve apresentar:

  • Pontos mais importantes da obra em que o texto se baseia;

  • Estrutura e foco da obra resenhada;
  • Confronto de diferentes pontos de vista com informações e argumentos;
  • Crítica fundamentada sobre aspectos positivos e negativos do conteúdo original.

Portanto, um resumo apresenta os principais pontos de um texto ou conteúdo original. A resenha, além de apresentar as ideias essenciais da obra em que se baseia de forma resumida, busca acrescentar um juízo de valor e argumentos sobre aspectos fundamentais da obra resenhada.

Veja também a diferença entre:

Emerson Machado
Emerson Machado
Escritor e jornalista, muito ligado a literatura e artes em geral. Trabalha com textos informativos e criativos desde que se lembra, tendo publicado seis livros e diversas reportagens, com direito a prêmios e tudo. Também é apaixonado por ciência e tecnologia e já escreveu para revistas, assessoria, jornal impresso e online. Atualmente, é mestrando em Estudos Literários, Culturais e Interartes na Universidade do Porto, em Portugal, onde vive.