Gêneros e tipos textuais


Daniela Diana
Revisão por Daniela Diana • Professora licenciada em Letras
Escrito por Pedro Menezes

Os gêneros textuais surgem a partir da função específica de cada forma de comunicação. Já os tipos textuais (tipologia) são as classificações dadas à estrutura linguística padrão segundo a qual o texto é produzido.

Alguns exemplos de gêneros textuais são: carta, conto, crônica, receita culinária, bula, manual de instruções, resenha, listas, verbetes, etc. Cada um possui um padrão comum no qual outros textos, que cumprem a mesma função, devem se adequar.

Os tipos textuais são: dissertativo (argumentativo ou expositivo), descritivo, narrativo e injuntivo. E, um gênero textual pode ser composto de diferentes tipos textuais.

Uma receita culinária, por exemplo, possui uma lista de ingredientes necessários para o preparo (texto descritivo) e o modo de preparo (texto injuntivo).

Gêneros textuais Tipos textuais
Significado Características comuns presentes em textos que cumprem a mesma finalidade. Estruturas linguísticas fundamentais presentes nos textos, classificadas de acordo com sua finalidade e objetivo.
Exemplos Contos, crônicas, cartas, e-mails, reportagens jornalísticas, listas, receitas culinárias, bulas de medicamentos, memorandos, bilhetes, etc.
  • Dissertativo (argumentativo e expositivo)
  • Narrativo
  • Descritivo
  • Injuntivo

O que são gêneros textuais?

Os gêneros textuais são estruturas particulares que se formam a partir dos diferentes tipos de texto. Essas estruturas dão forma aos textos e fazem com que estes assumam um padrão.

A distinção entre os diferentes gêneros textuais se dá pelo do modo como cada um cumpre sua função de comunicação, de acordo com sua finalidade, estabelecendo um padrão.

É o gênero textual que possibilita distinguir um bilhete ou uma carta de amor de uma lista de compras ou uma ata de reunião.

Exemplos de gêneros textuais

As diferentes formas de comunicação assumem um padrão chamado de gêneros textuais. Alguns exemplos são:

  • Bilhetes
  • Bulas de medicamentos
  • Cartas
  • Contos
  • Crônicas
  • E-mails
  • Listas
  • Memorandos
  • Obituários
  • Receitas culinárias
  • Reportagens jornalísticas
  • Seminários
  • Verbetes

O que são tipos textuais?

A tipologia textual é classificada de acordo com a estrutura e a finalidade de um texto. Cada tipo de texto cumpre uma função e, para isso, possui um modo específico de enunciar e realizar a comunicação.

1. Texto dissertativo

Argumentativo

O texto dissertativo-argumentativo possui como finalidade a defesa de uma ideia. Esse tipo textual tem como finalidade persuadir o leitor a concordar com a construção do pensamento e com os argumentos propostos.

Um texto dissertativo-argumentativo possui como marca principal o desenvolvimento e defesa de uma tese. Possui uma estrutura formal baseada em:

  • Introdução - Apresentação da tese a ser desenvolvida.
  • Desenvolvimento - Exposição de argumentos que reforcem a tese.
  • Conclusão - Estabelecimento de um novo contexto a partir dos argumentos propostos.

Esse tipo textual é o mais comum em provas de redação como as do Enem, por exemplo. Outros gêneros que apresentam essa estrutura são: editoriais, cartas de opinião, ensaios e artigos científicos.

2. Texto Expositivo

O texto dissertativo-expositivo tem como característica a exposição de uma informação através da explanação, conceitualização, comparação, etc.

Diferentemente do texto argumentativo, o texto expositivo não tem como finalidade persuadir e levar o leitor a concordar com a tese apresentada.

São exemplos de textos expositivos, os gêneros: palestras, seminários, entrevistas, verbetes de dicionários e enciclopédias.

3. Texto Narrativo

Os textos narrativos expõem uma relação entre personagens contextualizados no tempo e no espaço, contam uma história baseada em um ponto de vistas específico, o ponto de vista do narrador.

Esse ponto de vista pode ser desenvolvido em terceira pessoa (narrador observador ou narrador onisciente) ou em primeira pessoa (narrador personagem).

Esse tipo de texto é encontrado nos gêneros: contos, fábulas, crônicas, romances, novelas, etc.

4. Texto Descritivo

Os textos descritivos possuem como finalidade oferecer uma riqueza de detalhes sobre um objeto, pessoa, lugar ou evento. Uma característica desse tipo de texto é o uso de uma grande quantidade de adjetivos.

Os principais gêneros desse tipo de texto são: diários, relatos de viagem, biografias, anúncios de classificados, listas, cardápios, notícias, currículos, etc.

5. Texto Injuntivo

Os textos injuntivos ou instrucionais possuem como finalidade a orientação para uma ação, funcionam como uma ordem para o leitor. Possuem como característica principal o uso de verbos no imperativo.

Esse tipo textual contém uma ordem ao leitor e exclui um outro modo ou possibilidade de ação. São utilizados para orientar a realização de uma tarefa e controlar os seus resultados.

É o caso dos gêneros textuais: propaganda, publicidade, manual de instruções, bula de medicamentos, receitas culinárias, livros de regras e regulamentos.

Veja também a diferença entre:

Daniela Diana
Revisão por Daniela Diana
Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.