Solstício e Equinócio


O solstício ocorre quando o Sol está mais perto de um dos hemisférios, fazendo com que uma parte do mundo tenha um dia maior, enquanto o outro lado tem um dia menor. Já no equinócio, o Sol está mais próximo da linha do Equador, e por isso o dia e a noite nos dois hemisférios tem a mesma duração.

O solstício acontece duas vezes por ano, assim como o equinócio, e eles marcam a entrada das novas estações. O solstício acontece durante o verão e o inverno, já o equinócio acontece no início da primavera e do outono.

Solstício Equinócio
Posição do Sol O Sol está no seu ponto mais distante do equador. O Sol está no ponto mais próximo do equador.
Raios solares A Terra recebe uma quantidade maior de luz sobre um dos hemisfério. Os raios solares atingem a zona intertropical com mais intensidade, fazendo com que a luz e o calor chegue nos dois hemisférios da mesma forma.
Data
  • 21 de junho (solstício de inverno no hemisfério sul e de verão no hemisfério norte);
  • 21 de dezembro (solstício de verão no hemisfério sul e inverno no hemisfério norte).
  • 20 de março (equinócio da primavera no hemisfério norte e outono no hemisfério sul);
  • 23 de setembro (equinócio de outono no hemisfério norte e primavera no sul).
Duração do dia Solstício de verão: dia mais longo.
Solstício de inverno: noite mais longa.
Dia e noite tem a mesma duração durante um equinócio.
Significado

Do latim "sol" e "sistere", que significam "Sol" e "ficar parado".

Do latim "aequus" e "nox", que significam "igual" e "noite".

Tanto o equinócio quanto o solstício acontecem duas vezes por ano, e marcam a entrada das estações. Os dias de sol são mais longos durante o solstício de verão, enquanto as noites são mais longas durante o solstício de inverno. Já o equinócio acontece durante o início do outono e da primavera, quando o Sol está mais próximo do Equador.

Um equinócio acontece em um momento específico no tempo, já o solstício acontece durante dias.

Esses fenômenos ocorrem porque a Terra tem um caminho elíptico, e seu eixo inclinado faz com que a luz do sol atinja a superfície do planeta em ângulos diferentes durante sua rotação.

Equinócio e Solsticio

O que é o solstício?

"Solstício" vem das palavras latinas sol e sistere, que significam "sol" e "ficar parado". Durante o solstício, o Sol está mais próximo de algum dos hemisférios, fazendo com que o dia dure mais, enquanto a noite é mais longa no outro hemisfério.

No hemisfério sul, o solstício de inverno costuma ocorrer em 21 de junho. É quando o hemisfério sul está afastado do Sol e o hemisfério norte está inclinado em direção a ele. Já em 21 de dezembro, ocorre o solstício de verão no hemisfério sul, e o solstício de inverno no hemisfério norte.

O que é o equinócio?

O equinócio ocorre quando o Sol está posicionado exatamente acima de um ponto na linha equatorial, fazendo com que a luz e o calor sejam distribuídos de forma semelhante nos dois hemisférios. Deste modo, o dia e a noite tem a mesma duração.

No dia 20 de março ocorre o equinócio que marca o início da primavera no hemisfério norte e do outono no hemisfério sul. Já o equinócio de 22 de setembro marca o início do outono no hemisfério norte e a primavera no hemisfério sul.

Próximos Solstícios e Equinócios

Equinócio Solstício Equinócio Solstício
2019 20/03 - 21:58 21/06 - 15:54 23/09 - 07:50 22/12 - 04:19
2020 20/03 - 03:50 20/06 - 21:44 22/09 - 13:31 21/12 -10:02

Veja também a diferença entre: