Urgência e emergência


Daniela Diana
Revisão por Daniela Diana • Professora licenciada em Letras

A principal diferença entre esses dois estados é que uma emergência apresenta ameaça imediata para o bem-estar, enquanto a urgência é uma ameaça em um futuro próximo, que pode vir a se tornar uma emergência se não for solucionada.

Na emergência, o aparecimento é súbito e imprevisto, exigindo solução imediata, e na urgência não, porém a solução deve ser em curto prazo.

Emergência Urgência
O que é Situação onde a vida, a saúde, a propriedade ou o meio ambiente enfrentam uma ameaça imediata. Uma urgência não apresenta um risco imediato de vida, porém pode se transformar em uma emergência se não for solucionada rapidamente.
Aparecimento De forma súbita e imprevista. Pode haver previsão.
Solução Deve ser imediata. Deve ser em curto prazo.
Exemplos de caso na medicina

Hemorragias, parada respiratória e parada cardíaca.

Luxações, torções, fraturas (dependendo da gravidade) e dengue.

O que é Emergência?

A emergência é considerada uma situação em que a vida, a saúde, a propriedade ou o meio ambiente enfrentam uma ameaça imediata. Em situações de emergência, devem ser tomadas medidas súbitas, para evitar que a situação se agrave.

A definição de emergência varia de acordo com os órgãos que respondem às situações de emergência, como bombeiros, ou pronto-socorros em hospitais. O governo é responsável por estabelecer os padrões, pois são eles que gerenciam as emergências.

Tipos de emergências

  • Perigo para a vida: quando a vida está em perigo devido a desastres naturais. É a mais alta prioridade, uma vez que a vida humana é considerada a coisa mais importante;
  • Perigo para a saúde: quando alguém precisa imediatamente de alguma ajuda em relação à sua saúde, para que sua vida não esteja em perigo no futuro próximo;
  • Perigo de propriedade: quando a propriedade está em perigo, como em um incêndio na construção;
  • Perigo ao meio ambiente: como incêndios florestais e vazamentos de óleo.

O que é Urgência?

A urgência é um estado em que não há risco imediato à vida, à saúde, à propriedade ou ao ambiente. Porém, se não for atendida num determinado período de tempo, a situação pode se transformar em uma emergência.

Os padrões de urgência também são estabelecidos pelo governo e pelos órgãos que cuidam deles. A definição de urgência é diferente para profissionais de medicina, para pilotos ou outros profissionais.

Urgência e emergência na medicina

No âmbito da medicina, emergência é a circunstância que exige uma cirurgia ou intervenção médica de imediato, por isso, geralmente está escrito "emergência" nas ambulâncias. Exemplos de emergência incluem: hemorragias, parada respiratória e parada cardíaca.

Já as ocorrências de caráter urgente necessitam de tratamento médico e muitas vezes de cirurgia, mas possuem um caráter menos imediatista. Exemplos de urgência: luxações, torções, fraturas (dependendo da gravidade) e dengue.

Veja também a diferença entre Assepsia e Antissepsia.

Daniela Diana
Revisão por Daniela Diana
Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.