Clima e tempo


A diferença entre clima e tempo está na escala temporal de cada um deles. O tempo é um estado momentâneo da atmosfera em um local específico, enquanto o clima é a média de variações do tempo em um longo período.

O tempo pode variar em qualquer instante, enquanto o clima são padrões que costumam se repetir. Por exemplo, quando dizemos que está chovendo agora em São Paulo, estamos nos referindo ao tempo. Se dissermos que em São Paulo sempre chove nos mês de janeiro, estamos nos referindo ao clima.

ClimaTempo
O que éÉ a condição média do tempo em determinado local, medido durante um longo período.É o estado da atmosfera em um local, em um determinado momento.
Escala temporalLongo prazo. Geralmente é definido após 30 anos de observação.Curto prazo, definido em escala de horas, dias ou semanas. 
PrevisãoClimatologia.Meteorologia.
VariaçãoSão padrões que se repetem.Pode variar a qualquer momento.
ClassificaçõesClimas quentes, climas temperados e climas frios.O tempo pode ser classificado como ensolarado, nublado, chuvoso, parcialmente ensolarado, entre outros.
Exemplo

Costuma fazer sol em Brasília no mês de janeiro.

Hoje choveu durante a manhã no Rio de Janeiro, mas à tarde fez sol.

O que é tempo

O tempo refere-se ao estado momentâneo da atmosfera, em determinado local e momento.  

Algumas de suas variáveis meteorológicas são a temperatura do ar, umidade, vento, precipitação e cobertura de nuvens, entre outras.

Exemplos:

  • Os noticiários informaram que hoje nevou muito no Canadá;
  • Fez sol durante toda a semana em Goiás.

O que é clima

O clima, por sua vez, diz respeito às condições da atmosfera referentes a um período mais amplo. Ele é uma média do tempo em determinado local.

Exemplos:

  • Todo fim de ano faz muito sol em Brasília;
  • O clima do Rio de Janeiro é o tropical.

A previsão do tempo e do clima

A previsão e análise do tempo atmosférico é feito pela meteorologia, que é o estudo do comportamento imediato da atmosfera.

As previsões meteorológicas medem como será o tempo em curtos prazos, informando se fará sol ou chuva hoje, amanhã ou durante a semana.

A previsão do clima é feito pela climatologia, que utiliza um conjunto de dados colhidos pelos meteorologistas para realizar uma média, chegando à conclusões mais definitivas sobre a atmosfera em determinada região.

A definição do clima de cada região depende de décadas de estudo, analisando os tipos de tempo mais comuns, e de suas distribuição durante o ano.

Elementos do tempo e clima

O tempo e o clima de determinada região dependem de elementos, como a temperatura, as precipitações, a pressão do ar e os ventos.

  • A temperatura é a quantidade de calor presente na atmosfera;
  • A precipitação é a quantidade de água que cai sobre a superfície terrestre, geralmente em forma de chuva, neve ou granizo;
  • A pressão atmosférica é o peso exercido pelo ar sobre determinado ponto na Terra. Essa pressão varia de acordo com as regiões e suas altitudes;
  • O vento é o ar em movimento, que se forma da diferença de pressão de ar entre locais.

Esses elementos variam de acordo com cada lugar, devido à fatores como a latitude, a altitude, montanhas e a direção predominante do vento.

Tipos de clima

Os tipos de clima geralmente são definidos em função das temperaturas e do volume de chuva. Podem ser classificados em Quentes, Temperados e Frios.

Climas quentes

  • O clima quente é frequente nas regiões entre o trópico de Câncer e o de Capricórnio. É caracterizado pelas temperaturas sempre altas;
  • O clima equatorial é caracterizado por chuvas abundantes e distribuídas de forma regular ao longo do ano;
  • No clima tropical também existem chuvas abundantes, porém são concentradas no verão;
  • O clima desértico existe nas regiões quentes e nas temperadas. É caracterizado por pouca chuva e grande variação de temperatura ao longo do dia, com noites frias e dias muito quentes.

Climas temperados

Tipo de clima que se estende entre o trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico e entre o trópico de Câncer e o Círculo Polar Ártico. É o clima predominante na Europa, e contém estações muito bem definidas, com grande variação de temperatura e de chuva.

  • O clima oceânico ou atlântico tem temperaturas suaves e fortes chuvas durante todo o ano;
  • O clima continental possui invernos frios e longos, com temperaturas abaixo de 0º C. Seus verões são curtos e com temperaturas amenas; 
  • O clima mediterrâneo é caracterizado por verões longos e quentes e invernos curtos;
  • O clima subtropical, é conhecido por chuvas abundantes no verão e temperaturas amenas.

Climas frios

Encontrados em regiões de altas altitudes ou altas montanhas.

  • No clima polar, que possui as temperaturas mais baixas da Terra, ocorrem poucas chuvas e a temperatura geralmente é abaixo de 10ºC;
  • O clima de alta montanha tem temperatura muito baixa no inverno e amena no verão. As chuvas são mais frequentes e no inverno geralmente ocorrem em forma de neve.