Abiogênese e biogênese


Pedro Menezes
Pedro Menezes
Professor de Filosofia

A abiogênese, também chamada de geração espontânea, relaciona o surgimento de organismos vivos a partir de matéria não viva. Já a biogênese refere-se à reprodução dos organismos, cada forma de vida no planeta tem como origem um outro organismo vivo preexistente.

Ambas as teorias têm como objetivo encontrar explicações para origem da vida e o modo de produção de elementos vivos na natureza.

Abiogênese Biogênese
Definição Origem da vida a partir de matéria não viva. Origem da vida a partir de outros organismos vivos.
Modo de surgimento dos seres Geração espontânea. Reprodução.
Comprovação científica

Não, apesar de haver muitas tentativas.

Sim.
Principais defensores
  • Aristóteles
  • Jan Baptista van Helmont
  • John Needham
  • Francesco Redi
  • Lazzaro Spallanzani
  • Louis Pasteur

Abiogênese

Segundo a teoria da abiogênese (do grego a-bio-genese, "origem não biológica"), qualquer material orgânico pode ser uma fonte para o surgimento de um organismo vivo.

Nela, a origem da vida ocorreria através de uma geração espontânea, uma matéria não viva sofreria alterações e se transformaria em um organismo vivo.

Fungos
Para os defensores da teoria da abiogênese, um material em decomposição poderia dar origem a novos organismos

Essa teoria é ainda mais antiga do que a teoria da biogênese. Ela tem sua origem ainda na Grécia antiga. Aristóteles foi um dos primeiros a afirmar que alguns seres vivos pudessem surgir espontaneamente de matérias orgânicas. Os sapos, por exemplo, surgiriam de poças e do lodo no fundo dos lagos.

Esse pensamento surge da observação da natureza que muitas vezes pode não ser visíveis para os seres humanos.

Ao longo da história, muitos foram os cientistas que buscaram comprovar essa ideia. John Needham, cientista inglês, buscou confirmar a abiogênese a partir de experimentos com soluções de proteínas.

Em todos os casos testados na experiência houve o surgimento de organismos, o cientista acreditou ter resolvido a questão e provado a abiogênese.

Entretanto, a ideia da geração espontânea foi refutada a partir de outros experimentos científicos elaborados de forma mais cuidadosa.

O cientista italiano Lazzaro Spallanzani refez os mesmo experimentos de Needham com uma temperatura superior e demonstrou não haver nenhum tipo de geração espontânea.

Biogênese

A teoria da biogênese (bio-genese, "origem biológica") difere da teoria anterior (abiogênese) por afirmar a impossibilidade de surgimento organismos vivos a partir de matéria não viva.

A teoria da biogênese diz que todos os seres vivos da natureza derivam de outro ser vivo preexistente.

Foi o cientista Francesco Ride quem primeiro provou o erro da teoria da abiogênese. Ele demonstrou que mesmo que não se visse o surgimento de alguns organismos, eles poderiam ser originados por ovos invisíveis a olho nu.

A descoberta de organismos microscópicos acirrou esse debate entre as duas teorias. Entretanto, foi comprovado que o que ocorre com animais e plantas é válido para os microrganismos.

Organismo Unicelular
Para a teoria da biogênese a origem da vida é baseada em organismos unicelulares

Louis Pasteur teve uma grande relevância nesse sentido, mostrou que quando uma matéria é aquecida a elevadas temperaturas torna-se livre de micróbios.

Sendo assim, comprovou-se que todos os seres vivos existentes no planeta são originados de outros seres, sem exceção, contrariando a teoria da abiogênese.

Esse pensamento tornou-se ainda mais robusto com o desenvolvimento de uma outra teoria: a da evolução das espécies proposta por Charles Darwin.

A partir da junção dessas teorias, percebe-se que a vida no planeta depende de uma série de fatores. A complexidade desses fatores mostra que apesar de lento e aleatório, há um constante movimento evolutivo baseado na reprodução.

Entretanto, a teoria da biogênese não dá conta de explicar o surgimento do primeiro organismo vivo no planeta.

Caso, os seres vivos sejam originados por outros seres vivos, qual seria a explicação científica para o surgimento da primeira espécie de vida no planeta Terra?

Veja também a diferença entre Lamarck e Darwin.

A origem da vida no planeta

Apesar de amplamente refutada nos dias de hoje, a teoria da abiogênese se mostra como uma possibilidade para dar origem à vida no planeta.

A chamada abiogênese química é ainda a hipótese mais aceita pelos cientistas que buscam explicar o aparecimento do primeiro ser vivo.

Cientistas afirmam que o ambiente da Terra, a cerca de 4,4 bilhões de anos, pode ter proporcionado o surgimento dos primeiros organismos unicelulares.

Os níveis elevados de radiação, o surgimento dos mares e as condições atmosféricas podem ter criado um ambiente propício para o surgimento de matéria orgânica em forma de aminoácidos. Posteriormente, esses aminoácidos assumiram a forma de células eucarióticas.

Essa teoria desbanca outras explicações como a da panspermia cósmica. Segundo os defensores da panspermia, os primeiros organismos vivos teriam chegado ao planeta em meteoros e asteroides que se chocaram com a Terra há bilhões de anos.

Para alguns cientistas, a panspermia cósmica não resolve a questão e lança a abiogênese química para outro lugar do universo, tornando-se um fato inverificável.

Para a ciência atual, a vida teria dado início em um momento singular de abiogênese química. E, que as condições que podem ter levado a esse processo não se encontram mais presentes em nosso planeta.

Veja também a diferença entre:

Pedro Menezes
Pedro Menezes
Licenciado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Mestrando em Ciências da Educação pela Universidade do Porto (FPCEUP).