Fases da lua


A lua possui quatro fases principais: lua nova, lua crescente, lua cheia e lua minguante. Essas fases representam o ciclo lunar. O ciclo lunar dura cerca de 29,5 dias. Durante esse período a lua passa por todas as suas fases.

Cada fase representa a parcela da face lunar iluminada pelo Sol que é possível observar da Terra. Vale lembrar que a lua é um satélite da Terra e não emite luz própria. Assim, a "luz da lua" é o reflexo do Sol em sua superfície.

Fase lunar Definição
lua nova Lua Nova A lua nova representa a fase em que a lua se encontra totalmente na sombra. Isso dificulta ou impede a sua visualização.
lua crescente Lua Crescente A lua crescente é a fase posterior à lua nova e anterior à lua cheia. É nessa fase em que a lua atinge seu quarto crescente: momento em que a metade esquerda da lua aparece iluminada.
lua cheia Lua Cheia A lua cheia é a fase em que a lua se encontra totalmente iluminada pelo sol.
lua minguante Lua Minguante A lua minguante é a fase em que a lua vai diminuindo. No quarto minguante, a lua se encontra iluminada em seu lado direito.

A lua, assim como a Terra, possui sempre uma face sendo iluminada pelo Sol. As fases da lua ocorrem a partir da parcela da face iluminada que pode ser observada da Terra.

O Sol e sua influência em cada uma das fases da lua

Quando toda a face iluminada está do lado oposto à face voltada para a Terra, observa-se a lua nova. Quando a face voltada para o Sol também está voltada para a Terra, observa-se a lua cheia. A lua crescente e minguante ocorrem quando só é possível observar uma parte da face iluminada pelo Sol.

Lua nova

A lua nova é a fase em que a lua não reflete a luz do sol. Isso ocorre porque é o momento em que a lua se situa entre a Terra e o Sol. Assim, a face iluminada pelo Sol está na direção oposta à face observada da Terra.

foto da lua nova aproximada
Lua nova quase toda na penumbra

A lua nova dá início ao ciclo lunar, a partir de sua movimentação, dá-se início à fase da lua crescente.

Lua Nova:

  • Fase anterior - Lua minguante
  • Fase posterior - Lua crescente

Lua crescente

A lua crescente é a fase em que uma parte da face iluminada pelo Sol pode ser vista da terra. Com o movimento realizado, na fase crescente, pode se observar uma parcela cada vez maior da área iluminada.

fotografia da lua crescente
Na lua crescente, a parcela refletida do Sol aumenta até chegar na lua cheia

Quando a lua crescente atinge uma divisão perfeita entre uma metade escura e outra iluminada, é chamada de quarto crescente. A partir daí, a lua crescente passa a ter mais área iluminada aparente e é chamada de lua crescente gibosa.

No hemisfério sul, a lua crescente e a fase em que o lado esquerdo da lua está iluminado, aparentando uma letra "C". No hemisfério norte ocorre o oposto. Já próximo à Linha do Equador, a tendência é que a lua crescente tenha suas pontas mais agudas voltadas para cima.

Lua crescente:

  • Fase anterior - Lua nova
  • Fase posterior - Lua cheia

Lua cheia

A lua cheia é a fase em que a face iluminada da lua está voltada e pode ser observada da Terra. Isso ocorre porque a lua está posicionada "depois da Terra", em relação ao Sol. Desse modo, a face da lua voltada para o Sol está também voltada para a Terra.

foto da lua cheia no horizonte
Na lua cheia, toda a face da lua voltada para a Terra reflete a luz do Sol

A lua cheia pode aparentar ser maior em alguns períodos ou mudar de coloração. Isso ocorre devido à sua proximidade em relação à Terra, a incidência dos raios solares e a atmosfera terrestre. Quando a lua cheia acontece próxima ao perigeu (ponto de maior proximidade da lua com a Terra), ocorrem a chamada superlua, aparentando ser maior e mais brilhante.

movimento lunar e o perigeu
O apogeu lunar ocorre quando a lua está mais distante da Terra e o perigeu é o ponto de maior proximidade

Lua cheia:

  • Fase anterior - Lua crescente
  • Fase posterior - Lua minguante

Lua minguante

A lua minguante é a fase do ciclo lunar em que, assim como na lua crescente, apenas uma parte da face iluminada pode ser observada da Terra.

Entretanto, na lua minguante, no hemisfério sul, é a lateral direita da lua que aparece refletindo a luz do Sol, o contrário da lua crescente. E, também ao contrário, a lua minguante vai diminuindo ao longo dos dias a parte iluminada observável.

fotografia da lua minguante em sua fase gibosa
Na lua minguante gibosa, mais da metade da face está iluminada

Essa fase lunar se inicia com a lua minguante gibosa (mais da metade iluminada), passa pelo quarto minguante (metade da face iluminada) e termina com apenas uma pequena parte refletindo a luz do sol.

Lua minguante:

  • Fase anterior - Lua cheia
  • Fase posterior - Lua nova

Veja também as diferenças entre:

Atualizado em