Resumo simples e resumo expandido


Um resumo é uma apresentação concisa de pontos relevantes de um conteúdo. O resumo simples é um texto que não ultrapassa uma página, destacando os assuntos principais do documento original. Já um resumo expandido é uma versão mais longa, que pode ter entre 4 e 5 páginas, contando com os vários aspectos do conteúdo de origem.

Resumo SimplesResumo Expandido
DefiniçãoÉ um texto curto com as principais informações e ideias de um artigo ou outro documento.Deve apresentar as principais informações do texto de origem de uma foma mais aprofundada que o resumo simples, precisando conter referências bibliográficas e correlações com outros trabalhos da área em questão.
Total de páginas1Depende de especificações próprias para cada submissão
Número de palavrasDe 300 a 500Depende de especificações próprias para cada submissão
LinguagemAtiva e na terceira pessoa do singular, com discurso indiretoAtiva e na terceira pessoa do singular, com discurso indireto

O que é resumo?

De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), um resumo deve ressaltar objetivo, método, resultados e conclusões do texto original. Cada um dos assuntos deve estar inserido em parágrafos, não sendo possível fazê-los em tópicos, pois esse tipo de texto não é considerado resumo.

Seja resumo simples ou expandido, antes de iniciar o resumo, é recomendado que se inclua a referência do documento original. Também é importante criar um texto de forma concisa, com frases afirmativas.

No início, é crucial que a primeira frase já explique o tema principal do artigo de origem; após, é necessária a indicação sobre o tratamento dado ao tema (se é um estudo de caso, uma análise de dados, etc.).

Outro ponto destacado pela ABNT para um resumo é a voz utilizada no texto. Ela precisa ser ativa e na terceira pessoa do singular, tendo o texto a imparcialidade prevista para o conteúdo.

Com isto em consideração, vale destacar que a objetividade na linguagem e na construção das frases é de extrema importância.

É necessária ainda a inclusão de palavras-chaves, que devem ser separadas por pontos.

Além disso, caso não seja de extrema importância para o texto, deve-se evitar símbolos, fórmulas, equações, entre outros detalhes do gênero. E se forem realmente necessários, é crucial que sejam definidos logo na primeira vez em que aparecem no trabalho.

Estrutura do resumo simples

Apesar de algumas universidades e instituições terem as próprias normas para a apresentação de resumos, de acordo com a ABNT um resumo simples deve ter entre 300 e 500 palavras, não devendo ultrapassar esse limite. Isto fará com que o texto não exceda uma página, que é o máximo permitido.

Mesmo com um limite pequeno de palavras, os resumos simples devem contar com os elementos essenciais do texto em que se baseia.

Outro ponto fundamental é seguir a ordem do documento, assim as etapas são explicadas no resumo da mesma forma que o autor do documento original sequenciou o trabalho.

A formatação mais aceita para um resumo simples é de uma página em A4, com 3 centímetros (superior e esquerda) e 2 centímetros (inferior e direita). O título deve estar todo em letras maiúsculas e negrito.

O texto deve estar em fonte Times New Roman e tamanho 12, com espaçamento simples entre linhas. A fonte Arial em tamanho 10 também é geralmente aceita.

O resultado deve ter esta ordem:

  • Título
  • Texto do resumo
  • Palavras-chave

Estrutura do resumo expandido

Como no simples, o resumo expandido deve contar com tudo o que for essencial no documento de origem. No entanto, é preciso incluir referências bibliográficas e correlações do assunto principal com trabalhos semelhantes da área de pesquisa.

Para entender melhor, veja o resumo expandido como uma versão menor do trabalho original, sendo que muitos textos do gênero são divulgados entre profissionais acadêmicos.

Por isso, é fundamental que o leitor consiga entender as ideias gerais de forma rápida, mas sem perder elementos cruciais do original.

Talvez nem seja necessário, mas vale lembrar: a coesão e coerência do texto em que o resumo expandido é baseado devem ser mantidas. Por isso, é de vital importância que o autor esteja atento às nuances a serem absorvidas dos detalhes do trabalho.

Mas também há limites: um resumo expandido deve ter entre 4 e 5 páginas, não podendo exceder esse máximo.

Apesar de as regras de submissão serem diferentes para cada tipo de publicação, a ABNT recomenda que esse tipo de trabalho conte com o título em caixa alta e em negrito.

O texto deve ser justificado e em fonte Times New Roman de tamanho 12 e espaçamento simples entre as linhas. Se preferir a fonte Arial, é geralmente aceita em tamanho 10.

Vale prestar atenção na página utilizada, já que o formato mais difundido é o A4, com margens de 3 centímetros (superior e esquerda) e 2 centímetros (inferior e direita).

Entretanto, é bom lembrar: há variações dessas regras, dependendo da instituição para a qual o texto é destinado.

As informações contidas em um resumo expandido devem seguir a ordem:

  • Título
  • Resumo simples
  • Palavras-chave
  • Introdução
  • Resultados
  • Tabelas e/ou imagens
  • Conclusão

Com as principais diferenças entre resumo simples e resumo expandido em mente, é só colocar as mãos na massa e concluir seu trabalho! Lembre-se de checar se a instituição a qual o texto é destinado tem outro modelo para a submissão.

Apesar de a maioria das universidades, faculdades e publicações científicas brasileiras aceitarem os resumos que seguem as regras da ABNT, outras instituições podem ter as próprias normas. Por isso, fique sempre atento!

Veja também a diferença entre: