Pesquisa Quantitativa e Pesquisa Qualitativa


Juliana Diana
Revisão por Juliana Diana
Professora de Biologia e Doutora em Gestão do Conhecimento

A principal diferença entre esses dois tipos de pesquisa é que a quantitativa é baseada em números e cálculos matemáticos, enquanto a pesquisa qualitativa tem base no caráter subjetivo, usando narrativas escritas ou faladas.

Qualitativo Quantitativo
Objetivo

O objetivo é compreender os fenômenos através da coleta de dados narrativos, estudando as particularidades e experiências individuais.

O objetivo é compreender os fenômenos através da coleta de dados numéricos, apontando preferências, comportamentos e outras ações dos indivíduos que pertencem a determinado grupo ou sociedade.
Tipo de dados A pesquisa qualitativa reúne dados que são coletados de forma de narrativa, como diários, questionários abertos, entrevistas e observações que não são codificadas usando um sistema numérico. A pesquisa quantitativa reúne dados que podem ser codificados de forma numérica.
Quando é usado

Usado para entender os motivos, opiniões e motivações subjacentes. Neste tipo de pesquisa são fornecias informações sobre um problema ou ajuda para desenvolver ideias ou hipóteses.

Pesquisa qualitativa também é usada para descobrir tendências de pensamento e opiniões.

A pesquisa quantitativa é usada para quantificar um problema por meio da geração de dados numéricos ou dados que podem ser transformados em estatísticas utilizáveis.

A quantificação de atitudes, opiniões e comportamentos são usadas para generalizar os resultados de uma população.

Tipo de abordagem Subjetivo, orientado aos processos. Objetivo, orientado para os resultados.
Amostragem Selecionada. Utiliza-se uma amostra pequena, a fim de obter uma compreensão aprofundada. Aleatória. É selecionada uma amostra representativa grande, a fim de generalizar resultados para uma população.
Medição e

Não padronizada, narrativa (palavra escrita). Os resultados são medidos durante a entrevista.

Padronizado, numérico (medições, números). Os resultados são analisados no final.
Método de coleta

Flexível, especificado apenas em termos gerais antes do estudo.

Estruturado, inflexível, especificado em detalhes antes do estudo.

Estratégias para coleta de dados

Alguns métodos comuns incluem grupos focais (discussões em grupo), entrevistas individuais e observações.

Questionários online, questionários impressos, entrevistas presenciais, telefônicas ou digitais, estudos longitudinais, interceptores de sites e observações sistemáticas.
Análise dos dados

Os dados brutos estão em palavras e são analisados em curso. Eles envolvem o uso de observações e comentários para se chegar a uma conclusão.

Os dados brutos são número e são analisados ao final do estudo, utilizando de cálculos estatísticos para se chegar a uma conclusão.
Interpretação dos dados

As conclusões são provisórias e podem mudar. São revisadas de forma contínua.

As inferências e generalizações são de responsabilidade do leitor.

As conclusões e generalizações são formuladas no final do estudo, declaradas com grau de certeza predeterminado.

Inferências e generalizações são da responsabilidade do pesquisador.

Quando usar pesquisa qualitativa ou quantitativa?

A pesquisa quantitativa é comumente utilizada na coleta de grandes quantidades de dados, extraídos de um grande número de pessoas, sejam coletadas e analisadas. Então ela é uma boa opção quando se busca trabalhar com pesquisa de grande escala.

Por outro lado, na pesquisa qualitativa é possível extrair dados mais subjetivos, com perguntas abertas, permitindo conhecer mais sobre o indivíduo. Ela é mais utilizada com pequenas amostragens, e muitas vezes abre novas opções e ideias, que não se conseguiria com uma pesquisa quantitativa, pela sua natureza fechada.

Porém, a realização de pesquisa qualitativa com grande quantidade de dados não é impossível, apenas demanda mais tempo e equipe envolvida.

Exemplos de pesquisas quantitativas e qualitativas

Pesquisas qualitativas são usadas para estudar casos específicos e descobrir como as pessoas pensam ou se sentem de forma mais detalhada.

Elas também podem ser utilizadas para explorar determinado assunto que ainda não se tem conhecimento, como no caso de uma empresa que precisa saber como está sua imagem no mercado.

Já as pesquisas quantitativas são utilizadas para estudar as tendências em grandes grupos, ou medir dados de sociedades, como no caso de pesquisas de intenção de votos ou do Censo.

Veja também a diferença entre:

Juliana Diana
Revisão por Juliana Diana
Licenciada em Ciências Biológicas pelas Faculdades Integradas de Ourinhos (FIO) em 2007. Pós-graduada em Informática na Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 2010. Doutora em Gestão do Conhecimento pela UFSC em 2019.