Objetivos gerais e objetivos específicos


Emerson Machado
Revisão por Emerson Machado • Jornalista

Objetivo geral e objetivos específicos são elementos fundamentais para a realização de trabalhos acadêmicos, como o TCC.

O objetivo geral deve resumir e apresentar a ideia central de um trabalho, descrevendo também a sua finalidade. Os objetivos específicos darão uma maior delimitação ao tema, além de detalhar os processos necessários para a realização do trabalho.

Objetivos gerais Objetivos específicos
Função Resumir e apresentar a ideia central de um trabalho acadêmico. Apresenta de forma mais detalhada os resultados que se pretende alcançar através da pesquisa.
Sentido Mais amplo. Mais detalhado.
Elementos Deve conter a hipótese ou o problema que será investigado no trabalho, assim como a delimitação do tema. Deve descrever as etapas da pesquisa na sequência de execução. Também deve relacionar o objeto do trabalho com suas particularidades, auxiliando a delimitação.

Objetivo geral

O objetivo geral deve apresentar a ideia central de um trabalho acadêmico. Assim, deve descrever de forma sucinta e objetiva a finalidade pela qual você está realizando o estudo e qual meta busca ser atingida.

Ele deve conter a hipótese ou o problema que será investigado no trabalho, assim como a delimitação do tema.

Nele, o sujeito pode explicar o que procura obter com o estudo. Além de realizar uma proposta que solucione um problema que queira resolver, explorar uma oportunidade, propor a análise de uma solução, entre outros.

Exemplo de objetivo geral

"Verificar se existe relação entre o aumento do acesso à internet com a diminuição do uso da televisão na região sudeste do Brasil."

Nesse caso, a finalidade do trabalho seria "verificar se existe relação entre o aumento do acesso à internet com a diminuição do uso da televisão”. A delimitação seria “na região sudeste do Brasil”.

Objetivo específico

Os objetivos específicos se relacionam diretamente com os objetivo gerais. Isto porque detalham os processos necessários para a sua realização. Dessa forma, os objetivos específicos servem como um guia do conteúdo que será abordado no trabalho.

Os objetivos específicos devem apresentar de forma mais detalhada as ideias do projeto. Assim, relacionar o objeto estudado com suas particularidades e identificar mais propriamente quais são os resultados desejados.

Exemplo de objetivo específico

Em continuação ao exemplo anterior, os objetivos específicos poderiam ser:

  • Analisar o aumento ao acesso à internet no último ano;
  • Analisar o número de televisores nos lares da região sudeste brasileira;
  • Verificar uso da televisão nos lares da região sudeste;
  • Comparar o padrão de aumento do acesso à Internet com uma diminuição do uso de televisores.

Veja também a diferença entre:

Emerson Machado
Revisão por Emerson Machado
Escritor e jornalista, muito ligado a literatura e artes em geral. Trabalha com textos informativos e criativos desde que se lembra, tendo publicado seis livros e diversas reportagens, com direito a prêmios e tudo. É apaixonado por ciência e tecnologia e já escreveu para revistas, assessoria, jornal impresso e online. Vive no Porto, Portugal.