Niguiri, maki e sashimi


A principal diferença entre o sashimi, o niguiri e o maki é que apenas os dois últimos são tipos de sushis, porém com ingredientes diferentes.

O niguiri é um tipo específico de sushi feito com uma fatia de peixe cru sobre o arroz prensado e feito com vinagre. O maki é um tipo de sushi que é feito em forma de rolo, e contém também alga e outros ingredientes, e o sashimi refere-se a apenas fatias de peixe fresco ou carne crua, não sendo um tipo de sushi.

Niguiri MakiSashimi 
ExemploNiguirimaki      sashimi
O que é?Niguiri é um tipo de sushi feito com uma fatia de peixe cru sobre o arroz prensado.Maki é um tipo de sushi que é enrolado em alga. Sashimi é uma carne crua em fatias finas - geralmente peixes, como o salmão ou o atum. O sashimi é servido sem arroz.
É sushi?Sim.SimNão
IngredientesTradicionalmente feito apenas com peixe e arroz.Pode ter vários ingredientes além do peixe e arroz, como legumes.Apenas carne crua.
Preparo do peixePrincipalmente peixe cru.Peixe cru ou cozido.Sempre cru.
É sempre peixe?Peixes e outros frutos do mar, como camarão, polvo e lulas, mas nunca carne.Pode ser feito com outros tipos de carne.

Não, o sashimi pode ser feito com fatias finas de carne, como boi e frango.

Tem arroz?Sim.Sim.Não.
Significado

Niguiri em japonês significa dois dedos ( ni = dois, giri = dedos).

Ele recebe esse nome por causa do arroz, que deve ser de uma porção muito específica e se encaixa nos "dois dedos" do chefe ao pressionar.

Maki significa “enrolado”, que diz respeito ao modo com ele é feito.Sashimi é um termo japonês para carne perfurada ( Sashi = furada, mi = carne).

Niguiri

Niguiri

O niguiri consiste em dois ingredientes: peixe e um arroz especial feito com vinagre.

Esse tipo de sushi é conhecido pelo seu sabor profundo e por ter o peixe como ingrediente principal. O niguiri tem a parte de baixo feito com arroz, que é prensado em forma oval, e uma porção de peixe cru em cima dela. Normalmente esse peixe pode ser salmão, cavalinha ou atum.

Um fato interessante é que o niguiri geralmente é comido com as mãos.

Maki  

Maki

O maki é o tipo mais popular de sushi, e existem 4 variações mais conhecidas:

Makimono: É o tipo mais famoso de maki. Esse tipo de sushi é feito com algas do lado de fora e arroz no interior, junto com vários recheios que podem ser peixe cru, outras carnes, além de diferentes tipos de vegetais e molhos.

Uramaki: É como um makimono ao inverso. Este tipo de sushi tem o arroz para o lado de fora em vez de as algas, que é enrolado em volta do recheio.

Hosomaki: É parecido com o makimono, porém é bem mais fino. Se tiver recheio de atum se chama tekkamaki e kappamaki se tiver recheio de pepino. 

Futomaki: Esse tipo de maki tem um tamanho muito maior, e costuma ter peixes, folhas ou raízes como recheio. 

Sashimi

Sashimi

Enquanto os diferentes tipos de sushi incluem arroz preparado com vinagre, o sashimi é simplesmente as tiras finas de uma carne, ou peixes frescos como salmão ou atum.

É utilizado principalmente peixes de água salgada, pois os peixes de água doce tendem a ter parasitas que podem causar infecções intestinais.