Matutino e vespertino


Emerson Machado
Emerson Machado
Jornalista

O período matutino é a parte da manhã, o vespertino a parte da tarde. Já a noite também é conhecida por período noturno. Além disso, as palavras designam acontecimentos da manhã, tarde ou noite.

As diferenças são muito perceptíveis, já que as palavras matutino e noturno já remetem aos períodos destacados. No entanto, “vespertino” é a mais distinta entre elas por ser uma versão quase literal do termo em latim, vespertinus.

MatutinoVespertino
DefiniçãoPeríodo da manhã. A palavra também serve como adjetivo de acontecimentos durante este tempo.Período da tarde. A palavra também serve como adjetivo de acontecimentos durante este tempo.
HorárioTem início no alvorecer e vai até o meio dia. É comum ser um período limitado entre as 6h e as 12h.Tem início ao meio-dia (12h) e termina no início da noite, ou seja, com o fim do crepúsculo.
ExemploGabriel decidiu ir para a escola no turno matutino porque seus pais prometeram colocá-lo no balé à tarde.Fátima estuda Economia pela manhã e trabalha em um instituto financeiro no período vespertino.

O que significa matutino?

O período matutino começa com o nascer do Sol e vai até o meio-dia. Comumente chamado de “manhã”, o período marca o horário em que a maioria das pessoas acorda e começa suas atividades do dia a dia, como trabalhar ou estudar.

A palavra também é utilizada como adjetivo para referir acontecimentos entre as 6h e as 12h, que é o período matutino convencional. Neste sentido, pode-se dizer que uma ocorrência da manhã pode ser adjetivada com a palavra “matutino”.

Exemplos

  • Maria faz estágio no período matutino e vende produtos de beleza à tarde.
  • Francisca deve começar a estudar na classe matutina assim que for matriculada.
  • Tereza saiu de casa bem cedo porque mudaram o horário do seu turno matutino.

Pôr do Sol ou Nascer do Sol / Período matutino ou vespertino

O que significa vespertino?

O período vespertino começa ao meio-dia e vai até o início da noite, sem horário delimitado, quando o Sol já se pôs e as luzes da cidade já começam a se acender.

Portanto, é o que chamamos de “tarde”, sendo o horário do dia em que as pessoas estão em seus empregos ou instituições de ensino e a maioria chega ao fim de sua jornada de trabalho.

Além disso, assim como a palavra “matutino”, o termo “vespertino” também é usado para adjetivar algum acontecimento neste período do dia. Neste caso, o que ocorrer no período da tarde pode ser adjetivado como algo “vespertino”.

Exemplos

  • Otávio estuda no período vespertino porque faz aulas de teatro pela manhã.
  • Vítor conseguiu o trabalho de motorista nos turnos vespertino e noturno.
  • Um jornal vespertino do bairro informou tudo o que aconteceu de manhã.

No caso de uma publicação de jornal, há aqueles que são matutinos (quando são publicados pela manhã) e os vespertinos (que são publicados à tarde).

Porém, os termos são mais comuns quando são referidos turnos escolares, que contam com os três períodos: matutino, vespertino e noturno.

Há ainda um exemplo de um mesmo acontecimento no período da manhã e à tarde com nomes diferentes: o surgimento do planeta Vênus no céu, que na antiguidade era confundido com uma estrela.

Por aparecer durante a alvorada, bem no início da manhã, e também durante o anoitecer, bem no fim da tarde, o planeta era conhecido antigamente por “estrela matutina” e “estrela vespertina”, mesmo se tratando do mesmo fenômeno.

Veja também a diferença entre AM e PM.

Emerson Machado
Emerson Machado
Escritor e jornalista, muito ligado a literatura e artes em geral. Trabalha com textos informativos e criativos desde que se lembra, tendo publicado seis livros e diversas reportagens, com direito a prêmios e tudo. Também é apaixonado por ciência e tecnologia e já escreveu para revistas, assessoria, jornal impresso e online. Atualmente, é mestrando em Estudos Literários, Culturais e Interartes na Universidade do Porto, em Portugal, onde vive.