Eficiência e eficácia


Elisângela Dias
Revisão por Elisângela Dias
Gestora de Recursos Humanos

A diferença entre eficácia e eficiência é que a eficácia refere-se a fazer a tarefa certa, completar atividades e alcançar metas. Já a eficiência é sobre fazer as coisas de forma otimizada, de maneira mais rápida ou com menos gastos.

Por exemplo, um carro pode ser uma forma de transporte muito eficaz, capaz de mover as pessoas para lugares específicos. Porém, um carro pode não ser o modo mais eficiente de transportar pessoas por causa do grande gasto de combustível.

Em termos gerais:

  • Eficaz (adj.) - É algo adequado para atingir um propósito, de modo a alcançar o resultado pretendido ou esperado.
  • Eficiente (adj.) - Quando a tarefa é executada da melhor maneira possível, com o menor desperdício de tempo, esforço e recursos.

Usar a eficácia e a eficiência

Indivíduos e empresas buscam maneiras de serem eficazes e eficientes, mas é possível ser eficaz sem ser eficiente, ou vice-versa.

Por exemplo, se uma empresa não está indo bem, pode optar por mudar sua forma de trabalho usando novas tecnologias. O treinamento pode até funcionar bem com os funcionários aprendendo a nova tecnologia.

Mas se a produtividade geral não melhorar após a implementação da tecnologia, podemos dizer que a estratégia da empresa foi eficiente, mas não eficaz.

As empresas frequentemente falam sobre a eficácia e a eficiência dos funcionários ao fazerem planos para melhorar as empresas. Embora pareçam semelhantes, a eficácia significa algo completamente diferente da eficiência.

Um empregado eficaz alcança suas metas, enquanto um empregado eficiente produz de forma rápida e inteligente.

Melhorar a eficácia

A eficácia pode ser medida no nível dos resultados das ações de funcionários e gerentes.

Para melhorar a eficácia, as empresas devem fornecer avaliações de desempenho, detalhando os pontos fracos dos funcionários através de críticas construtivas. Deve-se mostrar como o desempenho de um funcionário afeta a empresa como um todo.

Melhorar a eficiência

A eficiência no local de trabalho pode ser definida como o tempo necessário para fazer algo.

Funcionários e gerentes eficientes completam as tarefas no mínimo tempo possível. Isto também com a menor quantidade possível de recursos, utilizando estratégias de economia de tempo.

Os funcionários e gerentes podem ser ineficientes porque não sabem como ser eficientes. Ou até mesmo por não possuírem as ferramentas necessárias para executar tarefas de forma eficiente.

Trabalhar estrategicamente e pedir opiniões sobre o que está faltando no local de trabalho são formas de melhorar a eficiência.

É mais importante para uma organização buscar eficácia ou eficiência?

Se a empresa está tentando crescer de forma agressiva e tem recursos para isso, otimizar a eficácia pode ser o caminho a seguir.

No entanto, no caso de empresas menores e com menos recursos, buscar operações mais eficientes pode ser uma melhor saída. Isto porque pode maximizar as capacidades que ela já possui.

Encontrar o ponto de equilíbrio entre eficácia e eficiência é o objetivo final para todas as empresas.

Veja também a diferença entre:

Elisângela Dias
Revisão por Elisângela Dias
Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá em 2004. Pós graduada em Gestão de Projetos pela Universidade Cândido Mendes em 2007.