CAPEX e OPEX


Pedro Menezes
Pedro Menezes
Professor de Filosofia

CAPEX e OPEX são modalidades de investimento das empresas. Enquanto o CAPEX se refere às despesas com a aquisição de bens, o OPEX é relativo aos custos operacionais.

CAPEX ou Capital Expenditure significa despesas de capital. Ocorre quando a empresa necessita de adquirir bens para a melhoria de sua produção. Está relacionado ao investimento em máquinas, equipamentos e instalações das empresas.

OPEX ou Operational Expenditure significa despesas operacionais. Diferente do CAPEX, o OPEX relaciona todos os custos operacionais: manutenção, salários dos funcionários, contratação de serviços, despesas de consumo, etc.

CAPEX OPEX
Significado Capital Expenditures (despesas de capital) Operational Expenditures (despesas operacionais)
Tipo de despesas Aquisição de Instalações, maquinário, equipamentos, etc. Custos operacionais: salários, aluguéis de máquinas e equipamentos, custos de manutenção, publicidade, taxas e outros gastos consumíveis.
Exemplo Compra de impressoras para a produção de panfletos.(as máquinas passam a ser da empresa). Contratação de uma gráfica para a impressão de panfletos (não há aquisição de bens).
Quando é pago? No ato da compra. Mensalmente ou anualmente, dependendo do caso.
Descontos de Tributação A partir da depreciação dos bens. Os custos operacionais podem ser deduzidos do montante tributado.
Vantagens
  • São compreendidos como investimento.
  • Aumento do fluxo de caixa dos ativos.
  • Retorno a longo prazo.
  • Maior previsibilidade.
  • Dedução na tributação do ano corrente.
  • Facilidade de aprovação dos gastos.
  • Maior flexibilização dos custos, sem a necessidade de descapitalização.
  • Adaptação a mudanças do mercado.
Desvantagens
  • Depreciação dos bens adquiridos.
  • Dificuldade na aprovação dos gastos.
  • Altos custos a curto prazo.
  • São compreendidos como despesas, não investimentos.
  • Possibilidades de altos custos a longo prazo.
  • Maior inconstância.

É importante perceber que ambas as modalidades referem-se a despesas. Em geral, CAPEX e OPEX complementam-se como forma de impulsionar o desempenho de uma empresa e manter ou melhorar os seus ativos, respectivamente.

Com a tendência à terceirização de serviços, o OPEX possui uma maior facilidade de aprovação devido à possibilidade de flexibilização dos gastos operacionais.

Cabe às empresas, calcular e decidir quando é mais vantajoso assumir os custos de aquisição (CAPEX) ou quando é melhor relacionar as despesas à sua operacionalidade (OPEX).

Capex e Opex
CAPEX é a soma dos investimentos em bens de capital e OPEX refere-se ao custo operacional

O que é CAPEX?

O CAPEX (Capital Expeditures) também conhecido como "investimentos em bens de capital" é a soma dos custos obtidos pela compra de imóveis, máquinas e equipamentos.

Essa modalidade exige que a empresa despenda de um capital para sua aquisição. O CAPEX tem como objetivo suprir necessidades visando benefícios futuros.

A partir desse tipo de investimento, os bens passam a configurar parte do capital da empresa e devem trazer um retorno a longo prazo. Para a viabilidade do CAPEX, é necessário que o lucro cubra todo o investimento dentro de um curto espaço de tempo.

Para isso, é importante realizar um cálculo de retorno sobre o investimento.

O que é OPEX?

O OPEX (Operational Expenditures) é a soma dos custos de operação de uma empresa. Diferente do CAPEX, o OPEX representa todos os custos que não estão relacionados à aquisição de bens.

Por exemplo, pagamentos do salários dos funcionários, contratação de serviços de empresas terceirizadas, manutenção e reparo de equipamentos e outros gastos consumíveis.

O ponto central do OPEX é, por se tratar de um gasto contínuo, reduzir ao máximo os seus custos, maximizando a produtividade da empresa. Essa redução de gastos pode incidir diretamente no lucro.

Para isso, é necessário analisar se todos os gastos operacionais cumprem efetivamente sua função para a produtividade. Bem como, se os serviços contratado atendem a todos os quesitos necessários para a empresa.

CAPEX e OPEX em TI

A área de Tecnologia da Informação (TI) apresenta um grande desafio à escolha da modalidade de despesa mais vantajoso para as empresas.

A atuação na área de tecnologia mostra a velocidade das inovações e com elas a obsolescência de programas e equipamentos.

Com isso, as empresas da área apresentam uma tendência de trocar gradativamente o CAPEX por OPEX. O OPEX oferece uma atualização constante e adaptação às novas descobertas.

O crescente número de empresas prestadoras de serviços especializados em tecnologia favorece essa mudança.

A mudança de modalidade evita a descapitalização para a compra de novos equipamentos para substituição dos equipamentos anteriores (desatualizados ou obsoletos). E também evita os esforços necessários de treinamento de toda a equipe a cada mudança.

Veja também a diferença entre:

Pedro Menezes
Pedro Menezes
Licenciado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Mestrando em Ciências da Educação pela Universidade do Porto (FPCEUP).