Chefe e líder


Elisângela Dias
Revisão por Elisângela Dias • Gestora de Recursos Humanos
Escrito por Emerson Machado

O chefe é uma pessoa que comanda um grupo, um departamento ou uma organização. É investido de poder para a tomada de decisões e é procurado para a solução de problemas.

O líder também está à frente de um grupo, departamento ou organização. Porém, suas ações influenciam o comportamento das outras pessoas para que os resultados sejam alcançados da melhor maneira possível.

Muitos confundem as duas palavras, pois ambas são posições de poder. No entanto, um chefe e um líder têm grandes diferenças. Estas distinções estão geralmente ligadas ao modo como o indivíduo exerce o seu poder dentro do grupo.

Características do chefe

Pode-se dizer que é uma administração "egoísta". Apesar de ter conhecimento e experiência que lhe dão a posição, um chefe exerce o poder de forma autoritária, utilizando o seu cargo acima dos outros para ditar regras e dar ordens.

Por ser assim, o chefe tem tendência em não ouvir os funcionários, que muitas vezes se sentem desmotivados em expressar suas dúvidas e levar ideias para debate.

Este monopólio de poder desperta temor entre os colaboradores, que são vistos como subordinados. Neste sentido, o grupo de trabalho cumpre suas tarefas sem um verdadeiro respeito pelo chefe, pois o temem.

O chefe também não se preocupa em proporcionar um ambiente agradável para os integrantes do grupo pelo qual é responsável. Isto porque está mais focado nos processos do trabalho do que nas pessoas envolvidas.

Em vez disso, está sempre em busca de lucros e resultados. Isto sem procurar estar ciente sobre quem entre os membros da organização são melhores em determinadas tarefas e aproveitando-os de maneira inteligente.

Na posição de chefe, não vê a necessidade em incentivar os funcionários, pois acredita que um bom trabalho é uma obrigação.

Diferença entre chefe e líder

Características do líder

Um chefe não pode ser considerado um líder, mas um líder pode ser considerado um chefe. Geralmente, o líder ocupa uma posição que lhe dá poder e proporciona tomadas de decisão, tendo conhecimento e experiência para isso.

O líder demonstra em suas ações e no diálogo um modo eficiente em lidar com o grupo pelo qual é responsável. Os integrantes são vistos como uma equipe e são motivados frequentemente pelo líder para que façam um bom trabalho, pois o tomam como exemplo.

Um líder tem a capacidade de despertar respeito por parte dos membros da sua equipe, inspirando e estando presente nos processos do trabalho.

É também um profissional que sabe ouvir e admite seus erros quando os comete, o que motiva os colaboradores e inspira respeito.

O profissional em posição de liderança também está sempre atento aos colaboradores e seus pontos fortes. Assim, cria estratégias para utilizar os talentos que tiver no grupo de maneira eficaz.

Além disso, o líder reconhece as dificuldades dos profissionais em sua equipe. Por isso, faz o possível para ajudá-los a superar obstáculos e aperfeiçoar suas habilidades. Isto cria um ambiente de troca de conhecimento que faz a interação ser motivadora e um fator de crescimento para os trabalhadores e para a empresa.

Veja também a diferença entre:

Elisângela Dias
Revisão por Elisângela Dias
Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá em 2004. Pós graduada em Gestão de Projetos pela Universidade Cândido Mendes em 2007.