Eficácia, eficiência e efetividade


A eficácia está diretamente relacionada com os resultados alcançados pelas ações. Já a eficiência analisa os objetivos em relação aos recursos e custos dispendidos para o seu desenvolvimento. Enquanto a efetividade comporta os impactos das ações em seu contexto.

Para o sucesso de um projeto, todas as dimensões devem ser consideradas e a eficácia, a eficiência e a efetividade devem caminhar juntas.

Eficácia Eficiência Efetividade
O que é Fazer o que deve ser feito, de acordo com os objetivos traçados. Capacidade de realizar corretamente todas as etapas do processo visando seu objetivo. Fazer bem-feito, ponderando os custos e os recursos para se alcançar um objetivo. A eficiência se realiza através da qualidade do processo em relação aos gastos para a sua realização. Resultado da união de eficácia e eficiência relacionada aos impactos das ações. Situação que garante a permanência do serviço, produto ou cargo.
Palavras-chave Resultado Custos/Recursos Impacto

O que é eficácia?

A eficácia é a capacidade de alcançar uma meta ou objetivo, executando corretamente todas as etapas do projeto. A eficácia preza pela realização daquilo que tem que ser feito com o foco no resultado final.

Exemplo de eficácia

Objetivo: Chegar em casa.
Modo: sair de onde está e ir direto em direção à casa.

A medida pode ser compreendida como eficaz desde que o resultado (chegar em casa) seja alcançado.

O que é eficiência?

A eficiência é compreendida como aquilo que deve ser feito com o foco no processo otimizado. Um projeto eficiente é aquele que atinge seu objetivo com o mínimo de recursos possíveis. A eficiência está relacionada aos seus custos (materiais, pessoal, gastos, tempo etc.).

Exemplo de eficiência

Objetivo: Chegar em casa.
Modo: Analisar e realizar o melhor caminho para se chegar em casa (menor percurso, menor tempo, menor custo, etc.)

Para se alcançar o resultado, os recursos que deveriam ser utilizados foram analisados e otimizados.

O que é efetividade?

Efetividade significa a junção da eficácia e da eficiência em sua relação aos impactos do projeto, sua duração e manutenção.

Para que um projeto ou empreendimento seja efetivo é necessária uma avaliação posterior ao seu desenvolvimento para se certificar que todas as ações geraram os efeitos desejados.

Exemplo de efetividade

Objetivo: Chegar em casa.
Modo: Definir estratégias que considerem o melhor horário de realização do percurso, procurar variações relevantes ao longo da semana (ex: passar perto do estádio de futebol nos dias de jogo). Avaliar e realizar ajustes periódicos.

Desse modo, além dos resultados e dos recursos mobilizados, são também analisados os possíveis impactos e a possibilidade de duração do planejamento.

Veja também a diferença entre: