Habilidade e competência


Habilidades são capacidades que uma pessoa adquire para desempenhar determinado papel ou função, enquanto a competência é mais ampla e consiste na junção e coordenação das habilidades com conhecimentos e atitudes.

Apesar desses termos serem usados de forma intercambiável, eles apresentam significados diferentes, e as competências definem os requisitos para o sucesso no trabalho em termos mais amplos do que as habilidades.

Pense nas habilidades como uma das três partes que compõem uma competência: as outras duas seriam os conhecimentos e a atitude.

Alguém muito habilidoso não significa necessariamente alguém muito competente. Um pessoa pode ter habilidades, porém não ter as competências necessárias, porém, para alguém ser competente, é necessário ser hábil para desempenhar sua função.

Por exemplo, em um time, um jogador pode ser o mais habilidoso na hora de driblar seus adversários, porém, se ele não consegue concluir suas jogadas, ele pode ser menos competente do que um jogador que não tenha um drible tão bom, mas que consiga marcar gols.

O que são habilidades?

Uma habilidade é uma capacidade aprendida, por meio de treinamento ou experiências, para obter um resultado desejado ou realizar funções de trabalho.

Ela é adquirida através de um esforço para realizar atividades ou funções envolvendo ideias (habilidades cognitivas), coisas (habilidades técnicas) ou pessoas (habilidades interpessoais).

O que são competências?

Competências são um conjunto de habilidades e conhecimentos relacionados que permitem que uma pessoa atue efetivamente em um trabalho ou situação.

Uma competência é mais do que apenas conhecimento e habilidades. Envolve a capacidade de atender demandas complexas, recorrendo e mobilizando recursos, em contexto particulares. As competências, portanto, podem incorporar uma habilidade, mas são mais do que apenas ela. 

"O quê?" versus "Como?"

Uma maneira simples de se entender a diferença entre habilidades e competências é relacionando esses termos com as perguntas “O quê?” e “Como?”.

As habilidades são as capacidades específicas que são aprendidas. Conhecer as habilidades de uma pessoa nos ajuda a perceber se seu treinamento e experiência a preparam para um tipo de atividade. 

Em outras palavras, as habilidades nos dão o "o quê?". Elas nos dizem quais tipos de habilidades uma pessoa precisa para realizar uma atividade ou trabalho específico. 

Porém, ela não responde como um indivíduo pode realizar um trabalho com sucesso, ou como ele se comporta no ambiente de trabalho para alcançar o resultado desejado.

Esse “como?” é definido pelas competências de uma pessoa, traduzindo habilidades e conhecimentos em comportamentos no trabalho, e demonstrando a capacidade de executar as tarefas com competência.

Pensamos no exemplo de uma pessoa que tem doutorado em biologia. Durante seus anos de estudo ela aprendeu as teorias e como fazer experimentos, então ela tem “o que” é necessário para ser professor universitário. Porém, “como” ela vai usar essas habilidades na prática, se ela tem didática para ensinar seus alunos ou não, irá determinar se ela será uma professora competente.

O que é mais importante: competência ou habilidade?

Tanto as competências quanto as habilidades são importantes para se trabalhar de modo eficiente, entretanto, alguém mais competente pode ser melhor para uma empresa, ou em determinadas situações, do que alguém muito habilidoso.

Por exemplo, alguém pode ser muito habilidoso em criar planos de marketing, porém, se ele não consegue resolver situações urgentes, uma pessoa que tem menos habilidades pode ser mais competente que ele, conseguindo resolver melhor os problemas.

Veja também a diferença entre Eficiência e Eficácia