Trabalho e emprego


Elisângela Dias
Revisão por Elisângela Dias • Gestora de Recursos Humanos
Escrito por Emerson Machado

Um trabalho é um conjunto de atividades para, geralmente, alcançar um objetivo e pode ser remunerado ou não. Um emprego é uma atividade que se realiza com o intuito de se obter renda.

Apesar de serem palavras com significados diferentes, a maioria das pessoas utiliza “trabalho” e “emprego” como sinônimos. No entanto, erroneamente, pois não designam apenas o “ofício” de alguém.

O que é um trabalho?

O trabalho é o conjunto de atividades ligado a objetivos e reconhecimento pessoal.

Neste sentido, não está relacionado apenas diretamente a ganhos financeiros, mas realizações pessoais que o indivíduo alcança ao atingir metas e objetivos.

O trabalho está estritamente relacionado ao crescimento do indivíduo. Pode até ser acompanhado pela vontade de contribuir com algo para o mundo. É também uma forma de adquirir habilidades e aprimorá-las, além de ter oportunidade de tomar iniciativas, decisões e fazer parte de grupos com objetivos em comum.

Pessoas unidas no trabalho

O ser humano é preparado para o trabalho desde a infância, com os primeiros trabalhos escolares. Estes já incitavam que fazer um trabalho traz recompensas para além daquelas ligadas ao dinheiro.

Um exemplo de trabalho não remunerado é o trabalho voluntário. Nele, o indivíduo oferece serviços e completa atividades por altruísmo, com o simples desejo de melhorar o mundo de alguma forma.

O que é um emprego?

O emprego é um cargo que o indivíduo tem em uma empresa que oferece pagamento para que cumpra devidas funções. Neste sentido, é uma forma de conseguir renda através das atividades desenvolvidas.

Por ser, geralmente, vinculado a uma empresa, o indivíduo empregado oferece trabalho em troca de dinheiro. No entanto, a mesma pessoa pode não se sentir completamente feliz com o que faz, sendo a função meramente um emprego. Ou seja, uma maneira de se conseguir renda.

Em algum momento da vida, quase todas as pessoas terão um emprego.

Pode ser aquele no trabalho que realmente ama, ou apenas para pagar despesas e/ou utilizar o dinheiro para investir em cursos e outras formas de aperfeiçoamento. Isto para, enfim, conseguir um trabalho.

Vale citar que um trabalho também pode ser um emprego.

Por exemplo, uma pessoa que ama cozinhar conseguir um emprego como chef em um restaurante muito apreciado tem um trabalho. Isto porque desenvolve atividades de acordo com o que busca de seu crescimento pessoal e profissional. E ainda recebe remuneração por isso.

Veja também a diferença entre:

Elisângela Dias
Revisão por Elisângela Dias
Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá em 2004. Pós graduada em Gestão de Projetos pela Universidade Cândido Mendes em 2007.