Conceito e definição


Pedro Menezes
Pedro Menezes
Professor de Filosofia

O conceito é uma construção de sentido sobre alguma coisa ou tema determinado. Já a definição tende a representar o que a coisa ou tema é realmente.

Ambos são construções sociais que permitem que uma ideia seja comunicada e compreendida.

Entretanto, a diferença entre o conceito e a definição está na extensão daquilo que é dito. Os conceitos são mais “abertos” cabem interpretações mais livres, enquanto as definições têm como objetivo impedir ao máximo a ambiguidade.

O que é conceito?

Conceito transmite a ideia de concepção, de gestação de uma ideia. Tem origem no latim conceptus que significa “conter algo”, “formar dentro de si”.

Assim, quando se cria um conceito sobre algo, o que se produz é uma interpretação possível e completa sobre aquilo.

Por exemplo, o conceito de “casa”, pode estar relacionado tanto com o lugar em que se habita e todas as variáveis sobre a sua função como a estrutura propriamente de uma casa (portas, telhados e janelas, alicerces, vigas, etc.).

Dessa maneira, o conceito é, de certo modo, a resolução de um problema, cria uma ideia que responda à questão, ainda que de forma temporária.

O que é definição?

A definição é a explicação do significado de algo, de forma mais completa, clara e breve possível.

Diferente do conceito, a definição tem como objetivo evitar o máximo de ambiguidade possível. Com isso, os interlocutores poderão ter a certeza de que se trata da mesma questão, abordada da mesma maneira.

Uma definição pode ser extensiva ou intensiva:

  • Definição extensiva - cria o máximo de proximidade através de elementos semelhantes que possam dar conta do sentido que se busca representar.
  • Definição intensiva - tenta excluir tudo o que não pertence à ideia para chegar no significado essencial do objeto.

Assim, a definição tenta delimitar o sentido de um termo, expressão, objeto, ideia, etc.

Veja também a diferença entre:

Pedro Menezes
Pedro Menezes
Licenciado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Mestrando em Ciências da Educação pela Universidade do Porto (FPCEUP).