Extrovertido e introvertido


Emerson Machado
Emerson Machado
Jornalista

As palavras extrovertido e introvertido referem-se a traços marcantes da personalidade humana. Os termos são antônimos um do outro. Isto significa que são opostos. No caso de uma pessoa extrovertida, sua atenção é voltada ao mundo exterior. A introvertida tem um foco mais direcionado ao seu interior.

No entanto, baseada nas teorias do psiquiatra e psicoterapeuta Carl Gustav Jung, a psicóloga norte-americana Isabel Briggs Myers afirmou ser possível que haja um espectro da personalidade. Conceito de que haveria diferentes tipos de extroversão e introversão.

Entenda as diferenças:

Extrovertido Introvertido
Definição Indivíduo orientado pelo exterior. Indivíduo orientado pelo seu interior.
Características
  • Valoriza a sociabilidade
  • Tem facilidade em expressar opiniões e sentimentos
  • Destaca-se no meio social
  • Valoriza conceitos e ideias
  • Geralmente tímido e mais reservado
  • Não expressa opiniões e sentimentos com facilidade
Sinônimos
  • Sociável
  • Comunicativo
  • Divertido
  • Carismático
  • Animado
  • Tímido
  • Quieto
  • Calado
  • Recatado
  • Reservado

O que é ser extrovertido?

Um indivíduo extrovertido é orientado pelo mundo exterior. Ou seja, relações interpessoais e sociabilidade são fatores que motivam uma pessoa extrovertida.

É um termo derivado da palavra extroversão, que tem o seguinte significado: qualidade de alguém que expressa suas opiniões e sentimentos facilmente. Também é uma pessoa receptiva em relação a comportamentos alheios.

Geralmente, ao dizer que uma pessoa é extrovertida, faz-se referência a um indivíduo divertido, engraçado. Este tem facilidade em conviver com outras pessoas e se destacar no meio social em que está inserido.

Segundo o psiquiatra e psicoterapeuta Carl Gustav Jung, a extroversão é caracterizada pelo comportamento que foca a energia psíquica ao mundo exterior.

Assim, alguém extrovertido é mais sociável, confiante e com capacidade de adaptação rápida ao ambiente em que se encontra.

Exemplo de pessoa extrovertida

Imagine alguém que gosta de sair para festas, conhecer pessoas novas e não tem problemas em expressar suas opiniões e ideias. Esta é uma pessoa extrovertida, pois é orientada ao mundo exterior, pela sociabilidade.

Pessoas extrovertidas à mesa

O que é ser introvertido?

Ao contrário de uma pessoa extrovertida, o indivíduo introvertido direciona a sua energia psíquica ao seu interior. Neste sentido, dá prioridade ao campo das ideias e tem a tendência em ser tímido e se comunicar de forma retraída.

O termo é originado da palavra introversão. Esta é a característica de pessoas que, segundo Jung, possuem um comportamento fechado e contido, em que a energia psíquica está direcionada a si mesmas.

Pessoas introvertidas são, em geral, tímidas, mais reservadas e não expressam seus sentimentos e opiniões com facilidade. Ou seja, está mais voltada a si mesma do que para o meio social em que está inserida.

Exemplo de pessoa introvertida

Pense em um indivíduo que prefere ficar em casa lendo livros ou vendo filmes ao invés de ir para alguma festa, mesmo que seja convidado. É uma pessoa mais quieta, que quase não expressa suas opiniões e sentimentos. Este é alguém introvertido.

Pessoa introvertida e tímida lendo um livro

Entretanto, a introversão também pode ser associada ao comportamento de uma pessoa que está concentrada em algo. Um exemplo é quando alguém extrovertido deixa de fazer algumas atividades a fim de estudar para uma prova.

Nestes casos, é dito que a pessoa “está introvertida”, o que caracteriza um período em que está mais reservada. Porém, não é um traço forte de sua personalidade.

Veja também:

Emerson Machado
Emerson Machado
Escritor e jornalista, muito ligado a literatura e artes em geral. Trabalha com textos informativos e criativos desde que se lembra, tendo publicado seis livros e diversas reportagens, com direito a prêmios e tudo. É apaixonado por ciência e tecnologia e já escreveu para revistas, assessoria, jornal impresso e online. Vive no Porto, Portugal.