Mal e mau


Emerson Machado
Emerson Machado
Jornalista

A melhor maneira de entender a diferença entre mal e mau é pelo contexto em que as palavras se encontram. Isto porque mal diz respeito ao contrário de bem, enquanto mau se refere ao oposto de bom.

Definição de mal

“Mal” é o antônimo de bem. A palavra “mal” é um advérbio de modo, se referindo sempre a um verbo, e também pode ser utilizada como substantivo, quando significa “doença”, por exemplo.

Como advérbio, pode signifcar algo que foi feito de forma errada. Se usada como substantivo, pode ser sinônimo de desgraça ou problema, e também pode surgir no plural (males) e ser precedido por um artigo, pronome ou adjetivo.

Além disso, “mal” também pode ser uma conjunção subordinativa temporal. Isto quer dizer que pode substituir expressões como “assim que”, “logo que” ou “quando”. Neste caso, a palavra indica uma passagem de tempo.

Exemplos com a palavra mal

  • Advérbio de modo: João se comportou mal.
  • Substantivo: Há males que vêm para o bem.
  • Conjunção: Mal terminou a prova, o sino tocou.

Definição de mau

“Mau” é o antônimo de bom e significa algo ou alguém "sem qualidade". Também pode ser sinônimo de cruel, ruim, malvado, entre outras denominações negativas.

A palavra “mau” é um adjetivo, ou seja, é utilizada para descrever algo ou alguém. Portanto, sempre será empregada neste sentido. O plural de "mau" é maus, enquanto o feminino é .

Exemplos com a palavra mau

  • O mau tempo fez com que a festa fosse cancelada.
  • A professora estava de mau humor durante a manhã.
  • O homem pode deixar de ser mau.

Logo, para não haver confusão na hora de escrever, substitua mal/mau por bem/bom. O antônimo daquela que fizer sentido na frase é a palavra a ser utilizada:

  • Um aluno se sentiu mal esta manhã.
    Um aluno se sentiu bem esta manhã.
  • Maria foi muito mal na prova.
    Maria foi muito bem na prova.
  • O cão ficou conhecido por ser mau.
    O cão ficou conhecido por ser bom.
  • O casal teve muitos maus momentos.
    O casal teve muitos bons momentos.

Veja também a diferença entre:

Emerson Machado
Emerson Machado
Escritor e jornalista, muito ligado a literatura e artes em geral. Trabalha com textos informativos e criativos desde que se lembra, tendo publicado seis livros e diversas reportagens, com direito a prêmios e tudo. Também é apaixonado por ciência e tecnologia e já escreveu para revistas, assessoria, jornal impresso e online. Atualmente, é mestrando em Estudos Literários, Culturais e Interartes na Universidade do Porto, em Portugal, onde vive.