História e Estória


Emerson Machado
Emerson Machado
Jornalista

A palavra história seria utilizada para a história enquanto ciência, ou seja, para narrativas de acontecimentos reais. Já estória faz referência a narrativas ficcionais e é muito antiga na língua portuguesa, sendo considerada um arcaísmo.

No entanto, oficialmente a partir de 1943, a palavra história passou a ser usada para ambos os tipos de narrativa, sejam de fatos verídicos ou ficcionais.

HistóriaEstória
DefiniçãoUtilizada para narrativas de acontecimentos reais, no entanto, atualmente, o termo é usado em qualquer situação.Palavra utilizada como sinônimo de narrativas ficcionais.
Exemplo

A história do Brasil é muito rica e começa em 1500.

A menina não quis ler a estória sobre fadas e princesas.

Acordo OrtográficoHoje em dia, a palavra "história" é utilizada tanto para narrativas ficcionais quanto para fatos reais. Medida reconhecida em 1943 pela Academia Brasileira de Letras.A palavra "estória" é considerada um arcaísmo, ou seja, é muito antiga, antiquada, com poucos usuários. Atualmente, não é tão comum, sendo substituída pela palavra "história".

História ou estória?

Muitos defendem que apenas a palavra "história" seria válida para fazer referência a fatos reais ou ficcionais. Isto porque a palavra "estória" deveria ter caído em desuso, sendo uma variação antiga do original em grego (historia) e também influenciada pelo idioma inglês, com a palavra story (que é diferente de history).

Por não ter sido deixada de lado pelos falantes da língua portuguesa, a palavra estória é considerada um arcaísmo. Isto significa que é muito antiga, antiquada.

Porém, com o passar do tempo, incorporou o significado de referência a narrativas ficcionais. O contraste teria surgido para distinguir fábulas e contos infantis da história enquanto ciência. Veja alguns exemplos:

Exemplos de história e estória

  • A história do Reino Unido é repleta de guerras.
  • A avó contou uma estória muito engraçada sobre bruxas aos netos.
  • O professor iniciou a aula destacando os principais pontos da história americana.

Neste sentido, a palavra estória foi empregada em uma frase que faz referência a uma narrativa inventada. Já a aula do professor tocou em tópicos reais, sendo utilizada a palavra história.

Entretanto, é fundamental ter em mente que, hoje em dia, a palavra história é a mais correta e aceita para ambas as narrativas.

Exemplos sem diferenciação

  • A história da Inglaterra é marcada pelo incêndio de Londres.
  • O menino leu a história dos dragões em apenas um dia!
  • O turista descansou e depois contou toda a história do assalto.

Nos exemplos acima, as palavras história foram usadas sem diferenciação, mas não têm significado igual. No caso do menino, é uma narrativa ficcional.

Maiúscula ou minúscula?

Muitos têm essa dúvida quando precisam escrever a palavra história. No entanto, segundo o Acordo Ortográfico, colocar a primeira letra maiúscula é opcional quando se faz referência a história enquanto ciência ou disciplina. Em todo o restante, deve ser utilizada letra minúscula. Com exceção, é claro, para inícios de frase.

Veja também a diferença entre:

Emerson Machado
Emerson Machado
Escritor e jornalista, muito ligado a literatura e artes em geral. Trabalha com textos informativos e criativos desde que se lembra, tendo publicado seis livros e diversas reportagens, com direito a prêmios e tudo. Também é apaixonado por ciência e tecnologia e já escreveu para revistas, assessoria, jornal impresso e online. Atualmente, é mestrando em Estudos Literários, Culturais e Interartes na Universidade do Porto, em Portugal, onde vive.