Importação e exportação


A importação é a atividade de comprar produtos ou serviços produzidos por outros países, enquanto a exportação é o termo utilizado para vender produtos ou serviços para o exterior. Ambas são atividades principais do comércio internacional de um país

ImportaçãoExportação
O que éA importação diz respeito à entrada de bens ou serviços no país, vindos do exterior.A exportação compreende à saída de bens e serviços de um país, sendo enviados para o exterior.
MotivoAtender a demanda de produtos que não podem ser produzidos no país.Entrar em novos mercados, encontrar demanda para determinado produto e diminuir o excedente. 
Procedência do produtoProduzido no exterior.Produzido em território nacional.
Fatores significativosA importação depende diretamente da taxa de câmbio da moeda local.A taxa de câmbio da moeda local também influencia diretamente na exportação. 

O que é importação?

A importação é relacionada a entrada de bens ou serviços em território nacional, provenientes de outros países.

A principal razão para a importação de produtos é atender à demanda de bens que não podem ser produzidos no mercado interno. Isso pode ocorrer no caso de tecnologia, quando os recursos são obsoletos ou caros, ou quando determinado produto ou serviço não pode ser produzido internamente por falta de habilidades ou recursos.

O nível de importação depende diretamente da taxa de câmbio da moeda local. Se a moeda local for forte (o que significa que sua moeda tem uma boa cotação comparada a outras moedas) você consegue comprar mais moedas estrangeiras e, consequentemente, mais bens estrangeiros, então o nível de importação aumenta. Se a sua moeda local for fraca, o nível de importação tende a diminuir.

Exemplo: O Brasil contratar mão de obra da Índia, ou comprar gás natural da Bolívia.

O que é exportação?

A exportação acontece quando as empresas nacionais vendem seus produtos ou serviços no exterior.

Há várias razões pelas quais as empresas decidem exportar seus produtos. Primeiro, elas podem querer entrar em mercados novos, e assim, expandir e internacionalizar. Algumas empresas também decidem exportar para atender uma demanda que existe no exterior, mas que não existe internamente. A exportação também é uma ótima maneira de diminuir o excedente da oferta e tornar a produção mais eficiente.

O nível de exportação também está estritamente relacionado com a taxa de câmbio da moeda local. Se o câmbio for fraco, o que significa que um país de moeda forte pode comprar mais da sua moeda e dos seus bens, o nível de exportação aumenta. 

Exemplo: O Brasil vender soja para a China.

Produtos que o Brasil importa e exporta

Entre os produtos mais exportados pelo Brasil estão a soja, o minério de ferro, óleos brutos de petróleo, açúcar e carne de frango. Já os produtos mais importados são medicamentos humanos e veterinários, automóveis, partes e peças para veículos e inseticidas*.

(Dados de 2016, segundo o portal ADVFN).