Psicólogo e Psiquiatra


Os psicólogos são os profissionais com formação em psicologia, que tratam os transtornos mentais por meio de terapias, enquanto os psiquiatras têm formação em medicina, e tratam transtornos psiquiátricos por meio de medicamentos.

PsicólogoPsiquiatra
O que é

O psicólogo é o profissional que possui formação na área de psicologia, e utiliza da terapia para lidar com problemas de ordem comportamental e psicológica.

O psiquiatra é o profissional com formação em medicina, com especialização em psiquiatria. Esse profissional é habilitado para lidar com variados transtornos mentais, como depressão ou psicoses.

O que trataTranstornos psicológicos.Apesar de também tratar transtornos psicológicos, sua especialidade é em transtornos psiquiátricos.
Quando procurar

A ajuda desse profissional é indicada em casos de crises em ciclos da vida, como perda de emprego, dificuldade em relacionamentos, problemas no trabalho, luto, depressão ou ansiedade.


Psicólogos também são aptos para aplicar testes vocacionais.

O tratamento com um psiquiatra é indicado em casos de dependência química, esquizofrenia, transtorno obsessivo compulsivo (TOC), depressão, bipolaridade e ansiedade.
FormaçãoO psicólogo é o profissional que tem formação em psicologia.O psiquiatra deve ser formado em medicina, e posteriormente realizar residência em psiquiatria. 
LaudoConfere laudo.Confere laudo.
Modo de tratamentoA principal ferramenta de trabalho é a conversa.A forma de intervenção mais utilizada por psiquiatras é a prescrição de medicamentos. 
Pode prescrever medicamentoNão.Sim.
Onde trabalhamGeralmente trabalham em clínicas particulares, ambulatórios, hospitais, em empresas, em instituições da Rede de Atenção Psicossocial e no Sistema Único de Assistência Social (SUAS).Trabalham em consultórios particulares, hospitais, ambulatórios, e na Rede de Atenção Psicossocial.
Tempo de tratamento

Longa duração, pois não busca a redução imediata dos sintomas, e sim o entendimento das causas.

Tem menor duração, pois visa a redução dos sintomas.

O que faz um psiquiatra?

Psiquiatras são profissionais formados em medicina, e posteriormente especializados em psiquiatria.

Seu trabalho tem como objetivo a redução dos sintomas e melhora da qualidade de vida do paciente a curto e médio prazo.

Diferentemente dos psicólogos, esses profissionais são aptos a prescrever medicamentos, e suas principais ferramentas são a terapia, os laudos psiquiátricos, o atendimento e a prescrição de medicamentos.

Quando procurar um psiquiatra

É recomendado o tratamento psiquiátrico em casos de desordens mentais mais severas, como a esquizofrenia, transtornos de humor, dependência química, transtorno obsessivo compulsivo (TOC), depressão, bipolaridade e ansiedade.

O que é psiquiatria forense

A psiquiatria forense é o ramo da psiquiatria que lida com essa área em relação à lei.

O profissional dessa área atua em tribunais, nos casos onde haja dúvida sobre a integridade mental dos indivíduos. Seu trabalho é o de avaliar a capacidade do suspeito para atos da vida civil, e se eles podem ser responsabilizados criminalmente, de acordo com seu estado mental.  
Para isso, esse profissional necessita de um treinamento específico, que deve ser reconhecido pela Associação Brasileira de Psiquiatria.

O que faz um psicólogo?

O psicólogo é o profissional que possui formação na área de psicologia, e utiliza da terapia para lidar com problemas de ordem comportamental e psicológica.

O objetivo do psicólogo não é a redução imediata dos sintomas, mas a compreensão das causas que levaram ao adoecimento mental, e por isso seu tratamento costuma ter maior duração.

As ferramentas utilizadas por esses profissionais são a terapia, os laudos psicológicos, o atendimento psicossocial e o psicodiagnóstico.

Quando procurar um psicólogo?

O tratamento psicológico é indicado em casos de crises relacionadas aos ciclos da vida, como perda de emprego, dificuldade em relacionamentos, problemas no trabalho ou luto.

Também é indicada quando o paciente busca uma melhoria geral de suas relações.

O que é psicoterapia?

A psicoterapia é o termo para designar qualquer tratamento com métodos e propósitos psicológicos.

Também conhecida como terapia de conversa, a psicoterapia é uma forma de ajudar pessoas com doenças mentais e dificuldades emocionais, e pode ser realizada tanto por psicólogos como psiquiatras.

A principal ferramenta de trabalho do psicoterapeuta é a palavra, e existem várias abordagens para esse método, incluindo o cognitivo-comportamental, interpessoal e outros tipos de terapia de conversa.

O que é psicanálise?

A psicanálise é o método de psicoterapia moderna criado pelo médico Sigmund Freud.

O psicanalista pode ser formado em diferentes áreas, mas deve ter se especializado em psicanálise, que envolve de 5 a 8 anos de doutorado.

A psicanálise é um método de investigar a mente, especialmente seu lado inconsciente. Ela busca interpretar o conteúdo das ações, palavras e produções inconscientes do paciente, e seus tratamentos costumam ser de longo prazo.

Apesar de muitos estudos na área, a psicanálise ainda não é regulamentada no Brasil.