Pós-graduação, mestrado e MBA


A pós-graduação se destina a quem concluiu a graduação e conta com dois tipos, stricto sensu e lato sensu, que diferenciam os diferentes cursos deste nível de ensino: mestrado, doutorado, pós-doutorado, MBA, especialização e aperfeiçoamento.

Um mestrado e um MBA são cursos de pós-graduação. Por isso, para entender as diferenças, é preciso saber que a pós-graduação se divide por tipos e diferentes temas, dependendo do interesse do indivíduo.

Pós-graduaçãoMestradoMBA
DefiniçãoCursos destinados àqueles que já concluíram a graduação. O objetivo é especializar os profissionais nas mais diversas áreas do saber, seja preparando-os para o mundo acadêmico e científico ou para o mercado de trabalho.Curso de pós-graduação para a formação de pesquisadores e professores. Por ser voltado ao mundo acadêmico, demanda muitas horas de pesquisa para a apresentação de uma tese (dissertação) sobre o assunto escolhido. Pode levar anos, dependendo da área estudada, e confere o grau de mestre ao indivíduo.Curso de pós-graduação, sigla em inglês para Master in Business Administration, ou “mestrado em administração de negócios”. Todos os cursos, que podem ser de diferentes áreas, devem contar com disciplinas de gestão e administração, já que são voltados ao âmbito empresarial.
TipoStricto sensu ou Lato sensuStricto sensuLato sensu
Exemplos
  • Mestrado
  • Doutorado
  • Pós-doutorado
  • MBA
  • Especializações
  • Aperfeiçoamento
  • Mestrado em História
  • Mestrado em Literatura
  • Mestrado em Robótica
  • Mestrado em Saúde Pública
  • MBA em Marketing
  • MBA em Agronegócio
  • MBA em Tecnologia Informática
  • MBA em Gestão de Saúde

O que é pós-graduação?

Como o nome já diz, um curso de pós-graduação é destinado a pessoas que já concluíram o nível anterior de ensino, ou seja, a graduação. Tem o objetivo de especializar os profissionais nas áreas de interesse do indivíduo.

Para isso, a pós-graduação é dividida em stricto sensu e lato sensu.

Ambas estas expressões latinas são utilizadas para conferir o tipo de especialização. A pós-graduação stricto sensu (em sentido estrito) conta com os cursos de mestrado e doutorado, que necessitam de pesquisas aprofundadas sobre o assunto escolhido.

Já os cursos de pós-graduação lato sensu (em sentido amplo) são especializações em um nível um pouco mais elevado que a graduação e, geralmente, focadas no sentido prático da profissão do pós-graduando.

Nesta categoria entra o Master in Business Administration (MBA), que é voltado a profissionais do mundo empresarial.

Logo, pode-se dizer que uma das principais diferenças entre um mestrado e um MBA está no tipo de pós-graduação a que pertencem. O mestrado é stricto sensu, enquanto o MBA é lato sensu.

Cursos de pós-graduação

Os cursos de pós-graduação podem ter os mais variados temas e assuntos, mas são divididos nas seguintes categorias:

  • Mestrado

  • Doutorado

  • Pós-doutorado

  • MBA

  • Especialização

  • Aperfeiçoamento

Para ingressar na pós-graduação, vários requisitos são avaliados, sendo o diploma de graduação o principal. Cada instituição tem regras próprias para admissão, mas geralmente analisam o currículo do candidato, seus conhecimentos em língua estrangeira e até podem realizar uma entrevista.

Em algumas instituições, para ingresso em um mestrado, é necessária a elaboração de um pré-projeto, com os objetivos do estudo a ser desenvolvido. Na maioria das vezes, o documento é pedido no ato da candidatura e deve seguir regras estabelecidas pela universidade.

O que é mestrado?

O mestrado é um grau de especialização em determinada área e/ou assunto do conhecimento. Stricto sensu e voltado para fins científicos, tem o objetivo de formar pesquisadores e professores de diferentes áreas do saber.

Ao fim de um mestrado, que requer a apresentação de uma dissertação sobre o tema de pesquisa escolhido, será conferido ao indivíduo o grau de mestre. Ele deve ser capaz de seguir variadas linhas de pesquisa e elaborar estudos científicos, além de poder dar aulas relacionadas ao conhecimento desenvolvido.

Portanto, o mestrado confere o grau de mestre, formando professores e pesquisadores. Assim, é voltado para o âmbito acadêmico. Para o lado empresarial da sociedade, foram criados os cursos de MBA e outros tipos de pós-graduação.

O que é MBA?

Master in Business Administration (MBA), como é de se deduzir, são cursos voltados para o mundo empresarial e focados na prática profissional do indivíduo.

É um curso lato sensu e abrange diversos assuntos para dar ao estudante uma visão geral das áreas administrativas do setor corporativo.

Há diversos cursos de MBA, que vão desde o agronegócio ao marketing. Existem ainda opções relacionadas à tecnologia ou à área da saúde. No entanto, todos os estudantes devem passar por disciplinas de administração e gestão.

No Brasil, é possível fazer um MBA presencial ou à distância. A duração dos cursos varia de acordo com a área escolhida, mas terão uma carga horária de pelo menos 360 horas. Isto porque o MEC só reconhece cursos de MBA com este mínimo garantido. Porém, o padrão é que um MBA tenha a média de 480 horas.

Veja também a diferença entre: