Bacharelado e licenciatura


Bacharelado e licenciatura são dois tipos de graduação, e sua principal diferença está no carreira que o profissional poderá seguir após se formar.

Enquanto o bacharel irá exercer diretamente a profissão que escolheu, a licenciatura prepara o sujeito para ensinar o seu ofício, dando aulas sobre o seu curso em níveis fundamental e médio. Por exemplo, enquanto um bacharel em matemática poderia trabalhar no mercado financeiro, o licenciado em matemática trabalharia dando aulas de matemática.

BachareladoLicenciatura
Mercado de trabalhoO profissional é formado para atuar de forma mais ampla.Voltado para quem quer virar professor da área.
AtuaçãoExerce ativamente a profissão que escolheu.Ensina sobre o curso que escolheu, geralmente em níveis fundamental e médio.
Pode dar aulaNão.Sim.
TítuloBacharel.Licenciado.
Exemplo de cursosAdministração, arquitetura, medicina, enfermagem, farmácia, direito, engenharia, jornalismo, publicidade.

Ciências sociais, geografia, matemática, história, ciências biológicas, filosofia, física, letras, química.

O que é o bacharelado?

O bacharelado irá preparar o estudante para trabalhar diretamente na profissão que escolheu, como é o caso dos cursos de direito, engenharia, jornalismo, entre outros.

O bacharel também poderá escolher de forma mais ampla em que área atuar. Por exemplo, enquanto um bacharel em matemática pode escolher em diversas áreas como contador, no mercado financeiro ou com tecnologia, o licenciado em matemática irá trabalhar apenas dando aulas.

Entretanto, o bacharel não é apto a ministrar aulas. Somente no caso de, durante sua graduação, além de ter cumprido sua grade curricular, ele ter cursado as disciplinas voltadas para a educação.

O que é licenciatura?

Os cursos de licenciatura têm por objetivo capacitar os estudantes para ensinar o seu ofício, dando aulas sobre o curso escolhido. Os licenciados podem dar aulas em níveis fundamentais e médio, em escolas de rede pública, privada, ou trabalhar com aulas particulares.

Por isso, as principais áreas da licenciatura estão ligadas às disciplinas aprendidas na educação básica, como a matemática, biologia, física, geografia, química, etc.

Cursos e Carreiras

Alguns cursos são exclusivos do bacharelado, como Engenharia, Direito, Publicidade e propaganda, Jornalismo, Medicina, entre outros. Por outro lado, praticamente todos os cursos de licenciatura também existem como bacharelado, como História, Física, Química, Filosofia, Ciências Sociais e Letras.

Então, considerando a carreira a ser seguida pelo profissional, enquanto o bacharel de Ciências Sociais poderia trabalhar como cientista político ou sociólogo, o licenciado trabalharia como professor de sociologia para o ensino médio.

Outro exemplo seria o bacharel de Educação Física, que poderia trabalhar como personal trainer em uma academia, enquanto o licenciado ensinaria a disciplina de Educação Física nas escolas.

Grande curricular

Muitos dos cursos de bacharelado e licenciatura possuem uma mesma base curricular no período inicial da faculdade, onde os alunos aprendem o mesmo conteúdo nos primeiros semestres.

A partir de determinado ponto, deve ser definido qual área seguir, e caso optarem pela licenciatura, o estudante deverá cursar disciplinas voltadas à educação, como didática, pedagogia e psicologia, de forma que fique apto a ministrar aulas.