Faculdade e Universidade


A Universidade e a Faculdade são tipos de instituições de ensino superior. A principal diferença entre elas é que, enquanto as Faculdades são focadas em determinada área de ensino, como saúde ou exatas, as Universidades são mais completas e devem concentrar três eixos acadêmicos: ensino, pesquisa e extensão.

Podemos dizer que toda instituição de ensino começa como uma Faculdade, e atingindo os pré-requisitos necessários, ela se torna uma Universidade.

As atribuições e exigências para cada uma dessas instituições são definidas pelo Decreto nº 5.773/06 do Ministério da Educação (MEC), que divide as instituições de ensino superior em três categorias: Faculdades, Universidades e os Centros Universitários. 

FaculdadeUniversidade
AbrangênciaFocada em determinada área de conhecimento.Abrange várias áreas de conhecimento, visto que é formada por várias faculdades.
Quantidade de cursosPossuem menos cursos que uma universidade.Grande variedade de cursos.
AtividadesPrioritariamente de ensino, mas também pode promover atividades de extensão ou pesquisa.Deve conter atividades de ensino, pesquisa e extensão.
PesquisaNão tem obrigatoriedade na produção de pesquisa.Deve produzir conteúdo intelectual revelante para a sociedade.
Pós-graduaçãoPode oferecer cursos de pós-graduação, porém não é uma obrigatoriedade.Deve ter no mínimo quatro programas de pós-graduação stricto sensu, e ao menos um deles deve ser de doutorado.
Criação de cursosNecessita de autorização do MEC.Tem autonomia na criação de cursos e programas de ensino, dispensando a autorização prévia do MEC.
Corpo docenteNo mínimo um terço do corpo docente deve ter titulação de especialista. Os docentes não precisam ter dedicação integral.No mínimo um terço do corpo docente deve possuir título de mestre ou doutor. Além disso, no mínimo um terço do corpo docente deve ter dedicação de tempo integral. 
ExemplosITA, Famesp, Faculdade Pitágoras.USP, UFES, UFRJ.

O que são Faculdades?

Inicialmente todas as instituições de ensino superior são registradas como faculdades, e estas são focadas em determinadas áreas de conhecimento, como ciências humanas aplicadas ou saúde.

As faculdades podem também oferecer atividades de pesquisa e extensão, porém isto não é um requisito obrigatório para essas instituições. Do mesmo modo, elas não precisam oferecer programas de pós-graduação.

O que são Universidades?

A principal característica das Universidades é a indissociabilidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Quanto ao ensino, podemos dizer que as universidade são complexos formados por diversas faculdades. Por exemplo, um estudante pode fazer a Faculdade de Medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro, ou a Faculdade de Direito na Universidade de São Paulo (USP).

Para serem classificadas como Universidades pelo MEC, essas instituições devem cobrir tais requisitos:

  • Pelo menos um terço de seu corpo docente deve possuir título acadêmico de mestrado ou doutorado;
  • Um terço do seu corpo docente deve cumprir regime de tempo integral;
  • Possuir no mínimo quatro programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), e pelo menos um deles deve ser de doutorado;
  • Deve ter uma produção intelectual institucionalizada, com estudo de temas e problemas relevantes à sociedade. Essa produção deve ser pensada tanto do ponto de vista científico e cultural quanto regional e nacional.

A criação de universidades federais é de iniciativa do Poder Executivo, que deve encaminhar um projeto de lei ao Congresso Nacional. Já a criação de universidades privadas ocorre quando uma instituição de ensino superior já existente atende ao requisitos mínimos, se transformando em Universidade.

E o que são os Centros Universitários?

Centros universitários são instituições de ensino superior que abrangem uma ou mais áreas do conhecimento.

Assim como as Universidades, os Centros Universitários têm autonomia para criar, organizar e extinguir cursos e programas de educação superior, sem a autorização prévia do MEC. Podemos dizer que elas são maiores que uma Faculdade, porém menos completas do que as Universidades.