Tipos de religião


Pedro Menezes
Pedro Menezes
Professor de Filosofia

As diferentes religiões se distinguem a partir de suas doutrinas. Todas são manifestações da fé dos indivíduos e sua relação com a ou as divindades fundamentais. Em geral, as bases das religiões estão em textos considerados sagrados.

Para o cristianismo, a Bíblia é o principal texto. Assim como para o Judaísmo é a Torá, para o islã é o Alcorão. Além da crença em um só Deus, as três religiões têm sua origem em Abraão, personagem presente no livro do Gênese, no Velho Testamento, e. por isso são chamadas de religiões abraâmicas.

Essas três religiões configuram-se como as principais fundamentadas no monoteísmo (crença em um só deus) no mundo e pilares da cultura ocidental.

ramificações das religiões cristãs
Distribuição da população por grupos de religiões no Brasil (IBGE: Censo de 2010)

Cristianismo

Baseado no Novo Testamento, o chamado Evangelho, compreendem Jesus Cristo como o Messias, enviado de Deus para a Terra.

Os cristão dividem-se em Católicos (romanos e ortodoxos) e Protestantes (luteranos, anglicanos, presbiteriano, metodistas, batistas, congregacionais, pentecostais e neopentecostais).

No Brasil, é a utilização do termo “evangélicos” para se referir a uma parte dos cristãos protestantes, sobretudo os pentecostais e neo pentecostais.

Principais correntes do cristianismo:

  • Igreja Católica Ortodoxa
  • Igreja Católica Romana
  • Igreja Luterana
  • Igreja Anglicana
  • Igreja Presbiteriana
  • Igreja Batista
  • Igreja Congregacional
  • Igreja Metodista
  • Igreja do Evangelho Quadrangular
  • Assembleia de Deus
  • Igreja de Nova Vida
  • Igreja Universal do Reino de Deus
  • Igreja Deus é Amor
  • Igreja Internacional da Graça de Deus
  • Igreja Apostólica Renascer em Cristo

Umbanda

A umbanda é uma religião brasileira nascida no início do século XX, une elementos da cultura africana, sobretudo de Angola, com elementos cristãos e da cultura popular.

As principais características da umbanda são:

  • Crença em um deus único, chamado de Olorum.
  • Crença nas divindades chamadas de Orixás.
  • Crença na reencarnação.
  • Crença na mediunidade, capacidade de comunicação com espíritos.
  • Crença nas relações entre o Bem e o Mal como naturais à existência.

Candomblé

O Candomblé é uma religião de matriz africana popular no Brasil. A religião é uma adaptação das religiões tradicionais africanas que vieram para o Brasil através do sequestro e escravização de povos africanos no período colonial.

Possuem algumas semelhanças com a umbanda, mas não foi realizado o mesmo processo de sincretização com a religião cristã.

As características principais do Candomblé são:

  • Crença em um deus supremo que rege o universo.
  • Culto aos elementos da natureza.
  • Crença nos orixás.

Espiritismo (Kardecismo)

O espiritismo é uma religião baseada na doutrina desenvolvida pelo pedagogo francês Hippolyte Léon Denizard Rivail sob o pseudônimo de Allan Kardec

A doutrina de Allan Kardec foi publicada em cinco livros principais (O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese).

A religião espírita acredita na reencarnação e evolução dos espíritos, bem como a comunicação entre vivos e mortos através de médiuns e mensagens psicografadas.

O espiritismo é monoteísta e tem uma relação com o cristianismo, tendo a figura de Jesus, não como um messias, mas como um exemplo moral a ser seguido.

No Brasil, existem cerca de 4 milhões de adeptos do espiritismo.

Judaísmo

O judaísmo é a mais antiga das três religiões abraâmicas, teve sua origem por volta do século VII a.C. São considerados judeus, não só os adeptos da religião como também os descendentes, preferencialmente, nascidos de uma mãe judia ou convertidos.

A religião é orientada pela Torá, seu principal livro sagrado, e pelo Talmude e pela Mishná, livros complementares com ensinamentos.

Assim como o cristianismo, o judaísmo acredita na existência de um deus único, mas não compreende Jesus como o messias e aguarda sua vinda que marcará a prosperidade e paz para o povo judeu.

Islamismo

O islã é a mais recente das três religiões abraâmicas, surgiu no século VII d. C. Os adeptos do islamismo são chamados de muçulmanos.

O livro principal do islã é o Alcorão e é considerado a própria palavra de deus, revelada ao profeta Maomé (Muhammad).

Os muçulmanos dividem-se em duas ramificações principais: sunitas e xiitas.

Um estudo chamado O Futuro das Religiões aponta a religião islâmica como a que mais cresce no mundo. O mesmo estudo prevê que até o final do século, o islã será a religião mais popular do planeta, superando o cristianismo.

Hinduísmo

O hinduísmo é uma estrutura sócio-cultural da Índia, que engloba uma diversidade de religiões, a principal delas é o bramanismo.

A cultura hindu é baseada na crença de que a alma está inscrita em um ciclo evolutivo de reencarnação marcado pelo carma (repetição). Deve haver uma evolução espiritual que possa libertar a alma desse ciclo atingindo o nirvana (libertação do sofrimento).

Os textos fundamentais da tradição hindu são os Vedas, uma compilação de mantras, orações destinadas aos deuses e deusas, à natureza e aos ensinamentos da religião.

Budismo

O budismo também é uma religião originária da Índia com muitas similaridades, mas algumas diferenças importantes.

O budismo é uma das poucas religiões não teístas do mundo, ou seja, não está relacionada à crença em deus. A característica principal do budismo está relacionada ao respeito aos ensinamentos de Buda (Sidarta Gautama) sobre a busca pelo fim do sofrimento humano.

O budismo é uma religião popular em países como o Japão, a Tailândia, o Tibete e a China.

Veja também as diferenças entre:

Pedro Menezes
Pedro Menezes
Licenciado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Mestre em Ciências da Educação pela Universidade do Porto (FPCEUP).