Tipos de Energia


Pedro Menezes
Pedro Menezes
Professor de Filosofia

Diversos tipos de energia são utilizados todos os dias em nossas vidas. Os mais importantes são: energia mecânica, energia elétrica, energia térmica, energia química, energia nuclear, energia luminosa e energia sonora.

Lembre-se que a energia é um conceito utilizado em diversas áreas científicas, como química, física e biologia, e está relacionado com a capacidade de produzir trabalho. Ou seja, quando algo está trabalhando, ele possui energia.

Tipos de Energia Conceitos Relacionados Exemplos
Mecânica Movimento

Liquidificadores, batedeiras e ventiladores transformam em energia mecânica.

Elétrica Potencial elétrico A corrente elétrica chega às tomadas e os eletrodomésticos transformam-na em outros tipos de energia.
Térmica Calor Os ferros de passar, os chuveiros e fornos elétricos transformam a mesma energia elétrica em energia térmica, gerando calor.
Química Reações químicas Pilhas e baterias são responsáveis por gerar energia através de reações químicas.
Nuclear Desintegração do núcleo do átomo (fissão) Nas usinas nucleares, a fissão dos átomos de substâncias como o urânio geram energia nuclear ou energia atômica. A mesma energia empregada para as radiografias ou nas bombas atômicas.
Luminosa Luz As lâmpadas, por exemplo, transformam as correntes elétricas em energia luminosa, o mesmo ocorre nas telas dos televisores, celulares e computadores.
Sonora Som Rádios, telefones e fones de ouvido produzem energia sonora.

O que é a energia mecânica?

Corrente de Bicicleta
A corrente de uma bicicleta é responsável por transmitir a energia aplicada no pedal para as rodas

A energia mecânica, ou energia mecânica total, se diferencia das outras energias por ser responsável pelo movimento dos objetos.Tudo que se move possui energia.

Sendo assim, a energia mecânica é encontrada em todos tipos de máquinas e objetos que se movimentam.

Uma pessoa caminhando, um liquidificador e uma turbina de uma usina hidrelétrica têm em comum a energia mecânica, responsável por seu movimento.

Veja também a diferença entre direção hidráulica e direção elétrica.

O que é a energia elétrica?

Trovão
Os relâmpagos são descargas elétricas geradas por nuvens carregadas

A energia elétrica é a responsável pelo funcionamento da maior parte dos utensílios dentro de uma casa. Ela é o resultado do fluxo de elétrons de uma substância, onde a corrente desses elétrons produz um potencial elétrico.

Uma das vantagens desse tipo de energia é que pode ser transportada muito facilmente, através de cabos e fios, por exemplo.

Nas linhas de transmissão que saem de uma hidrelétrica, a energia é transportada por muitos quilômetros até as casas. No caminho, passa por transformadores que reduzem sua tensão para a utilização nas tomadas (110 ou 220 volts, em geral).

A energia elétrica é fácil de ser transformada em outros tipos de energia. Por isso, cada aparelho elétrico em uma casa, quando ligado à tomada, utiliza essa energia e a transforma em luz, som, movimento, calor, etc..

O que é a energia térmica?

Brasa de Carvão
Em um churrasco, é utilizado o calor do carvão em brasa

A energia térmica é a responsável pela produção de calor, sendo que tudo o que aquece possui energia térmica.

Ela é efeito da atividade dos átomos em uma substância, e quanto maior o movimento dos átomos, maior o calor gerado. Isso respeito as particularidades dos diferentes elementos.

O calor é essencial para a vida em nosso planeta. Nas casas, as fontes de calor são importantes para regular a temperatura ou para cozinhar os alimentos.

Veja também a diferença entre zircônia e diamante.

O que é a energia química?

Pilhas
As reações químicas dentro de uma pilha produzem energia elétrica

A energia química é gerada por elementos e reações químicas entre duas ou mais substâncias, sendo que alguns elementos são responsáveis por liberar energia.

Numa pilha, por exemplo, um ácido ataca um metal, fazendo com que esse perca elétrons podendo gerar energia elétrica. Em uma vela, a parafina é um combustível que sofre uma reação e libera luz e calor.

Veja também a diferença entre ácidos e bases.

O que é a energia nuclear?

Usina Nuclear
Torres de resfriamento de uma usina nuclear

A energia nuclear, também chamada de energia atômica, é fruto da desintegração dos átomos de um elemento liberando energia.

Nas usinas nucleares, ela é obtida pela fissão (quebra) de átomos pesados como o urânio. A fissão desses átomos libera uma grande quantidade de energia na forma de calor.

Esse calor é utilizado dentro de um sistema de aquecimento de água. Essa água, quando transformada em vapor, movimenta as turbinas geradoras.

Veja também a diferença entre bomba atômica e bomba de hidrogênio.

O que é a energia luminosa?

Lâmpada
As lâmpadas transformam energia elétrica em energia luminosa

Assim como o calor da energia térmica, algumas substâncias emitem luz. A luz é o resultado de ondas eletromagnéticas que podem ou não ser observadas pelo olho humano, dependendo do comprimento de suas ondas.

A essas ondas eletromagnéticas, são responsáveis pelas cores que podem ser vistas e também é responsável pelo processo de alimentação das plantas (fotossíntese).

Veja também a diferença entre autótrofos e heterótrofos

O que é energia sonora?

Fones de ouvido
Fones de ouvido transformam a energia elétrica em som

Assim como a energia luminosa, a energia sonora é gerada a partir de ondas. Parte dessas ondas podem ser captadas por nossos ouvidos. É o que chamamos de som. Todas as coisas que produzem sons estão transformando algum tipo de energia em energia sonora.

Os sons são partes importantes das atividades do dia a dia. A energia sonora é o que possibilita a música e a fala, por exemplo.

Veja também a diferença entre ouvir e escutar.

Energia renovável e não-renovável

Além dos tipos de energia citados acima, muitos outros tipos de energia são produzidos por fontes de energia renováveis e fontes de energia não renováveis.

  • Fontes de Energia Renováveis: extraídas de elementos que continuarão presentes no planeta. Exemplos: energia solar, energia eólica, energia geotérmica, energia hidrelétrica, biomassa, etc.
  • Fontes de Energia Não Renováveis: extraídas de elementos na natureza e que tendem a acabar. Exemplos: combustíveis fósseis e energia nuclear.
Pedro Menezes
Pedro Menezes
Licenciado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Mestrando em Ciências da Educação pela Universidade do Porto (FPCEUP).