Jogo e esporte


Daniela Diana
Revisão por Daniela Diana • Professora licenciada em Letras

A principal diferença entre jogo e esporte está nos objetivos e regras. O jogo é uma atividade recreativa e suas regras podem ser criadas ou modificadas pelos próprios participantes.

O esporte é uma atividade física institucionalizada, com objetivos lúdicos ou profissionais, e que possui regras definidas por instituições regulamentadoras.

Jogo Esporte
O que é É uma atividade espontânea e de regras flexíveis. Caracterizado pela não profissionalização. É uma atividade física institucionalizada, e está sujeita à regras predefinidas. É caracterizada pela competitividade e pela busca do alto rendimento.
Fins Entretenimento. Competições, profissional.
Regras As regras são flexíveis e livremente estabelecidas ou modificadas pelos participantes. As regras são preestabelecidas para cada modalidade esportiva, por suas instituições regulamentadoras.
Premiação Não exige premiação. Costuma existir premiação para os vencedores, como medalhas, troféus ou dinheiro.
Traje Não requer uniforme. Os atletas vestem uniformes adequados.
Competições Não tem, ou são assistemáticas. Sistematizadas.
Quem pratica Jogadores. Atletas.
Exemplos Jogos de cartas, jogos de tabuleiro, jogos de computador, dardo, futebol de rua, dominó.

Futebol, vôlei, basquete, xadrez, judô, artes marciais, fisiculturismo.

O que é jogo?

Jogos são atividades, físicas ou não, realizadas como forma de entretenimento. Suas regras podem ser criadas e modificadas pelos próprios jogadores, e podem existir competições, mas estas não são sistematizadas.

Futebol como jogo
O futebol de rua, conhecido como "pelada", é considerado um jogo

Os jogos não são necessariamente ligados à atividade física, podendo envolver apenas estratégia e raciocínio, como jogos de cartas ou jogos de tabuleiro. Porém, alguns esportes podem ser considerados jogos, quando realizados para fins lúdicos e de forma amadora, como o futebol de rua, ou “pelada”.

O que é esporte?

Esportes são atividades sistematizadas realizadas com fins competitivos e que possuem regras predefinidas por instituições reguladoras.

A maioria dos esportes estão relacionados à atividade física, como futebol, corrida e basquete, mas há algumas exceções, como o xadrez, que também é considerado um esporte.

Xadrez
Xadrez também é considerado um esporte

Os esportes são frequentemente ligados à carreira profissional e à remuneração, e por isso é buscado um alto rendimento por meio de treinos.

Prática de jogos e esportes

Para a prática de esportes, os atletas utilizam uniformes adequados, e as competições possuem premiações, que podem ser medalhas, troféus, títulos ou prêmios em dinheiro. Também é necessário um local adequado para cada modalidade de esporte, como ginásios, campos de futebol, pistas de corrida, entre outros.

Para a prática de jogos, não é necessário o uso de uniformes, e apesar de em muitos casos também existir competitividade e vencedores, não há premiações. Os jogos podem ser praticados em qualquer lugar, não necessitando um espaço específico.

As regras dos jogos e esportes

Uma das principais diferenças entre os jogos e esportes está nas regras. Na prática de jogos, as regras são flexíveis, e geralmente são criadas ou modificadas pelos próprios jogadores.

Já o esporte tem um carácter mais profissional, e as regras são criadas por instituições regulamentadoras de cada modalidade, como as federações, ligas, comitês olímpicos ou confederações. Por exemplo, para o futebol no Brasil, temos a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Veja também as diferenças entre:

Daniela Diana
Revisão por Daniela Diana
Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.