Exercícios aeróbicos e exercícios anaeróbicos

Emerson Machado
Emerson Machado
Jornalista

Qual a diferença entre exercícios aeróbicos e exercícios anaeróbicos?

A principal diferença entre exercícios aeróbicos e anaeróbicos é que o primeiro utiliza oxigênio para a produção de energia nos músculos. Já o segundo faz uso de carboidratos.

Quando se faz atividades por longos períodos de tempo que utilizam oxigênio para gerar energia muscular, estas são chamadas de exercícios aeróbicos. Os anaeróbicos são exercícios de maior intensidade e feitos de forma contínua, de curta duração.

Exercício aeróbico Exercício anaeróbico
Definição

O exercício aeróbico utiliza oxigênio para produzir energia nos músculos.

Exercícios anaeróbicos não utilizam oxigênio. Neste caso, a energia é produzida através da queima de carboidratos.
Exemplos
  • Caminhar;
  • Correr;
  • Dançar.
  • Musculação;
  • Exercícios de velocidade;
  • Pilates.
Benefícios Melhoria da saúde e prevenção de doenças. Melhoria da saúde, prevenção de doenças, preparamento para o atletismo e fins estéticos.

O que é exercício aeróbico?

O exercício aeróbico é aquele que utiliza oxigênio na geração de energia nos músculos. Neste sentido, as células musculares precisam consumir mais oxigênio (inalado na respiração) para produzir energia.

Por serem exercícios feitos por um período de tempo mais longo do que os exercícios anaeróbicos, o corpo humano precisará de muito mais energia. No entanto, terá mais tempo para produzi-la.

Há uma molécula chamada trifosfato de adenosina (ATP), que é utilizada tanto em exercícios aeróbicos como anaeróbicos. Ela é responsável por armazenar energia. Depois de usar parte do ATP presente nas células, o corpo passa a utilizar a glicose.

No entanto, a glicose é de extrema importância para o funcionamento do cérebro. Por isso, para evitar danos ao bem-estar do principal órgão humano, os músculos passam a utilizar a gordura acumulada para gerar energia. Não apenas nos músculos, mas em todo o corpo.

Assim, acontece a perda de peso com exercícios aeróbicos.

Mulher correndo em exercício aeróbico

Exemplos de exercícios aeróbicos

Há vários tipos de exercícios aeróbicos. E é o ritmo das atividades o fator principal para os efeitos sobre o corpo. No entanto, podemos citar como principais exemplos os seguintes:

  • Caminhar;
  • Correr;
  • Dançar;
  • Nadar;
  • Pedalar.

Benefícios

Ao praticar exercícios aeróbicos, há vários benefícios para a saúde. Além da perda de peso, o metabolismo é impulsionado.

Assim, mesmo em repouso, as calorias de uma pessoa interessada em emagrecer podem ser queimadas mais rapidamente. Isto se comparada a alguém que não pratica nenhuma das atividades.

Os exercícios aumentam a capacidade do corpo de eliminar gordura, aumentando enzimas específicas nos músculos para este fim.

O que é exercício anaeróbico?

Em exercícios anaeróbicos, o corpo produz energia através do metabolismo anaeróbico, que não utiliza oxigênio. Neste caso, a energia é produzida através da queima de carboidratos.

Qualquer atividade física que trabalhe diversos músculos do corpo de forma intensa e contínua por determinado período de tempo é considerada um exercício anaeróbico.

Os exercícios são mais procurados por quem quer construir massa muscular magra e atletas, para aumentar força e resistência. O desempenho dos músculos aumenta sob treinos anaeróbicos.

Como nos exercícios aeróbicos, nos anaeróbicos são utilizadas as moléculas ATP. Estas são reconstituídas instantaneamente através da creatina fosfato, outra molécula que se liga à ATP para a produção de energia. Estas moléculas estão presentes nos músculos esqueléticos e são cruciais.

Homem faz exercícios anaeróbicos

Exemplos de exercícios anaeróbicos

Muitas atividades podem ser consideradas exercícios anaeróbicos. Isto porque há diversos tipos de treino sob condições que não utilizam oxigênio para o desenvolvimento muscular. Entre os principais, podemos citar:

  • Musculação;
  • Exercícios que envolvam velocidade (corrida, bicicleta, natação, etc.);
  • Agachamentos;
  • Pilates.

Há muitos outros, que devem ser orientados por um profissional de educação física, levando em consideração os objetivos e limitações de cada pessoa.

Se tiver em mente os benefícios que exercícios anaeróbicos promovem, incorporar estas atividades no dia a dia pode fazer uma grande diferença na saúde.

Benefícios

Para além dos benefícios estéticos, há outros mais satisfatórios ainda. Entre eles está a melhoria do metabolismo, que fica mais rápido e eficiente se exercícios anaeróbicos forem feitos regularmente.

Como o metabolismo passa a ter mais força para cumprir suas funções, outras áreas do corpo são beneficiadas. Entre elas estão o sistema imunológico, que terá mais poder na hora de enfrentar doenças.

O sistema cardiovascular também passa a trabalhar de forma mais eficaz, uma vez que todo o corpo ganha mais resistência.

Outro ponto positivo é aumentar a força dos ossos, que passam a ser mais resistentes a quebraduras e outras doenças, como a osteoporose.

Veja também a diferença entre:

Emerson Machado
Emerson Machado
Escritor e jornalista, muito ligado a literatura e artes em geral. Trabalha com textos informativos e criativos desde que se lembra, tendo publicado seis livros e diversas reportagens, com direito a prêmios e tudo. É apaixonado por ciência e tecnologia e já escreveu para revistas, assessoria, jornal impresso e online.
Outros conteúdos que podem interessar