DNA e RNA


A principal diferença entre esses dois ácidos nucleicos é que o DNA é o responsável pelo armazenamento da informação genética utilizada no desenvolvimento dos organismos vivos, enquanto o RNA é o responsável por sintetizar proteínas.  

Em sua estrutura, eles se diferem pois o DNA possui duas cadeias helicoidais, enquanto o RNA possui apenas uma cadeia. Porém, o RNA é mais versátil do que o DNA, sendo capaz de realizar inúmeras tarefas em um organismo.

DNARNA
Definição

O DNA, ou ADN em português, é um composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos e de alguns vírus.

Os genes do DNA são expressos através das proteínas que seus nucleotídeos produzem com a ajuda do RNA

RNA é um ácido nucleico responsável pela síntese de proteínas da célula. 

As várias formas de RNA sintetizam essas proteínas de acordo com as informações contidas no DNA

SignificadoÁcido desoxirribonucleicoÁcido ribonucleico
FunçãoArmazenar informação genética, controlar atividade celular e produzir RNASintetizar proteínas e transferir informação do DNA até o local de síntese de proteínas na célula
EstruturaDuas cadeias helicoidais. Suas cadeias são longas e possuem milhares de nucleótidosUma cadeia. Possui cadeia curta com centenas de nucleótidos
Tipo de açúcar (pentose)Açúcar desoxirriboseAçúcar ribose
Bases nitrogenadasAs bases são citosina, guanina, adenina e timinaAs bases são citosina, guanina, adenina e uracila
Estabilidade químicaMuito estávelPouco estável
OrigemReplicaçãoTranscrição
ResistênciaMais resistente à hidróliseMenos resistente à hidrólise
FormaApresenta uma forma básicaPode ser mensageiro, transportador ou ribossômico 
LocalizaçãoO DNA é encontrado no núcleo de uma célula. Existe também o DNA mitocondrial, que se encontra na mitocôndriaVaria de acordo com o tipo de RNA, podendo ser encontrado no núcleo de uma célula, no citoplasma e no ribossomo
ReplicaçãoO DNA é auto-replicanteO RNA é sintetizado a partir do DNA 

Estruturas do RNA e DNA

DNA e RNA

DNA e RNA são ácidos nucleicos encontrados em praticamente todas as células humanas. Eles são responsáveis pela transmissão de caracteres hereditários e pela produção de proteínas compostas, que são o principal constituinte dos seres vivos.

DNA, que significa Ácido desoxirribonucleico, são as moléculas que contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos e de alguns vírus. Ele é encontrado no núcleo de uma célula (DNA nuclear) ou nas mitocôndrias (DNA mitocondrial).

O DNA é formado por duas cadeias na forma de uma dupla hélice, que são constituídas por um açúcar, um grupo fosfato e pelas bases nitrogenadas, que podem ser a Citosina, Guanina, Adenina e Timina.

A dupla hélice é um fator essencial na replicação do DNA durante a divisão celular, onde cada hélice faz uma cópia de si mesmo.

Durante a transcrição do DNA, o RNA é formado. Essa molécula é complementar ao DNA, ajudando a realizar as funções do DNA.

Ele possui uma cadeia simples, constituída por uma ribose (açúcar), por um fosfato e bases nitrogenadas, que podem ser a Citosina, Guanina, Adenina e Uracila.

Em ambos, as bases nitrogenadas estão ligadas ao esqueleto de açúcar e fosfato. Porém, no DNA, cada base é atribuída à uma base nitrogenada parceira na segunda fita. A adenina se liga à timina e a citosina à guanina.

No RNA, a adenina se liga à uracila, enquanto a citosina se liga à guanina. Como ela é uma molécula de cadeia simples, o RNA dobra-se para se ligar às suas bases nitrogenadas, embora nem todas se associem.

Função do DNA e do RNA

As informações genéticas, que são as responsáveis pelas distinções entre os organismos vivos, são encontradas nas fitas de DNA.

A informação genética no DNA é o que faz com que as plantas, os animais e os humanos tenham suas formas específicas. Ela também é responsável pelas características das pessoas, como cor de cabelo, pele e tamanho. 

Já o RNA é o responsável pela síntese de proteínas da célula, e cada tipo de RNA possui uma diferente função.

Tipos de RNA

Existem três tipos de RNA, o RNA mensageiro (mRNA ou RNAm), o RNA transportador (tRNA ou RNAt) e o RNA ribossômico (rRNA ou RNAr). Essas três moléculas são necessárias para a síntese proteica.

RNA mensageiro

O RNA mensageiro é uma cópia de uma das fitas do DNA, e carrega as informações genéticas do núcleo para o citoplasma de uma célula, onde será produzida a proteína.

RNA transportador

O RNA transportador está localizado no citoplasma celular e ele transporta os aminoácidos que serão utilizados na formação das proteínas até os ribossomos, onde acontecerá a síntese das proteínas.

RNA ribossômico

O RNA ribossômico está localizado no ribossomo. Quando sintetizados, os rRNA se acumulam, formando os nucléolos, que se combinam com as proteínas para originar os ribossomos.