Publicidade e Propaganda


Gessica Borges
Revisão por Gessica Borges • Bacharel em Publicidade e Propaganda

A publicidade e a propaganda são ferramentas promocionais, mas possuem propósitos diferentes. A publicidade é a comunicação utilizada para anunciar um produto ou serviço de uma empresa, para fins comerciais. Já a propaganda é utilizada para divulgar ideias, pensamentos e causas.

Publicidade Propaganda
Conceito É a comunicação realizada por uma empresa ou organização para promover produtos, serviços e ideias, de modo a persuadir um público a desejar e comprar seus produtos. É a comunicação utilizada por organizações ou pessoas para disseminar pensamentos e doutrinas, geralmente religiosas, ideológicas ou políticas.
Etimologia Do latim publicus, de tornar algo público. Do latim propagare, que significa propagar.
Objetivo Atrair o consumidor com a esperança de venda ou contrato de bens e serviços. Busca adesão a uma ideologia ou mudança de atitude.
Esfera Comercial.

Política, ideológica e religiosa.

Exemplo Anúncios de venda de casas, roupas e carros. Campanhas eleitorais ou de alistamento militar.

O que é publicidade?

Publicidade da Coca-cola

A publicidade é a comunicação utilizada para anunciar produtos ou serviços com o objetivo de atrair compradores e usuários. Esta técnica está dentro dos 4Ps do marketing, e seu objetivo é principalmente comercial.

Através de textos e imagens, a publicidade promete aos consumidores que o uso dos produtos e serviços apresentados mudará suas vidas para melhor.

Técnicas utilizadas pela publicidade

A publicidade usa técnicas multimídia para promover produtos, serviços e ideias, sendo formatado para persuadir um público a desejar seus produtos.

Para isso, inclui uma série de atividades e técnicas que visam aumentar o conhecimento sobre o produto ou serviço e promover sua venda, como:

  • Spots ou anúncios de TV;
  • Publicidade em rádio;
  • Anúncios impressos em jornais;
  • Publicidade online;
  • Publicidade externa (outdoors, cartazes em transporte público);
  • Colocação dos produtos em programas, filmes e novelas;
  • Publicidade no ponto de venda;
  • Amostragem ou amostras de produtos;
  • Atividades de marketing de guerrilha, como distribuição de panfletos.

O que é propaganda?

Propaganda americana
Propaganda americana incentivando o alistamento militar

A propaganda abrange as ações que visam atrair seguidores ou influenciar a atitude das pessoas. Ela busca convencer o público a adotar uma determinada atitude ou a aderir a um grupo ou crença particular.

A propaganda não está ligada ao comércio, mas principalmente a questões:

  • Política: em campanhas para voto, recrutamento de membros e apoio, etc.;
  • Ideológica: ONGs e associações;
  • Religiosa: atraindo seguidores para religiões e seitas.

Técnicas utilizadas pela Propaganda

A propaganda é semelhante à publicidade, na medida em que emprega os mesmos formatos multimídia para espalhar sua mensagem.

No entanto, ao contrário da publicidade, a propaganda não tenta incentivar a venda de um produto ou serviço,. Ela é usada para mudar as atitudes do público em relação a uma determinada pessoa ou assunto.

Veja também a diferença entre:

Gessica Borges
Revisão por Gessica Borges
Comunicadora, redatora, curiosa de berço e apaixonada por cultura em geral. Licenciada em Comunicação Social pela Universidade Anhembi Morumbi em 2012. Atualmente é mestranda em Estudos Africanos, produtora de conteúdo, revisora e trocadora de ideias.