Logo, logotipo, marca e logomarca


Os termos logo, logotipo, marca e logomarca acabam gerando muita dúvida, pois esses termos acabam sendo utilizados com diferentes propósitos entre os leigos e entre o meio publicitário e designer.

Segundo a comunicação, logotipo é a representação gráfica do nome de uma empresa, logo é a abreviação utilizada para logotipo e a marca engloba todos os elementos visuais que identificam a empresa, como o logotipo, o símbolo e o slogan. Já o termo logomarca, apesar de ser amplamente utilizado como sinônimo de logotipo, é considerado errado entre os profissionais da área.

LogotipoLogoMarcaLogomarca
O que éÉ a representação de uma empresa feita apenas pelo seu nome estilizado.Abreviação do termo logotipo.A marca é o próprio conceito de uma empresa, que é identificado por diversos elementos, como o logotipo, o símbolo, as cores, slogan, entre outros.Por vezes é utilizada como sinônimo de logotipo ou logo, mas essa palavra é considerada incorreta no meio publicitário ou de designers.
SignificadoDo grego Logos = Palavra e Typos = Letra. Do grego Logos = Palavra.Do germânico Markas = Significado.Logos = Palavra e Markas = Significado. 
ComposiçãoO nome da empresa, em determinadas cores e tipologia.O mesmo que logotipo. Engloba todos os elementos que identificam uma empresa.Quando o termo é utilizado, ele é composto pelo logotipo juntamente com o símbolo da empresa.
ExemploDiferença logotipoMarca Diferença

Definição de logo e logotipo

As palavras logo e logotipo possuem o mesmo significado, sendo logo uma abreviação do termo. Entre o meio publicitário e acadêmico da comunicação, o logotipo é a representação do nome da empresa de uma forma estilizada, de modo a caracterizá-la. Para isso, são utilizadas um tipo de letra e cores específicas. 

Os logotipos devem ser únicos e exclusivos de cada organização, e podem ser registrados no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Como exemplo, podemos citar o logotipo da Coca-Cola, que é formada apenas pelo nome da empresa.

Coca-cola

Apesar dessa definição, os termos logotipos e logo também são amplamente utilizados pelas pessoas para denominar tanto a tipografia quando o símbolo que representam a empresa. 

O que é símbolo?

O símbolo é o ícone que representa a empresa, como por exemplo, a maça da Apple ou o M da Mc Donalds. Esse ícone deve sintetizar os valores, princípios e personalidade da marca.

Sìmbolos

No meio publicitário, a representação do logotipo junto com o símbolo da empresa é chamado de imagotipo quando podem ser usados separadamente, e isólogo, quando eles são integrados. 

imagotipo e isotipo

O que é marca?

A marca é um termo que define o conjunto de elementos que identificam uma empresa, podendo ser formado pelo símbolo, slogan, logo, logotipo, cores, nome, entre outros.

Ela é o elemento principal da identidade de uma empresa e segundo Philip Kotler, considerado o "pai do Marketing moderno”, a marca possui seis níveis de significados: a personalidade, o usuário, os atributos, a cultura, os valores e os benefícios.

O que é logomarca?

Apesar do termo ser amplamente utilizado por leigos, o termo logomarca não é aceito entre designers e publicitários, por ser considerado um neologismo impreciso. Porém, por ser frequentemente utilizado pelas pessoas fora da área, o termo foi anexado no dicionário da língua portuguesa como um sinônimo de logotipo.