Conceitos geográficos


Na geografia, os conceitos servem como instrumentos para clarificar as ideias do que está sendo dito e evitar ambiguidades em relação ao espaço geográfico estudado.

Os principais conceitos utilizados pela geografia são: lugar, território, região e paisagem. Esses conceitos são ferramentas utilizadas para classificar os diferentes espaços geográficos.

Conceito Geográfico Significado
Lugar Contexto no qual se realiza um estudo.
Território Localidade demarcada por limites definidos pelo poder do estado ou de grupos sociais.
Região Espaço geográfico que possui uma identidade baseada na cultura, na política ou na economia.
Paisagem Espaço delimitado pelo olhar, aquilo que se vê. Pode ser classificado como paisagem natural, sem intervenção humana, ou paisagem humanizada, fruto da ação antrópica (dos seres humanos).

O que é lugar?

Na geografia, o lugar é o conceito utilizado para definir uma realidade. Como o objeto da geografia é o espaço (geográfico), o contexto estudado é chamado de lugar.

Assim, o lugar, diferente de outros conceitos, não possui uma demarcação completamente definida, é marcado pela interação humana como o ambiente a partir da cultura, costumes e relações de pertencimento.

O que é território?

O território é um conceito definido por algum tipo de fronteira, por vezes definidas politicamente pelo Estado, como as fronteiras entre os países ou os limites de uma cidade. Outras vezes, o território é delimitado por outras formas de poder, como o território ocupado por um grupo, facção criminosa, famílias, etc.

Assim, o território é o conceito que define o que pode ser demarcado e limitado por questões relativas ao poder. Os limites dos territórios podem ser demarcados por elementos naturais como montanhas, rios ou mares, mas também por convenções humanas como as fronteiras, cercas, muros ou linhas imaginárias.

O que é região?

A região é um conceito que representa uma ideia geral sobre um espaço geográfico que possui características comuns. Essas características apresentam-se como uma forma de diferenciação das demais regiões (regionalismo).

O que pode definir uma região são os costumes, as tradições, a língua, as relações políticas, econômicas ou outro fator que represente uma identidade comum.

O que é paisagem?

A paisagem é um conceito marcado pelo ponto de vista do observador, é aquilo que se vê. A paisagem, em geral, é delimitada pelo horizonte ou obstáculos para a visão como montanhas casas, ou prédios.

As paisagens podem ser classificadas como naturais ou humanizadas.

Paisagens naturais são compreendidas como aquelas que não possuem a interferência humana visível, são um reflexo da ação da natureza, como vales, florestas, montanhas, lagos, etc.

As paisagens humanizadas são aquelas que sofrem a ação antrópica (ação dos seres humanos). Nelas, apresentam-se intervenções humanas como casas, prédios, monumentos ou qualquer objeto não-natural.

Veja as diferenças entre:

Atualizado em