MDF e MDP


Emerson Machado
Revisão por Emerson Machado • Jornalista

O MDF é composto por fibras de madeira, de forma maciça, enquanto o MDP é feito com partículas de madeira, em três camadas.

Sua composição e forma de confecção fazem com que esses dois tipos de material tenham diferentes resultados em quesitos como resistência, absorção de umidade e peso.

MDF MDP
Significado Placa de fibra de média densidade (Medium Density Fiberboard).

Aglomerado de densidade média (Medium Density Particleboard).

Camadas Apenas uma camada. 3 camadas.
Composição Fibras compactadas, de madeiras reflorestadas, como pinus e eucalipto. Partículas de madeiras reflorestadas compactadas.
Características Material uniforme, denso e plano.

Grande resistência estrutural, mais leve e resistente ao empenamento e ao uso de parafusos.

Aplicações Mais utilizado em acabamentos ou peças com cantos arredondados. Mais indicado para peças retas e que recebem cargas de peso, como prateleiras.
Peso Suporta menos peso. Suporta maior peso.
Abrasão Resistente à abrasão. Menos resistente ao atrito.
Contato com umidade Se expande mais rapidamente. O material demora mais tempo para inchar.

O MDF e MDP são produtos feitos de fibra ou partículas de madeira, que são pressionados e moldados por meio de uma máquina de pressão que une os componentes, formando placas de diferentes espessuras. Geralmente, são utilizados na confecção de móveis.

mdf e mdp

O que é MDF?

O MDF é um material feito a partir da aglutinação de fibras de madeira com resina sintética. O resultado é uma madeira uniforme, densa e plana. Por ser feito em uma única camada, ele é mais resistente à abrasão e mais maleável.

O que é MDP?

O MDP é formado por três camadas de partículas de madeira, uma mais grossa no meio e duas finas nas superfícies.

Esse tipo de composição faz com que o produto tenha uma maior resistência estrutural, fazendo com que aguente mais peso. Isto apesar de ser mais leve que o MDF.

Absorção de umidade

Apesar de os dois materiais não serem indicados para locais abertos e úmidos, o MDP possui vantagem. Por ser composto por partículas de madeira e ser menos denso, o MDP contém espaços entre as fibras.

Desse modo, mesmo quando ele absorve umidade, primeiro as partículas incham, preenchendo os espaços vazios. Isso faz com que a espessura do material não aumente imediatamente.

Como o MDF é formado por uma camada maciça de fibra de madeira, ele absorve rapidamente a umidade, que se expande pelas fibras. Isso faz com que o MDF inche de forma mais fácil, quando em contato com umidade.

Qual é o melhor? MDF ou MDP?

Como esses materiais têm diferentes características, cada um terá uma melhor aplicabilidade de acordo com o caso.

Como o MDF é mais maleável, é mais indicado quando se precisa de uma peça com diferentes cortes, ou para acabamentos. Também é um material mais resistente a atritos.

Já o MDP é mais utilizado em móveis de espessura grossa, pois é mais leve e tem uma boa estrutura, aguentando mais peso. Outra vantagem é que ele é mais resistente à umidade do que o MDF.

Veja também a diferença entre:

Emerson Machado
Revisão por Emerson Machado
Escritor e jornalista, muito ligado a literatura e artes em geral. Trabalha com textos informativos e criativos desde que se lembra, tendo publicado seis livros e diversas reportagens, com direito a prêmios e tudo. É apaixonado por ciência e tecnologia e já escreveu para revistas, assessoria, jornal impresso e online. Vive no Porto, Portugal.